Transformador para carregamento

Sim, mas isso envolve uma mudança na instalação elétrica do imóvel, geralmente mais cara e complexa.

Da pra ter trifásico em casa também, embora não seja muito comum.

Isso não acontece porque o inversor o carro regula a potência de forma a utilizar até o limite do carro ou da instalação (conforme informado pelo EVSE (wallbox ou “carregador”)), o que for menor.

Você pode conectar um carro que suporte apenas 7kw a um carregador de 22kw sem problema nenhum. O carro vai se ajustar e usar somente a carga que ele foi projetado pra suportar.

Geralmente é possível pedir pra ampliar, existem exceções, mas são raras, por exemplo em algumas áreas rurais.

Mas o ponto da discussão é justamente porque o criador do tópico mora de aluguel e não está disposto a fazer essa mudança num imóvel que não é dele. Sendo o transformador uma medida temporária até o imóvel dele que esta em construção ficar pronto.

Não é bem assim, aqui na região sul é 220v monofase. Tem 220v em um fio e neutro no outro.
Ja vimos casos de carregadores que são monofase independente da tensão. Nesses carregadores, se você conectar em uma tomada com 2 fases de 110 ou 127, o carregador usa somente 1 fase, carregando no máximo na metade da potencia.

Prezado não é recomendado o uso de transformador, mas como é um caso temporário, você deve utilizar com as seguintes recomendações de segurança:

1º) Verifique se a sua fiação da sua tomada são fios de 2,5mm2;
2º) Verifique se a sua tomada é de 20A, se não for troque por uma tomada de 20A;
3º) Essa tomada deva ficar exclusiva quando estiver carregando e não deve ser compartilhada com outras cargas;
4º) Compre um Transformador 127/220V de no mínimo 5000VA, e que contenha proteção contra super-aquecimento. (Lembre-se que os transformadores são vendidos em “VA” - VOLT-AMPERES);
5º) Certifique que seu carregador portátil tenha o plug também de 20A.

OBSERVAÇÕES: Com essa medida de Transformador, estou considerando os limites máximos da sua ligação de:

…ENTRADA em 127V até 20A de corrente, que dará uma Potência de Carga de 2.540VA e uma Potência de Segurança do Transformador de até 3.810VA sem superaquecimento ou seja 1,5 vezes a Potência da Carga.

…SAIDA em 220V até 16A de corrente! Você não pode esquecer ao ligar seu carregador portátil à saída do transofrmador de selecionar no máximo em 16A de corrente, para ficar uma carga segura. Não ultrapasse esse limite!

Abraço!

Desculpe amigo, mas a fonte da sua informação está equivocada.
Não é possível fisicamente transformar uma entrada de 127v com 20 amperes em 220V com 16 amperes.
Isso seria equivalente ao transformador criar energia do nada.
O que um transformador faz é exatamente o que o nome dele sugere: TRANSFORMA!

Se vc tem uma tomada de 127v com 20 amperes de corrente, isso dá (127v x 20) 2540watts.
Se vc transformar esses 2540 watts em 220v, basicamente precisa fazer a conta inversa, dividindo esses 2540watts por 220. O que te dá 220v com 11,5 amperes.
Ou seja, é a mesma coisa na hora de carregar o carro!
Na verdade é pior uma vez que o transformador não faz de graça essa conversão de corrente em tensão. O troço aquece e rouba energia. Então vc vai ter uma saída de 220v com uns 10 amperes no máximo. Resultando em 2200 watts em vez dos 2540 que tinha com 127v nativos.

2 curtidas

Isso pra não falar na orientação de simplesmente trocar a tomada por uma de 20a. Aí vai ver e os condutores são todos de 1.5 e mete uma tomada de 20a…

Prezados Driver saudações!

Obrigado pelo retorno, mas meu propósito foi em responder de forma objetiva à necessidade apresentada pelo colega, que talvez não seja um técnico na área como você e eu.

Então de forma “Segura” o transformador de 5000VA já considerando o limite seguro na SAÍDA em 220V até 16A, ele não terá nenhum problema!

Acho que o objetivo aqui é considerar o cenário da casa dele que no mínimo para as todas as tomadas deva ter um disjuntor de no mínimo 20A.

Mas não estou equivocado não! Mas não precisamos entrar em questões mais técnicas, pois teríamos que falar em normas NBR5410, em fator de potência do transformador se ele é multiplicador ou dobrador, que no seu cálculo aí vc. considera o fator de potência 1, e sabemos que trasnformadores tem perdas e geralmente a maioria terá o fator de potência de 0,8 e em alguns modelos chegando até 0,7. Aí a corrente já seria maior do que 11,5 chegando até 14,4. Por isso da minha sugestão não passar do limite de 16A e considerando a “segurança do Transformador” e evitar acidentes.

Sempre digo quando me perguntam: "Tente evitar transformadores, mas se não tiver como, utilize no máximo cargas até 2540W, comprando um transformador de 5000VA!

Mas nosso colega já entendeu! …E seguindo os pontos de verificação que eu coloquei pode usar sem medo! …Mas quando puder colocar um wallbox ou uma instalação com tomada de 32A, com todas as proteções da NBR17019 (Que regulamenta carga para carros elétricos), será bem melhor!

Abraços!

Sim, ele vai ter problemas se usar 16A no lado 220V do transformador. Porque o transformador precisa puxar a potencia equivalente do lado 127V.

16A do lado 220V vai puxar quase 30A do lado 127V. O que passa do limite da tomada de 20A e até do fio de 2.5mm.

3 curtidas

Me parece que você está considerando apenas a saída 220v 16a, quando deveria também considerar a entrada de 127v… como mencionado pelo @Roluber.

Usando a sua conta mesmo, se o lado 220v tem uma demanda de 3810VA, resultaria em uma demanda de 3810 VA / 127 V = 30a no lado 127v, em se tratando de uma carga de segurança, e que o lado 220v fique na ordem de 3500VA, ainda teríamos 3500 VA / 127 V = 27,7A, ou seja, MUITO acima do suportado de 20a no primário…

1 curtida

Prezados @dawtaylor, @Driver saudações! Vamos lá!

Eu acabei informando um valor de potência errada para um Transformador de 5.000VA e aí que está dando essa confusão, me perdoem!

Eu não posso fazer direto o cálculo 127V x 20A = 2.540W na escolha de autotransformadores, pois os autotransformadores são calculados em VA, e dessa forma vc. calcula em (W) WATTS.

Então vamos considerar o seguinte:

• Uma Potência de Carga de no máximo: 2.450W; (E não 2.540W informado incorretamente!)

• Fator de Potência do Transformador: 0,8 (Nunca considere 1 que é a perda dessa transformação);

• Potência de Carga em (VA): 2.450W / 0,8 = 3.062,5VA

• ***Potência de Segurança (VA): 3.062,5 X 1,5 = 4.593,75VA (Considerando uma segurança baseada na curva dos disjuntores 1,5 vezes a corrente nominal, evitando superaquecimento e sobrecarga);

***Com base na “Potência de Segurança (VA)” do transformador de 4.593,75VA, considerando tanto ENTRADA em 127V com SAIDA 220V, podemos fazer a escolha do transformador de no mínimo seria o de 5.000VA! (Que foi a pergunta do nosso colega @LucianoP).

ATENÇÃO: Torno a repetir. Não coloque cargas acima de 2.450W, e o que vai determinar isto no caso da carga do carro é a escolha da corrente no carregador, veremos logo mais abaixo.

O que eu disse da “Segurança do Transformador”: Se você pegar a “Potência de Carga em (VA)” 3.062,5 / 127 = 24,11A e em 220V = 13,92A.

CONSIDERANDO ESSA CORREÇÃO, na potência de 2.450W, se fossemos transformar de 127V para 220V a saída seria em 13,92A. Se seu carregador tiver a opção 13A (como em alguns portáteis), selecione 13A, senão selecione abaixo disto 10A, 12A.

…e se fossemos transformar 220V PARA 127 a saída seria em 24,11A. (Que não é o caso aqui mas só para comparação se por acaso fossemos usar, conforme NBR5410 capacidade de condição de corrente desse fio 2,5mm2 suportaria até 24A.)

Se fossemos falar em proteção para essa ligação, no lado de 127V utilize disjuntor de 25A e do lado 220V um de 16A, deixando mais uma vez bem claro para a carga de 2.450W. POr isso eu listo no início do meu primeiro post, as verificaçõs iniciais necessárias de cabo, tomada, etc. E se não tiver nenhum desses requisitos nem utilize para carregar o carro!

Creio que agora estamos entendido não é mesmo! Dou8 por encerrada esse assunto e me desculpe pelo erro na informação da potência, que realmente 16A em 220V estava incorreto pela informação incorreta dos WATTS e a consideração da mesma em VA para autotransfotrmadores.

Então meu colega @LucianoP, utilize 220V em 10A, 12A ou 13A, demora um pouco mais carrega!

Abraços!

O meu ponto todo não é sobre cálculos, mas sim sobre efetividade disso.
Usar um transformador so vai fazer perder energia e carregar o carro mais lentamente.
Se a tomada da casa da pessoa é de 20A, carregar o carro em 127v usando 20A é mais rápido e barato do que gastar um monte em um transformador 220v que no final das contas vai entregar menos watts. Pois o limite vai sempre ser o que a casa consegue entregar. E o limite em fio de 2,5mm e tomada caseira é de 20A.
E o limite vai sempre ser a casa. Mesmo se instalar fios de 6 ou 10mm e colocar uma tomada industrial de 32A, não vai valer a pena usar um transformador, pois o resultado final em 220v vai sempre ter perdas.

2 curtidas

Valer a pena é relativo. Se a pessoa necessita de um carregamento um pouco mais rápido, por exemplo um motorista de aplicativo que precisa carregar todas as noites a bateria quase toda. Pode ser que vale a pena pra ele. E não é completamente impossível. Tem um jeitinho, que seria colocar o transformador próximo do quadro de distribuição onde normalmente tem um fio mais parrudo e derivar dali pro primario do transformador. Aí já chegaria na tomada o 220V transformado. Não comentei antes porque geralmente não cabe um transformador nos quadros de distribuição, seria meio que uma gambiarra deixar um trambolho de um transformador do lado de fora do quadro. E o ganho de potência ainda ficaria limitado aos 20A pela tomada residencial, o que não é muito expressivo. Além de ter que tomar cuidado com o fator de simultaneidade, mesmo derivando de um fio de mais capacidade, ainda tem que ver se ligando um chuveiro ao mesmo tempo não daria problema por exemplo.

Mas enfim, acredito que esse tópico já pode ser fechado. Assunto já tinha acabado e acabou voltando pra ser concluído do mesmo jeito.

1 curtida

Você pode solicitar até 03 fases de 127V, cada para residência. Desde que justifique a necessidade…