Só puxar o plug?

Pessoal hoje fui testar o wallbox pela primeira vez e tb foi a primeira vez q usei um carregador veicular. Na hora que eu quiser interromper o carregamento, é so puxar o plug ou tem algum outro comando a ser feito no carro ou wallbox?

No carregador AC é isso mesmo. So puxar o plug quando quiser parar. Se ao puxar vc notar que o carregador está travado, é so destrancar as portas do carro que libera o carregador para tirar.
Em carregadores DC tem de parar o carregamento no painel do carregador antes de desconectar.

2 curtidas

No wallbox da BYD, primeiro você cancela o carregamento com o cartão, para eliminar risco de choque, depois destrava a porta do carro para liberar o plugue, aí sim, tira o plugue e guarda

1 curtida

Tanto no AC quanto no DC o ideal é interromper o carregamento antes de retirar o plug. Se retirar o plug com ele carregando ele vai dar um centelhamento quando a conexão for interrompida, isso vai diminuindo a vida util dos terminais metalicos dos conectores tanto do carro quanto do carregador.

Pra interromper o carregamento eu faço pressionando duas vezes o botão de destravar o carro na chave ou na porta do motorista.

1 curtida

Está no manual que pode sacar o carregador AC diretamente.
Ele tem pinagem apropriada para não ter centelhamento ao remover.

Dei uma pesquisada no manual e realmente tem umas partes que dão a entender que pode retirar a pistola do carro sem encerrar o carregamento no AC, mas não ficou muito claro pra mim se esse procedimento era durante a recarga ou após o veiculo estar 100% carregado, que aí a recarga se encerra sozinha.
Tem umas partes que falam de retirar o cabo do carro e depois da estação de recarga. Acho que lá fora, você leva seu próprio cabo pra conectar na estação.
Mas tambem fala que tem que encerrar o carregamento antes de retirar a pistola. Por via das duvidas eu iria na opção mais segura, encerrar a recarga antes de retirar a pistola.