Ola moro em uma casa com energia 127 posso usar um transformador 127 para 220 para ter uma carga um pouco melhor? Se sim qual seria o modelo do transformador para carregamento em 16a uso um carregador portátil.
Obs. Ainda não instalei o wall box pois a casa que estou é alugada minha casa está em construção logo estarei instalando lá.
É possível sim, mas vai depender de inúmeros fatores, o primeiro deles é que vai precisar de uma instalação trifásica com disponibilidade de carga suficiente para a demanda. Seu carro também precisa suportar cargas maiores como 11-22kw, se suportar somente 7kw, duas fases de 127v vão ser suficientes.
Da uma busca aqui que tem muitos tópicos discutindo o assunto.
Mesmo sendo para carregamento em 16a ?
Queria só plugar o transformador na tomada 20a de 127 que tenho aqui na casa e como vejo para vários outros equipamentos pois iria carregar apenas em 220 16a
Se você quiser 16A no lado 220V do transformador, voce vai precisar de 32A do lado 127V. Então se eu entendi certo, não da pra fazer o que você ta querendo. O transformador vai reduzir a corrente do lado 220V, mas ele ainda vai puxar o equivalente da potência do lado 127V, porque o transformador, “transforma” a energia e não cria ela do nada.(leia sem ironia)
Isso já foi extensivamente discutido em outros tópicos, recomendo dar uma busca por eles, provavelmente sua dúvida já deve ter sido respondida em um desses tópicos.
Mas, na minha visão, não faz sentido transformar uma fase 127v em 220v pra esse fim pois, como disse o @Roluber, tu ainda vai precisar dos 32a da rede, talvez até mais considerando as perdas do transformador.
Dado que sua casa está em construção, o melhor seria simplesmente instalar 2 fases de 127v e limitar a 16a. Mais simples, mais barato, menos perda, mesmo resultado.
Entendi ótima explicação obrigada sou leigo nesses assuntos de elétrica
Outra dúvida que eu tenho é: eu tenho um carregador portátil ele vai de 6a à 32a e eu tenho aqui na casa tomada de 20a (pinos mais grossos)a pergunta é: eu posso selecionar no meu carregador portátil 20a para carregar? Desde já agradeço a ajuda🙏🏾
Na teoria pode, se os cabos estiverem bem dimensionados e as emendas bem feitas. Mas vc vai estar no limite da tomada, como ela vai ficar por horas no limite, eu ligaria mas olharia de tempo em tempo pra ver se ta esquentando muito. Ou se nao quiser arriscar, melhor deixar com 16A pra garantir que não vai derreter.
Ok entendi vou vendo aqui como se comporta e torno aqui pra falar
Valeu obrigado
Seu carregador permite ajustar qualquer valor entre 6 e 32? A maioria trabalha com alguns valores predefinidos, o meu mesmo é 8, 10, 13, 16, 24, 32. Sendo assim, para uma tomada de 20a eu sou obrigado a usar 16a.
Sim meu carregador tem a opção 20a
Eu deixaria uma margem, especialmente nessas tomadas “normais”, na de 32a eu deixo no limite mesmo, mas em tomadas de 20a eu deixo 16a, tomadas de 10a eu deixo 8a.
Vou ver como se comporta em 20a como disse o amigo @Roluber e aí vamos dimensionando
Obrigada
O importante é ter fiação adequada além da tomada. Isso é mais complicado de validar.
Um bom teste é colocar pra carregar no limite da tomada (20A) e ir acompanhando de 5 em 5 minutos durante pelo menos 2 horas como está a temperatura na tomada.
Mas pra ter certeza que não ter problemas seria bom tbm ver como fica a temperatura dos fios da tomada, pra isso, seria preciso uma little gambiarra. Desmontar a tomada e ir vendo a temperatura nos fios tbm. Do lado do carregador não é necessário verificar a temperatura dos fios, pois eles suportam bem. Mas se a sua casa tiver por exemplo fios de 1,5mm, mesmo com a tomada de 20 amperes a chance de derreter e causar um acidente é considerável. Fios de 2,5mm já suportam melhor, mas ai entra outro problema made in Brazil que é a qualidade do fio em si.
Mesmo que sejam fios de 2,5mm ainda pode ter problema de aquecimento se forem de má qualidade e olha que é bem fácil achar desses pelas casas afora.
Se notar que o fio está mais quente do que vc consegue suportar, tem de baixar pra 16A ou menos até chegar numa temperatura que seja segura.
Lembre-se que se tiver mais coisas ligadas na casa, isso influencia e ajuda a aquecer os fios mais rapido. Ou seja, nada de chuveiro eletrico enquanto carrega.
O carregador portátil não deve ser usado para carregamento constante e sim para carregamentos emergenciais. Para sua casa é recomendado o carregador tipo wallbox, ligado diretamente ao quadro de energia, com as proteções devidas. Oq por si só é mais seguro e vantajoso, 220v x 32A - 6.6 kWh de carregamento.
Tu falou como um vendedor de wallbox.
O carregador AC é o inversor do carro, o que chamamos de carregador portátil ou wallbox nada mais é do que um sistema feito pra ajudar o carro a entender quanto de potência pode/deve usar. Alguns modelos incluem “proteções adicionais”, mas se a instalação tiver todas as proteções individuais recomendadas, o wallbox e o portátil podem ser usados da mesma forma.
Recomendo procurar sobre o funcionamento de um EVSE…
Meu wallbox nem sei onde está… já estou a cerca de 18 meses so com carregador portátil, tenho um de 7 e outro de 11kw, carro com 78 mil km
Gosto de poder escolher que amperagem carregar, por isso só uso portátil, tá indo bem!
Também só uso meu portátil, como só carrego a 10A, espero que dure bastante, pois é um carregador Steck de 32A (vem com tomada de 32A e uso um adaptador e um clamper em viagens). Nas raras vezes que tenho pressa, plugo meu wallbox BYD pra carregar a 6kW. Mas não recomendo o uso direto de um carregador portátil projetado para aguentar no máximo 16A…
As casas tem sempre duas fases. Se tua casa usa 127 V, basta adicionar a outra fase na tomada, além do Terra, para ter 220 V.
Sempre não, aqui na minha região tem muita instalação monofásica 127v, na minha sogra mesmo é assim. A grande maioria das casa tem sim 2 fases de 127v, mas não é via de regra.
Hm, eu não sabia disso. Porém, pelo que sei é possível solicitar até 2 fases em residências. A terceira e demais fases são fornecidas para empresas. Além do que, pelo que entendi, alimentar baterias BYD além dos 7 kW implica em sobrecarga, reduzindo a vida útil. Por isso, cargas rápidas não são as melhores opções, embora em situações de viagens sejam adequadas.