Só puxar o plug?

Pessoal hoje fui testar o wallbox pela primeira vez e tb foi a primeira vez q usei um carregador veicular. Na hora que eu quiser interromper o carregamento, é so puxar o plug ou tem algum outro comando a ser feito no carro ou wallbox?

No carregador AC é isso mesmo. So puxar o plug quando quiser parar. Se ao puxar vc notar que o carregador está travado, é so destrancar as portas do carro que libera o carregador para tirar.
Em carregadores DC tem de parar o carregamento no painel do carregador antes de desconectar.

2 curtidas

No wallbox da BYD, primeiro você cancela o carregamento com o cartão, para eliminar risco de choque, depois destrava a porta do carro para liberar o plugue, aí sim, tira o plugue e guarda

1 curtida

Tanto no AC quanto no DC o ideal é interromper o carregamento antes de retirar o plug. Se retirar o plug com ele carregando ele vai dar um centelhamento quando a conexão for interrompida, isso vai diminuindo a vida util dos terminais metalicos dos conectores tanto do carro quanto do carregador.

Pra interromper o carregamento eu faço pressionando duas vezes o botão de destravar o carro na chave ou na porta do motorista.

1 curtida

Está no manual que pode sacar o carregador AC diretamente.
Ele tem pinagem apropriada para não ter centelhamento ao remover.

Dei uma pesquisada no manual e realmente tem umas partes que dão a entender que pode retirar a pistola do carro sem encerrar o carregamento no AC, mas não ficou muito claro pra mim se esse procedimento era durante a recarga ou após o veiculo estar 100% carregado, que aí a recarga se encerra sozinha.
Tem umas partes que falam de retirar o cabo do carro e depois da estação de recarga. Acho que lá fora, você leva seu próprio cabo pra conectar na estação.
Mas tambem fala que tem que encerrar o carregamento antes de retirar a pistola. Por via das duvidas eu iria na opção mais segura, encerrar a recarga antes de retirar a pistola.

Aproveitando o tópico, acho ótimo que o carregador fique travado durante o carregamento, evitando que, em algum carregador público ou pago, um espertinho tire o cabo do seu veículo para colocar no dele. Porém, acho uma falha no protocolo de carregamento que ele não libere a trava quando o veículo estiver 100% carregado. Isso liberaria o carregador para o próximo carregamento, pois nem sempre o dono do carro que está sendo carregado está perto do carro…

Nao tenho certeza, mas acredito que ele só libere com 100% se estiver com opção anti-furto desabilitada… a maioria das pessoas deixa ativada… ela é importante pra situações onde você utiliza um carregador portatil em lugares públicos. Assim dificulta de roubarem o carregador no fim da carga, pois ele continua travado no carro.

Pela minha experiência o carro trava o carregador durante o carregamento independente da opção anti-furto estar ativada ou não, a unica diferença seria após completar a carga ou se a carga for interrompida.

Vou testar isso dai e posto o resultado…

Na porta de carregamento tem um adesivo informando que se deve encerrar o carregamento apertando o botão de destravamento duas vezes antes de puxar o conector. A carga é muito alta, é uma conexão de 32 amperes, não recomendaria puxar sem parar a corrente elétrica. Não significa que se puxar uma vez vai danificar, mas eu diria que sempre puxar sem interromper pode danificar a conexão com o tempo,

1 curtida

Tem um pino de comunicação no conector que é mais curto. Quando você puxa o plug, ele é o primeiro a perder conexão, imediatamente ao perder conexão, o carro interrompe o carregamento, logo quando os outros pinos de potência perdem contato, ja não há mais energia passando por eles, assim não tem o fagulhamento de conexão interrompida.

A não ser que você consiga puxar o plug tão rápido que não dê tempo do sinal chegar na central do carro e ele interromper a carga, mas não sei qual velocidade seria essa e se é humanamente possível fazer isso.

Quanto as instruções de parar a recarga antes… acredito que seja redundância, afinal de contas, falhas acontecem. Vai que um estagiário apaga essa parte do software do carro e isso para de funcionar em alguma atualização, como já aconteceu algumas vezes, de alguma coisa do carro parar de funcionar depois de alguma atualização.

2 curtidas

Testei agora um carregamento até 100%, e o carro liberou o conector do carregador assim que terminou a carga, isso com o bloqueio anti furto desativado na central multimídia…

2 curtidas

As vezes carrego o carro e no aplicativo não aparece o pop on de interromper o carregamento, existe algum outra forma de interromper pelo app antes do 100 % ? Existe outra forma fora do app , isso em wallbox, ac .

Se você estiver com o carro travado, quando você destravar as portas, o carro interrompe o carregamento por tempo suficiente para o plug ser removido.

1 curtida

E também não dá choque só passa corrente quando conectado, pode colocar os dedos! É o carro que comanda a wall box!

Tentou tirar o carregador antes, com a opção de travamento desabilitada…

Imagino que o problema sejam as pessoas que desconectem o carregador antes de completar a carga.