Sistema fotovoltaico apenas para o carro

Saudações. Com essa polêmica toda e lobby das concessionárias de energia elétrica, dificultando o processo para instalação de sostemas de geração própria on grid, começo a me questionar se valeria à pena ter um sistema apenas para carregar o carro.
Esse sistema seria off grid e por ter a única função de carregar o carro imagino que teria um custo muito menor.
Nao entendo do assunto, logo não sei a viabilidade técnica.
Vocês acham que valeria à pena esse investimento ou o melhor seria partir logo para um sistema on grid?

Para ter um sistema offgrid vai precisar de baterias para armazenar a energia, hoje dependendo da capacidade da bateria o custo não justifica a compra.

Que polêmica toda e lobby se referes? Brasil está incrivelmente fácil e barato instalar on-grid.

Acho que seria a questão de inversão de fluxo. Algumas regiões estão “negando” novos projetos on grid quando há exportação de excedente.

Ai inventaram um tal de fast track que permite com algumas limitações.

Sobre a pergunta original. Vale a pensa consultar com um integrador da região pra entender o que vale ou não a pena. Se um disser que não vale a pena, consulte outro. Eu acho bem difícil não valer a pena. E fale com um integrador, não vai na ideia de “influenciadores” porque o que tem de gente falando groselha…

Tem uma galera que acha que a cobrança do fio B inviabilizou o negócio. Eu tenho projeto com cobrança de fio B e acho que vale a pena demais. Meu sistema é pequeno, 4kw de pico, e com o carro eu nunca paguei mais de R$200 de conta de luz.

Investir em pack de baterias pra esse fim me parece furada. Você precisaria armazenar mais carga do que pretende transferir para o carro, o que iria exigir um pack gigante e caro.

Acho que não tem que pensar em “fotovoltaico somente para o carro”, ele é para a instalação inteira. No final vai abater do consumo o valor do kw, se isso foi consumido para carga do carro ou pela air fryer, da no mesmo.

1 curtida

Concordo com o Dawtaylor, pensar em fotovotaico somente para o carro vc estará sub-utilizando o seu próprio investimento e acabaria saindo mais caro pelo valor que vc terá que pagar em baterias, espaço e manutenção.

Com relação a valores para fins de cálculo vc teria que estimar quando seu carro (seu exemplo) gastaria de KW por mes para dimencionar quantas placas compraria e qual a nivel da bateria iria comprar para armazenar energia até carregar o carro.
Ex: Eu tenho 4 placas de 445W que me geram em média uns 8 KWH/dia ou 240 KWh/mes, se fosse usar somente para o carro (que não é meu caso) sendo o meu o Dolphin GS daria para carrega-lo completo quase 6x no mes, porêm o valor de 1 dia seria mto pouco dependendo do uso somente 17%, assim vc teria que ter o acumulo de varios dias, para quem carrega o carro 1x por semana já acho que nao seria suficiente essa quantidade instalada, lembrando que ainda teria dias de chuva e baixa incidencia solar que poderiam afetar a geração. (Na pratica o meu caso o uso do carro é mto baixo carrego 1x no máximo 2x por mes).

Ao fazer o sistema só para o carro vc “TALVEZ” economizaria na quantidade de placas, mas acabaria gastanto mais em baterias estacionaria.

1 curtida

Obrigado. Essa explicação da quantidade diária explicou como funciona o sistema. No auge da minhha ignorância a intenção seria “ligar” o sistema fotovoltaico, imaginado que em um dia, seria suficiente para gerar uns 40-50kw. Com sua explicação, de fato é inviável. Obrigado à todos que contribuíram.

1 curtida

A resposta nao foi querendo te desanimar, ainda acho o sistema fotovotaico uma ótima solução, foi somente um alô parar talvez vc pensar em uma solução mais ampla para toda a sua residencia.

Como o Dawtaylor disse, no final seja consumo de energia pelo carro ou pela casa vc terá que pagar do msm jeito. Com o sistema fotovotaico vc acabara pagando menos, obviamente depois de um investimento inicial que ai vc tem que fazer suas contas para ver se vale a pena.

Eu pessoalmente acho que vale, já tenho há 4 anos.

Se seu estado/região permite a instalação on grid, não pense duas vezes, vai economizar com placas solares. Mesmo que comece com um sistema pequeno e vá aumentando com o tempo.

Pra ter uma ideia. Essa é a produção diária e acumulada de Outubro aqui. O melhor dia foi ontem, que gerou 24kwh.

Meu sistema tem 8 placas de 570w (pico) e 2 micro inversores. O investimento há pouco mais de 1 ano atrás foi na ordem de R$14k. Desde o início gerou 7.3mwh de energia.

Colocando na conta R$0,89 por kWh, e que pago em torno de R$0,17 por kWh compensado, foi um retorno na ordem de R$5k. A conta não é exatamente essa porque tem a energia consumida e injetada e tal. Mas a grosso modo compensou demais.

Sai de R$300 de luz, R$750 e combustível, pra menos de R$200 por mês de luz.

2 curtidas

Não desanimou. A intenção é entender como funciona para ver se faz algum sentido. Nitidamente não. O negócio agora é correr contra o tempo ou mudar de estado pq aqui em MG a coisa está complicada. Obrigado mais uma vez.

Permitir, até permite, mas parece que será muito burocrático o processo. A companhia aqui em MG, investiu em usinas fotovoltaicas, logo, eles querem vender a energia deles e com isso tenho notícias que estão negando vários projetos. O caso do “fast track” que o @dawtaylor comentou.

Obrigado. Vou procurar um integrador na região e começar os orçamentos. Hoje minha conta está em média R$500,00. O sistema on grid, certamente trará retorno.

2 curtidas

O fast track foi regulamentado para a Aneel pra simplificar e agilizar projetos. Projetos com até 7,5kW de capacidade, nessa modalidade, dispensam a análise de inversão de fluxo (motivo para a maioria das negativas), tem menos burocracia, custo e prazo mais curto. O problema maior dessa modalidade é que só permite auto consumo local, então aquela ideia de ter uma usina em uma unidade (casa) e enviar o excedente para outra unidade (comércio) não é possível nessa modalidade.

Mas esses detalhes todos são coisas que o integrador vai ter mais condições de te passar. E recomendo procurar mais de um integrador. Já ouvi dizer que existem integradores que tentam convencer a fugir do fast track pois, devido à maior complexidade, eles conseguem cobrar mais pela implantação do projeto.

Isso já incluindo a carga do carro, certo? Se for, provavelmente um sistema do tamanho do meu deve dar e sobrar pra você. Só cuidado pra não cair no paradoxo da eficiência, e tenha em mente que a geração oscila durante o ano, a ideia é tentar acumular gordura (kWh) para ter o mínimo de oscilação na conta ao longo do ano.

Se o seu consumo com o carro for pequeno, talvez compense você instalar um sistema pequeno, de uns 3kw. Com uma bateria pequena só pra estabilizar os periodos de sombra. E seu carro teria que estar em casa no periodo do dia pra carregar. Pra carregar a noite não compensa o offgrid porque as baterias pra armazenar a energia deixariam inviável…
Por outro lado, se o seu consumo for pequeno, as vezes tbm compensa continuar pagando a energia da concessionaria.
Dependendo do instalador, tipo de telhado etc podem ter problemas que ninguém comenta, tipo infiltração no telhado, risco de incêndio, bater um vento forte e levar os painéis e talvez o telhado junto.

E como comentado a geração oscila conforme as estações do ano.

Ano passado o pico de geração do meu sistema que fica em campinas foi de 1.3Mhw em janeiro e em Julho gerou 760kwh… da uns 40% de diferença

Pra quem instalou até 2022 tinha um pouco de taxas a menos, em compensação baixou o preço de vários componentes como placas, por relatos sei que em MG a concessionária dificulta muito aprovação em projetos, mesmo nesses casos de microgeração que ficaria dentro do limite que não precisaria considerar inversão de fluxo.

Se hoje eu não tivesse sistema solar, e não quisesse gastar um bom investimentos para ter um payback em 3 anos optaria por assinatura de energia onde uma empresa da sua região que tem fazendas de geração solar e vc contrata um volume de consumo onde passa a pagar cerca de 1/4 do que seria sua conta de energia da concessionária.

Considere também migrar para tarifa branca, se não for obrigatório carregar seu carro durante o horário de pico, alguns caso até compensa fazer outra instalação de relógio deixando dedicado pra alto consumo. Pesquise a respeito, pois vc faz diretamente na sua operadora sem precisar investir ou contratar uma empresa…

Aqui em Natal/RN eu já tinha o sistema instalado a 10 meses quando comprei o Dolphin. Nem tinha a intenção de comprar carro elétrico. Planejei a minha geração para a média de 800kw/mês, que era a média do meu consumo. Mas depois desses 10 meses, a média de geração ficou acima de 1000kw/mês. Com meu consumo muito baixo, já estava com mais de 5000 Kw de crédito e tinha que consumir em 5 anos. Comprei o Dolphin e hoje continuo pagando somente o mínimo que são 100kw/h, uns 100 reais por mês. Carrego o carro 5 vezes ao mês. Hoje pra colocar a mesma configuração que coloquei, fica 50% mais barato. São 15 placas de 465W e um inversor de 6000W.

1 curtida

Obrigado pelas dicas. Não sabia que em MG temos a opção de tarifa branca.
Já tenho o CEMIG Sim contratado mas meu plano está próximo de fazer um ano e o desconto deles vai cair bastante.

1 curtida

não precisa vc escolher on grid ou off grid, compre um inversor hibrido, tenta on grid pq é mais barato, off grid vc vai precisar de bateria, que é bem salgado, se vc tiver grana e não quer conversa com concessionaria, entao se joga…