Teste: Quanto consume o ar condicionado? E a multimídia?

Domingão véspera de Natal, enquanto a patroa faz o almoço aproveitei pra brincar com o Golfinho…

Pluguei um Scanner OBD2 no Dolphin e usando o app Car Scanner fiz uns testes de consumo.

Primeiro, com o carro desligado:

Consumo de 0kW, como esperado. Aí liguei o carro. Estava com lanterna no automático, que só liga uns leds. Coloquei música no último, abri mapa, abri jogo e não mudou nada no consumo de 0,2kW.

Fazendo uma conta de padaria, no Dolphin Standard com 44kWh dá pra deixar a multimídia ligada por 9 dias seguidos. A bateria de partida não arriou nada, mostrando na prática que a bateria de tração fica constantemente recarregando a bateria de partida.

Aí liguei o ar a 18ºC velocidade 1 e o consumo foi de 0,95kW

Já com o ventilador no 7 consumiu 1,56kW.

Assim o ar aumenta cerca de 1kW no consumo do carro. Feliz Natal!!

11 curtidas

Top @julio muito boa a análise

1 curtida

Parabéns, excelente a análise.
Fico imaginando, como o carro é um conjunto software e hardware, com novas atualizações o carro pode aumentar a autonomia tendo um melhor aproveitamento energético.

1 curtida

Júlio.
Qual dos perfis de conexão que você configurou?
No meu app tenho essas opções:

Atto 2/Atto 3/Dolphin

Obrigado.
Vou fazer o teste.

:handshake::clap::clap::clap::clap: Muto bom! Feliz Natal pra todo mundo.

1 curtida

Muito legal Julio. Parabéns.

Vale lembrar que a BYD usa o Ar Condicionado para manutenção da Temperatura das Baterias Blade (visto que a eficiência das baterias em temperatura adequada é melhor que deixar o ar desligado), e, mesmo se você desligar o Ar Condicionado interno, ele pode ligar para controle interno das Baterias. Visto que faço o mesmo trajeto de estrada todo dia para o Trabalho (42km) de estrada, em horários variados e temperaturas diferentes, vi que em dias quentes, o consumo é maior e em temperatura de 20-24º fica com o menor consumo (12kWh/100km). Fica o comentário para curiosidade!!

3 curtidas

Parece que o ventilador consome mais que o ar condicionado

Seria um teste interessante, entender se a temperatura (por exemplo 18 graus, gasta mais que 22 graus) com a mesma velocidade do ventilador

@Murilo Não comentei no texto, mas consome menos quando a temperatura selecionada é a mesma da temperatura externa, provavelmente por desligar a bomba de calor. Já deixar 18, 19 ou 20 graus o consumo é o mesmo até o carro chegar na temperatura.

1 curtida

Não vi que tinha um vídeo, qual seu canal? Tem o link?

@Murilo fiz um vídeo mas não publiquei, daí a confusão ao escrever, sorry.

Fiz um teste em solo, percurso carro familia e cheio malas, sempre ar ligado, pós 100km, consumia 33% bateria, batendo os 300km em rodovia (médio). Em uma oportunidade, carro vazio e ar desligado, o cunsumo foi de 30%, isso de madrugada (fresco), mesmo ele refrigerando automaticamente, acho que com o AR ligado poderia render mais. A velocidade média foi a mesma.

1 curtida

Qual OBD2 você tem utilizado e qual app? Será que esses de genéricos do Mercado livre/shopee fuhcionam? Tenho um que uso na minha zafira mas ele é especifico, padrao opel, os genéricos não funcionaram bem nela

Comprei um genérico do Mercado Livre

O App é o Car Scanner para Android.

1 curtida