Sugestão de wallbox

Quando comprei meu Dolphin Plus recebi aquele wallbox triangular da BYD, porém ele não me atende por conta do cartão NFC e minha preferência pelo carregamento agendado.

Toda vez que falta luz ele perde a programação para desativar o cartão NFC. Quando isso acontece eu preciso lembrar de desativar novamente antes de plugar no carro. Se plugar com o carregamento agendado ativado sempre dá problema, mesmo desativando o carro não aceita mais a carga até passar a hora do agendamento.

Enfim, eu acho que o wallbox funciona bem, mas pra quem vê uso no bloqueio/liberação por NFC, o que não é meu caso.

Minha ideia é comprar um novo wallbox, de preferência com gerenciamento de carga via aplicativo. E NÃO, não tenho interesse em utilizar somente o portátil, prefiro a instalação fixa.

A minha melhor opção, até o momento, é o da Evowatt. Já procurei os da WEG, mas são muito mais caros e, até onde eu pude entender, o gerenciamento smart deles depende de plataforma de terceiros.

Quais opções me sugerem? Quero um de 7kw mesmo dado que minha instalação é bifásica 127v.

https://evowattoficial.mercadoshops.com.br/MLB-3450021105-carregador-carro-eletrico-evowatt-t2-32a-74kw-220v-wallbox-_JM

Vc pode desativar o desbloqueio por cartão nfc segurando o cartão na área de leitura do wallbox por aproximadamente 30 segundos, que ele irá emitir um bipe. Depois disso ele não precisa mais do cartão nfc para desbloquear. Estará sempre liberado, mesmo se houver queda no fornecimento de energia.

1 curtida

Como mencionei inicialmente, toda vez que perde a energia eu preciso refazer o processo. Entendo que deveria manter, mas não é o que tem acontecido por aqui, aconteceu ontem, inclusive.

Então deve ser somente o seu, pq tenho 5 aqui na empresa e NENHUM DELES perdeu a programação quando houve queda de energia.

1 curtida

Seja somente o meu ou não. Pretendo trocar por um com características que me atendam melhor que esse.

Se a intenção é usar agendamento, eu iria de OCPP. A não ser que esse modelo aí tenha funcionalidades semelhantes.
O agendamento do dolphin é meio limitado, fica rearmando e as vezes não respeita o que foi definido. Alguns relatam que se acessar o app byd fora do horário ele começa a carregar, por exemplo.

Além disso, meu wallbox é do modelo que desativa o nfc por botão e mesmo após 100% de carga ele fica tentando continuar a carga de tempos em tempos mas o carro rejeita. Entendo que a inteligência no carregador faz alguma diferença.

Estou de olho em algum disjuntor “inteligente”.

Então, to tentando caçar um review desse modelo, mas aparentemente o app dele tem essas funcionalidades. OCPP é interessante, mas depende de uma integração própria. Talvez dê pra usar com Home Assistant? Vou pesquisar sobre isso. A versão da Evowatt com OCPP não é muito mais cara.

Todos os carregadores da Evowatt dizem que param após completar a carga.

O carregamento “inteligente” do carro é ZERO inteligente. Comigo aconteceu ontem mesmo o seguinte. Tinha acabado a luz e perdido a programação pra desativar o NFC. Cheguei em casa e programei a carga pra iniciar às 5:00, quando todos os AC se desligam automaticamente à noite. Quando lembrei que o NFC tinha desprogramado, desconectei o carregador e desativei o agendamento no carro, refiz a programação do NFC. Conectei o carro sem o agendamento e não carregava de forma alguma. Ativei o agendamento pra dali a 5 minutos, voltei e conectei pra testar a programação do NFC.

Muito trabalho pra algo que deveria ser simples.

O que eu pesquisei sobre disjuntores inteligentes é que a maioria deles não passam de um contator, sem proteção alguma. Funcionaria mas não eliminaria o disjuntor.

No meu caso, dado que pretendo trocar o wallbox, acho que faz mais sentido investir em algo que já tenha essas funcionalidades embutidas.

@dawtaylor Modelos com OCPP são bem mais caros mesmo.
Há alguns meses fiz uma pesquisa visando eletropostos e vi que alguns carregadores ocpp já vem com app geralzão, mas devido a integração de pagamentos, logotipo e etc aí sim precisaria abandonar o app nativo e personalizar.
Não lembro mais os modelos, mas acho que era algum da Enel X ou Intelbras. Dá uma olhada na Greev Store…

Aqui eu não deixo o carregador ligado, então o disjuntor inteligente resolveria o meu caso. Realmente não tem as funcionalidades que você procura, apenas evita insistência em carregar que o carregador basicão tem se deixar plugado.

1 curtida

Falei com o suporte da Evowatt ontem, o modelo com OCPP tá coisa de R$1k mais caro apenas. Esse modelo abaixo já tem OCPP, mas é preciso falar com o atendimento antes da compra pra garantir que vai receber o modelo com OCPP ativado, do contrário vem com o app deles ativado. Não dá pra usar os 2.

Olhei lá também, mas os modelos da Intelbras e Enel X disponíveis não parecem ser as versões com suporte a OCPP, além de custarem muito mais caro. Claro que têm uma certa reputação que a Evowatt não tem, mas não sei se chega a valer a diferença.

https://evowattoficial.mercadoshops.com.br/MLB-4050175734-carregador-carro-eletrico-evowatt-boreal-74kw-220v-wallbox-_JM#item_id=MLB4050175734&component=tabbed_carrousel&page_from=home&custom_categories=false&promotions=false

Sobre a integração no Home Assistant. Aparentemente é possível, mas é preciso de um backend para o OCPP, pode ser uma solução cloud do próprio fabricante ou local, no caso da Evowatt a segunda opção parece ser necessária.

Vou seguir pesquisando. Não tenho pressa nessa troca. Pretendo seguir com isso até o final do ano.

Realmente, se a função é “apenas” desconectar, faz sentido. Apesar de não substituir o disjuntor.

Edit: Esqueci o link do wallbox

2 curtidas

Olá. Estou pesquisando um wallbox e me interessei na Evowatt pelo preço, mas não encontrei muitos reviews. Por favor, chegou a comprar? Se comprou, como tem sido a experiência?

Obrigado!

Não cheguei a comprar porque meu wallbox resolveu voltar a funcionar.

eu tenho o JZ30, tem no ali já no Brasil por 1600 o modelo de 22kw trifásico