Som do motor no Dolphin Plus

Tenho um Dolphin Plus 2024/2025 com cerca de 900 Km rodados. Sempre usando no ECO.
Com o som desligado, tenho notado um som agudo indicando a aceleração e desaceleração do motor - vai variando a frequência de acordo.
É muito baixo e não me incomoda. Se eu ligar o som, não vai dar para ouvir.
Mas eu gostaria de saber se isso é uma característica do carro, ou seja, se é normal.

É normal, esse som não é do motor e sim das engrenagens do “câmbio”.

3 curtidas

Bom saber. É um som bem baixo - tem que prestar atenção para ouvir. Não considero um problema. Estou satisfeito com o carro. Valeu!

Esse som agudo como um zunido, é o inversor de frequência fazendo o seu trabalho em aumentar a velocidade. normal.

É isso mesmo. Bom saber que é normal.
O carro está ótimo! Valeu!

Tem um som que é gerado pelo carro para avisar pedestres, ele funciona até 30kmh. Também é um som agudo, como aqueles de carrinho de aeroporto. Dá para desabilitá-lo na mídia, mas não é recomendado para a própria segurança dos pedestres.

No meu Dolphin Plus esse som é bem discreto, mais parecido com uma música. Só aparece em velocidade muito baixa. Eu ouço quando estou manobrando na garagem.
O som que eu me referi na pergunta é outra coisa, varia a frequência e fica mais evidente quando reduzo a velocidade. Mas é muito baixo e não incomoda. Abs.

Concordo com o @Tcancela , o som bem agudo é muito provavelmente porque o inversor transforma a corrente DC da bateria em AC para o motor. Nesse processo partes do motor acabam vibrando nessa frequência e produzem esse zunido. Ou podem ser componentes eletrônicos do próprio inversor (capacitores por exemplo) vibrando nessa frequência.

Olá,
Tenho um Dolph mini comprado agora em fevereiro de 2025, e não tem ruindo nenhum.

Se você desligar o AC, qualquer fonte de áudio, e estiver em um ambiente extremamente silencioso, com os vidros abertos, provavelmente vai dar pra ouvir. Mas é tão baixo que muita gente não ouve mesmo.

Eu notei no meu Plus esses dias que deu uma baixada na temperatura por aqui e decidi não usar o AC, mas com os vidros fechados é impossível de ouvir.

De fato, esse som de alerta é muito baixo e só dá para ouvir com a janela aberta.

Minha pergunta inicial, já esclarecida aqui, é um som variável na frequência de acordo com a aceleração do carro. É bem baixo e só dá para perceber com vidros fechados e sem música tocando. Abs.

Na real eu não estou falando do AVAS não, esse som artificial dá pra desligar ou até controlar o volume e tal.

No Dolphin Plus, esse som que varia conforme a rotação é extremamente baixo. Mas talvez tenha a ver com a diferença no isolamento acústico dos modelos.

No meu Plus nunca teve nenhum som, desde que peguei e mesmo depois de todas as atualizações de sistemas.

Faz muito tempo, alguém comentou que tinham 2 opções de som, bem aparentes. Hoje não tem mais nenhum, estranho.

Tem um leve barulho que faz, mas é do motor, super baixo, mas um artificial de alerta para pedestres, nunca tive.

Confesso que queria opção de um som legal, mais futurista. A Volvo que tínhamos fazia um leve barulho do motor, parecia um carro do futuro, rs. Na Cayenne temos um som artificial bem alto e legal. Eu queria um assim no meu Plus :slight_smile:

Tem nas configurações, mas em algum momento o AVAS ficou desativado por padrão no meu Plus, e assim ficou. O AVAS é um negócio que deveria ser extremamente útil, mas pra quem tá distraído nem um V8 cortando giro resolve…

Como assim cara? Nós temos o maravilhoso barulho de caminhão de sorvete, o que mais que tu quer? :upside_down_face:

Vc deve estar com a versão 1.0 ainda, que tinha 2 sons, esse sorvete e um outro.

Como eu disse no começo o meu não tem nenhum desses. Nas atualizações eles desativaram todos!

Meu carro tá uma zona de versões. O firmware do carro tá na 1.0.0 e não tem meio de conseguir atualizar, enquanto isso a central tá na 2501…

Nossa, 2501? Primeira pessoa no BR que me fala que tem.

O meu está 1.3 e 2412.

1.0 realmente ainda tem os sons do carro. Depois tiraram geral!