Taysla x feyree

Tragédia anunciada né. Carregador portátil de 32a em tomada de 10a. Wallbox instalado sem as devidas proteções.

Não ter uma regulação forte quanto ao que é feito nas instalações domésticas pode ser um problema. Em muitos países você é obrigado a conseguir uma permissão, equivalente a nossa ART, pra fazer esse tipo de instalação. Pode parecer burocracia desnecessária, mas sem isso a galera faz o que quer, e brasileiro gosta de economizar com coisas “desnecessárias” porque “sempre usei assim e não deu em nada”.

Tem níveis também. Não pode Burocratizar (pedir art) porque algumas pessoas não sabem o básico de física (relação potência, corrente e voltagem). 2 minutos de chatGPT ou Google qq um conseguem usar uma tomada. Não precisa de art

Ai que tá o problema. Zero regulação faz a galera simplesmente ignorar uma simples pesquisa.

Só ver que tinha alguém querendo adaptador de 20 pra 10a que não derreta.

1 curtida

Basta ler o manual… não é tão simples assim ligar um carregador de 32A na tomada de 20A ou de 10A… o meu por exemplo e acredito que a maioria por conta da potencia não venha com tomada comum, e sim com a tomada industrial de 3 pinos. Pra eu ligar na tomada residencial eu tenho que trocar o plug ou usar um adaptador comprado a parte.

Logo, na teoria a pessoa um mínimo curiosa deveria saber porque é necessário trocar a tomada ou usar um adaptador.

O ponto é que exige um certo esforço pra fazer cagada… não é que nem ligar um aparelho 127V na tomada 220V que externamente são idênticas(muda somente a cor se for instalado no padrão).

É que no Brasil é proibido o abastecimento por conta própria(sem frentista) mas seria o mesmo que exigir uma ART pra abastecer o carro corretamente e não trocar os combustíveis, tipo botar diesel num carro a gasolina. Não faz sentido… a pessoa que tem a capacidade de dirigir um carro tem que ter um mínimo de noção do funcionamento dele mesmo que seja elétrico…

1 curtida

Embora eu concorde com seus pontos. A comparação correta seria com a construção do posto, não da operação dele.

Sim, dá trabalho fazer cagada. Mas o carregador da Taysla já tem opção de vir com extensão adaptando a tomada de 32a pra 20a, por exemplo, daí pro sujeito meter um T ali e ligar numa tomada de 10a é um pulo.

Na minha opinião, esses carregadores portáteis deveriam estar a corrente para a mais baixa possível toda vez que fossem ligados, tu teria que ativamente aumentar a corrente.

Ps: meu comentário sobre regulação é sobre a instalação elétrica para carregador fixo de maior potência mesmo. Carregador portátil é impossível de regular.

2 curtidas

Ah sim, realmente a comparação ficou estranha com o ART pra operar. Mas independente de ser wallbox ou portatil, ambos precisam de um conhecimento da infraestrutura antes de fazer a instalação(wallbox) ou de definir os parâmetros da recarga(portátil). O problema é que na residência vc pode pagar alguem pra fazer pq vai precisar fazer a preparação somente uma vez, o problema é levar o portatil pra usar em locais diferentes e não ter o conhecimento pra avaliar/configurar o portatil corretamente.

Meu ponto é que apesar de o carro elétrico estar ficando mais popular, quem compra um tem que ter esse conhecimento… do mesmo jeito de quem usa um carro a combustão sabe que não pode por diesel num carro a gasolina.

1 curtida

A manchete já chegou:

Acho justo demais. Mas eu acho que alguma regulação deveria existir. Sem isso muita gente vai decidir ignorar os riscos.

Na Califórnia, por exemplo, tu precisa de um permit pra fazer a instalação de um carregador residencial. Muita gente lá faz na clandestinidade, e muita seguradora nega indenização quando não tem essa permissão.

Não acho que precisaria ser uma ART, que engenheiro mete a faca pra emitir. Mas sei lá, precisava de alguma regulação/fiscalização.

Não tinha ouvido falar desse caso. Dei uma pesquisada e não encontrei nada posterior, falando da perícia e causas reais.

Talvez o fato de não ter notícia já pode ser um indicativo que não foi com o carro, se a perícia apontasse o carro como causa os haters profissionais já teriam caído em cima.

Felizmente só perdas materiais. Os bombeiros apagaram o fogo em 30 minutos. Mais um mito do carro elétrico que vai abaixo.

Pra mim esse é o motivo dos haters profissionais não divulgarem essa notícia. Eles não precisam de perícia, bastaria mostrar um carro elétrico pegando fogo na garagem…

Falando em haters profissionais, não sei vocês, mas eu percebi uma queda acentuada nas críticas e posts da BYD nas mídias sociais. A BYD bateu recorde de vendas, tenho o palpite a concorrência percebeu que o “falem bem ou falem mal, mas falem de mim” estava funcionando a favor da BYD.

Pra mim, só tem uma explicação pra isso não ter tido grande repercussão: não era um carro elétrico, no final das contas.

Se fosse, mesmo que o incêndio tenha começado por qualquer outro motivo, se fosse um carro elétrico ali, teria tido grande repercussão.

Até onde eu pesquisei, não tem a confirmação se o carro que iniciou o incêndio ou a instalação elétrica.

Inclusive já recebi essa matéria no grupo do condomínio de um hater que está tentando impedir eu de usar meu carregador na garagem.