Substituição do parabrisa

Estou com uma fissura no parabrisa que ficou após uma pedra ser arremessada por outro carro numa rodovia. É arredondada, distante da borda e não ultrapassa 3cm de diâmetro. Acredito que está dentro do permitido por alguma norma de trânsito que vi em algum lugar, mas mesmo assim pretendo substituir o parabrisa.

Alguém já fez substituição do parabrisa? Como foi? Na concessionária mesmo ou por fora? Tinha em estoque? Acionou o seguro?

Já pensou no reparo? Algumas empresas aplicam uma resina que preenche a rachadura e pode resolver o problema sem a necessidade de troca do parabrisa. Pesquise na Internet se tem alguma na sua cidade e veja se vale a pena.

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O seu caso me parece que pode ser reparado. Outros carros que tive no passado, fiz reparos e ficaram muito bons.

Posto isso, segue minha experiência com a troca do parabrisa do meu Dolphin Plus.

No meu caso a trinca foi perto da borda inferior e comecou a ir se alastrando. Até a data da troca, ela já ocupava em torno de 50% do parabrisas.

Acionei a seguradora no final de Setembro e a troca foi feita quase 30 dias depois.

Segundo eles, tinham o parabrisas à pronta entrega porém ele viria do estoque que é em outro estado.

No dia da troca tive uma surpresa, quando entrei no carro o painel se acendeu igual árvore de natal, com uma mensagem de falha do ADAS. Não acendia farol, não dava seta. Segundo eles o ADAS havia descalibrado. Nesse momento, percebi que havia uma falta de experiência deles em resolver o problema pois queriam me liberar com o carro daquele jeito, alegando que após rodar acima de 60km o ADAS iria recalibrar.

Dei uma volta no quarteirão, foi quando vi que não tinha seta nem farol. Retornei para a loja e passaram o scanner, pela segunda vez e não conseguiram resolver o problema. Como era final do horário de almoço, chegou um profissional que tinha experiência e ele disse que sabia como resolver o problema. Dentro de 1h ele voltou com o carro funcionando.

Segundo ele, o ADAS, perde a calibração muito facilmente, o que foi feito para “resetar” eu não sei.

Só gostaria dr alertar para, caso o seu carro tenha ADAS, o mesmo pode acontecer, então procure uma empresa capacitada para fazer o serviço. Ainda assim, no seu caso, me parece que trocar o para brisas é desnecessário, eu faria o reparo e esperaria uma nova trinca. Estou com a sensação de que os parabrisa hoje em dia então trincando com muita facilidade.

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@rsarres @wandss vou procurar o reparo pra ver como avaliam. Eu não tinha considerado isso.

Mas que coisa isso do adas hein. O meu é o gs e não tem… Um BO a menos :joy:

Eu fiz o reparo, pelo seguro Allianz, não precisei pagar nada na loja, somente abri chamado no seguro e agendaram o reparo.
Creio que consegue também o mesmo.

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Eu botei clearplex no parabrisa. Mas somente por causa do adas. Pra quem não tem adas, nem vale a pena pq nao é baratinho não.

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Testado e aprovado? Quero comprar pro meu Dolphin Plus ein…

Boa noite. Eu estou participando do grupo. Eu tenho um BYD Yuan Plus, que tem a mesma configuração do Dolphim Plus. Uma pedra quebrou meu parabrisa. Como tenho Seguro Porto acionei. Solicitaram que enviasse o veiculo para a empresa Cargless. Fui na empresa Cargle
e trocou o parabrisa e acendeu todas as luzes do painel ou seja ocsistema ADAS não funcionou mais. A empresa solicitou a Porto a troca de outro parabrisas. Novamente trocaram o parabrisa e carro até piorou sendo necessário levar guincado para a concessionária BYD. A empresa terceirizada da Porto Seguro solicitou que a BYD calibrasse os sensores do parabrisa. A Concessionária da BYD não conseguiu calibrar os sensores do parabrisa. Fui em outra concessionária da BYD em Maringá e falaram que foi estragado os sensores dos parabrisas. Por gentileza se puder informar qual a empresa que trocou o seu parabrisa e configurou eu agradeço. Estou pensando noticiar no reclame aqui o problema qye estou com o veiculo.

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Isto precisa certamente ganhar visibilidade. Mas antes gostaria de tentar falar direto com a BYD?

O meu foi trocado na Autoglass em Belo Horizonte MG. Como disse acima, se não fosse um profissional qualificado que tinha lá, meu carro provavelmente seria guinchado para a concessionária que talvez não soubesse como resolver o problema tb. A título de comparação a cortina do teto do meu Dolphin deu problema (tem tópico aqui no forum). Levei na concessionária e não tinham a mínima ideia do que fazer. O rapaz da oficina, proativamente, resolveu desligar a bateria de 12v, aguardar alguns segundos e ligar novamemte e o problema resolveu. Eu imagino que o problema do ADAS, após a troca troca do parabrisa, no meu caso, possa ter sido solucionado da mesma forma, mas não tenho como afirmar isso. Meu ponto é, o carro é novo no mercado, então vai levar um tempo até para a própria concessionária ter pessoas qualificadas. Em relação ao ADAS, o que acontece é uma descalibração, acontece com outras marcas de carro tb, porém alguns sistemas, de outras marcas, após rodar com o carro, ele calibra novamente. No caso dos BYD, ou existe algum processo pra calibrar via scanner ou essa espécie de “reset” desligando a bateria, faz com que o sistema recalibre ao ser religado. Acho improvável ter queimado algum sensor, me parece mais um caso de descalibração. Se fosse vc, eu tentaria desconectar a bateria de 12v aguardava alguns segundos e ligava novamente.

Agora que vi que sua mensagem é antiga. @claudiosouto, já resolveu o problema? Qual foi a solução?

Boa noite. Muito obrigado. Consegui resolvercsim. Deu muito trabalho. A Seguradora Porto vontratou a empresa Auto Center de Goiânia qye veio e calibrou o sistema ADAS. Precisar usar o sistema de calibragem fixo. A Autoglass e a Concessionária BYD não utiliza calibração estatica. Precisa ter equipamento e conhecimento técnico. Quando troca o parabrisa na Concessionária ja vem colado o suporte do ADAs no lugar certo. Daí fica facil a calibracao. Quando é trocado na Autoglass precisa colar o suporte e sem equipamento e conhecimento não da certo.

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Obrigado por compartilhar a solução. Então de fato a Autoglass deve ter feito a recalibração, não demorou muito e esse profissional “salvou” o dia, pq ele era o único que sabia resolver o problema.