O que vocês acham do sistema de frenagem automática? Tô pra falar que ele mais atrapalha que ajuda, estou a 11 meses com um Song Plus e posso dizer que 70-80% das vezes o sistema foi acionado de forma desnecessária, dando um susto.
Tem como desativar pra sempre? Agora desativo e ele volta depois de desligar e religar o carro.
Ao meu ver esse é o tipo de coisa que mesmo que seja realmente necessário uma vez de cem acionamentos, é melhor que esteja ativado pq nesse um vc teria se arrependido de não estar ligado. O mesmo acontece com o cinto de segurança, só é necessário quando vc bate!
Verifique as atualizações para o seu carro. Nas versões mais antigas o sistema era muito sensível, nas versões mais recentes melhorou consideravelmente. Todo sistema de segurança é obrigatório a reativação após o ligar/desligar do carro.
A melhor forma de evitar esse problema é entendendo o padrão dele, mesmo que incorreto.
Tem uma rotatória no meu caminho diário, o sistema SEMPRE ativa por tráfego cruzado, mesmo que eu esteja longe e com tempo de frear. Minha estratégia é acionar levemente o freio e aproximar mais lentamente quando tem tráfego cruzado. Tem funcionado.
Se andar próximo dos carros a frente vai ativar o tempo todo.
Obrigado pelas contribuições, galera. Realmente, se a gente for ver é melhor que esteja ativo, assim se um dia realmente precisar e ele ativar e evitar um acidente, vai ter valido a pena. Sobre o que você falou, Taylor, realmente, é o que eu tenho feito também, a minha casa é logo após uma bifurcação em T, e ao chegar perto do cruzamento e o tráfego está devagar eu “vou entrando”, as vezes ele aciona nesse momento, tenho feito isso agora, sempre paro na bifurcação e depois acelero, assim não ativa.
O problema pra mim é que essa frenagem de emergência surpreende quem vem atrás e pode causar um acidente. Pior, um acidente complicado, pois apesar da culpa ser automaticamente de quem vem atrás, esta questão da máquina frear por você de maneira não ‘racional’ pode causar questionamento.
Engraçado é que a maioria dos BYD batidos que vejo na rua tem a batida atrás, fico sempre pensando “será que foi a frenagem de emergência”?
pior que é verdade kkkk eu moro a duas quadras da maior concessionária byd de Curitiba, quase todos os carros que vejo entrando na oficina é com batida na traseira kkkkk, mas sepá em grandes centros urbanos esse tipo de acidente seja o mais comum mesmo. (principalmente por que a galera tem usado MUITO celular enquanto dirige)
Esse É O tipo de acidente mais comum em ambientes urbano. Velocidades baixas, desatenção, uso de celular, etc, tudo favorece a colisão traseira.
Com certeza pode gerar. Mas não por ser um sistema autônomo, mas sim por se tratar de uma frenagem brusca injustificada.
Art. 42. Nenhum condutor deverá frear bruscamente seu veículo, salvo por razões de segurança.
“A, mas se estivesse guardando distância segura não teria batido”. Sim. Mas é o tipo de questionamento que pode ser usado quando se alega uma “desinteligência no trânsito”. Quem nunca testemunhou aquele babaca que acelera e faz o “teste de freio” do carro traseiro até que aconteça uma colisão?
Na verdade isso reforça que os sistemas funcionam bem e não o contrario.
Se o carro sofre uma pancada na traseira, isso significa que ele freou a tempo de evitar bater no carro da frente, mas quem vinha atrás não teve o mesmo reflexo e seu carro tbm não contava com os sistemas de segurança.
Isso sem contar essa moda dos imbeciloides que aceleram atrás dos modelos chineses para forçar o sistema a acender o alerta de colisão, que está virando moda para fazer vídeo e postar na internet para outros imbecis rirem.