Suspensão Dolphin SE - Dá para adaptar no Dolphin Plus?

Pessoal, tenho um Dolphin Plus e, apesar de achar o carro muito confortável, sinto falta da firmeza na suspensão, aquela firmeza de um VW Golf, que dá prazer e sensação de segurança. Na reportagem da 4 Rodas sobre o novo Dolphin SE, há um grande elogio à suspensão, que, segundo eles, ficou parecida com a de um Golf. Então, minha pergunta é: dá para, com trocas de alguns componentes, como amortecedores, obter esse mesmo efeito no Dolphin Plus? Alguém já estudou isso?

A suspensão do Plus é multilink, assim como a do SE. A 4R deve ter comparado a suspensão do SE contra a do GS (que eles usam para o Longa Duração) e do Mini (lider de mercado), que têm eixo de torção.

Assim, entendo que você não precisa de nada para a suspensão do seu Plus ficar igual à do SE.

Eu acho a suspensão do Plus excelente, especialmente porque na minha idade já não faço acrobacias por aí. Também acho que, se você quiser uma suspensão de Golf, é melhor comprar um Golf, é mais baixo, mais leve, etc. Eu dei meu Golf GTI mk7 na compra do Plus e não tenho saudades nem do Golf nem de sua suspensão.

1 curtida

Obrigado pela sua opinião, eu também considero o Dolphin melhor que o Golf em vários aspectos, mas o comportamento da suspensão do meu Dolphin Plus, que foi bastante discutido neste fórum, me desagrada em velocidades mais altas e em ondulações e, pelo que tenho lido, o do Dolphin SE é bem melhor. Por isso a minha pergunta: sendo as duas suspensões tecnicamente parecidas, não seria questão de apenas trocar os amortecedores? Ou algum outro componente?

O video da quarto rodas, pelo que eu entendi ele elogia muito o acerto e tal, e diz que é igual ou muito parecido com a do Dolphin Plus, não foi isso?

Sim, são intercambiáveis, mas primeiro vc precisa descobrir oq é diferente. Será que só os amortecedores foram recalibrados ou as buchas dos braços também (diria que não).

A melhor comparação é vc fazer um test drive no SE e ver se não é exatamente igual ao do Plus.
Lembrando que se vc colocar a suspensão do GTI no seu Plus, ainda assim o carro não vai se comportar igual por pesar uns 500Kg a mais. E se houver diferenças mesmo entre o SE e o Plus, so vejo 2 componentes que poderiam causar diferença se o sistema for o mesmo: amortecedor e molas.

Dizem que de hatch mais barato o mais parecido com o Golf é o MG4, alguém já andou com um?

O Plus é, pelo menos, 200kg mais pesado que o SE. Mesmo havendo margem de segurança, o Plus vazio pesa o mesmo que um SE com 4 ocupantes, isso provavelmente sobrecarregaria o sistema. Não é só diferença de componente, tem diferença de calibração.

Andei no XPower e achei mais próximo do GTI que do Plus nos.espectros de conforto e pegada - mas não é igual a um nem a.outro. Não levei porque não tinha teto solar nem panorâmico…

Bem lembrado! Realmente o D+ é mais pesado, ou seja, não faz sentido usar os componentes do SE. (Isso considerando que são realmente direferentes)

É interessante como as impressões de cada um são diferentes, né? Eu adoro a suspensão do meu Plus. Confortável, macia e segura. O problema é que a gente tá acostumado com acerto mais firme e estranha um acerto mais confortável, mas até onde sei, a estabilidade do Plus é excelente. Acho que é mais uma questão psicológica por conta do que estamos acostumados.

Eu acostumei com a “maciez" ou “cremosidade” do Dolphin. Na estrada é muito boa e nunca senti qualquer tipo de insegurança, mas na minha cidade, que faz inveja na lua, é tanto asfalto remendado que o carro balança muito. As vezes, quando passo nessas irregularidades, mesmo a 30km por hora, olho pra minha filha na cadeirinha pelo retrovisor e ela chacoalha de um lado para o outro. Na minha modesta opinião, a suspensão é boa, mas carece de calibração para as nossas condições tristes de campo minado que chamamos de rua.

Pra nossas ruas, nem aquela suspensão adaptativa da Mercedes, aquela do comercial da galinha, consegue dar conta…

Não tenho muito oq reclamar também. Tive uma experiência negativa, mas não foi em uma situação corriqueira. Estava a uns 150 na estrada (arco metropolitano) e peguei uma ondulação, digamos que não foi prazeroso. Fora isso, suave.

Percorrer o Arco Metropolitano, com aqueles vazios, aqueles paineis solares derrubados e a consciência de que se seu carro quebrar ali “já era”, já é per se uma experiência tétrica, não conheço estrada mais sinistra.

Os postes já foram retirados, inclusive a maioria das bases. Agora a rodovia tem concessionária, pedagio e etc. Não está tão esquisita.

eu odiava a suspensão original do dolphin plus pois gosto de andar de uma maneira um pouco mais esportiva ent acabei perguntando na CSS se dava pra mexer na suspensão sem perder a garantia e eles disseram que sim!

então fiz o serviço de reajuste da suspensão e realmente ajudou MUITO o carro.

agora ele está com uma pegada de um carro da VW, da p andar em velocidades mais elevadas, fazer curvas melhor e também ele parou de ficar quicado a toa.

recomendo a todos os donos do Plus a fazerem. o carro ficou com uma pegada totalmente diferente (de um jeito bom!).

1 curtida

Como é que é o negócio? Explica melhor esse serviço pra gente…

Ajustaram os componentes originais? Fizeram a troca? Quanto te cobraram por isso? Qual concessionária?

1 curtida

Também fiquei interessado no que foi feito em relação a esse ajuste

talvez tenha ficado meio confuso, mas, eu fiz a pergunta na concessionária se eu poderia modificar as suspensões originais do carro sem perder a garantia e eles disseram que sim (desde que a minha mudança não causasse algum problema no carro. por ex: se eu mexer nas molas e rebaixar o carro e começar a raspar a bateria e aí der algum problema)

dado esse ok da CSS eu fui em uma outra loja q modifica suspensões de carro e pedi para fazerem o serviço. a pessoa q fez o serviço disse que deixou a suspensão original aproximadamente 50% mais firme, e o serviço completo me custou 1500.

acho que agora ficou mais claro kkkkk :sweat_smile:

2 curtidas