Estou escrevendo este relato com o coração apertado e precisando muito da opinião de quem já tem mais experiência com a BYD ou com carros elétricos. Compramos um Dolphin Mini 2026/2027 e, infelizmente, com apenas 10 dias de uso, sofremos uma colisão lateral.
O acidente aconteceu em uma avenida em Feira de Santana-BA. Eu (marido da proprietária, condutor na hora) vinha em linha reta a cerca de 45 km/h quando um Peugeot 2008 atravessou a via, vindo na nossa direção a uma velocidade semelhante. Eu tentei desviar, mas ele veio em cheio. O ângulo do impacto foi de cerca de 30-40 graus.
A pancada foi forte: o Peugeot arrancou a roda esquerda e o óleo do motor dele espirrou na nossa lataria. O Dolphin Mini subiu o meio-fio e a roda oposta também estourou. Os airbags do Peugeot abriram, mas os do nosso Dolphin Mini não.
O seguro que contratamos na Tokio Marine tem a cláusula de “Valor de Novo” por 180 dias.
Gostaria de saber a opinião de vocês:
Com base nas fotos (que editei para cobrir as placas), vocês acham que tem chance de dar Perda Total (PT) devido ao dano na carcaça da bateria e na coluna?
Alguém aqui já teve que trocar a bateria da BYD por colisão lateral? Como foi o processo com o seguro?
O que devo focar ou exigir do perito durante a vistoria na concessionária para garantir a segurança e não perder a garantia?
Estou com muito medo de tentarem “remendar” o carro e ele nunca mais ser o mesmo, principalmente por ser um elétrico estrutural.
Nunca passei por isso, até hoje só dei dinheiro pra seguradora. Mas me parece que tem dano na coluna B, o que caracterizaria como dano estrutural. Chegou a fazer boletim de ocorrência na hora, ou fez on-line depois? Imagino que seria uma opção pra um acidente sem vítimas.
Faz sentido. Esse é um dos problemas desses boletins online, no presencial eles já colocariam grande, média ou pequena monta, e por aí já impediria a seguradora de fazer alguma coisa errada.
Até eu fiquei com dor no peito agora. Muito triste amigo.
Não tem muito o que você fazer. Quem decide é a seguradora. Torço para que consigam a troca por um novo, mas como o colega disse, provavelmente seja mais barato consertar, então a seguradora vai seguir por esse caminho.