Travar carregamento em 80%

Bom dia pessoal!

Sei que nao posso carregar o Mini em 100% todo dia, portanto gostaria de saber se alguém descobriu como travar o carregamento em 80% durante a noite sem que precise acordar pra desligar manualmente o cabo.

Obs: A função agendamento de carregamento inteligente so funciona pra fins de agendamento, apesar de existir uma checkbox “carregar 100%”

@SauloTavares poder carregar até 100%, você pode, por que não? Cuidado com os mitos que pululam por aí, especialmente nessa seara de baterias.

Mas se esta é realmente a intenção, basta fazer uma regra de três: carregue uma vez até 100% e meça quanto tempo (DT) levou usando o app, que marca início e fim de carga. Se o seu carro estava com x% ao iniciar a carga, calcule a taxa de carregamento Tx = (1-x/100) / DT. No Plus, dá aprox.10% por hora, carregando a 7kW nominais.

Para carregar seu carro dos atuais y% até 80%, calcule o tempo T = (0.8-y/100) * Tx.

Depois, vá ao carregamento inteligente e defina o horário de encerramento somando T ao horário de inicio de carregamento (que pode ser o horário atual ou o programado).

Mas confesso que nunca entendi esta “estratégia” de abrir mão de 20% da sua autonomia hoje para não perder -supostamente- 5% dela em um futuro distante e impreciso.

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Também não entendo a necessidade de se carregar o carro até 80% com tanta frequência. Se precisar de 80% de autonomia, provavelmente, será melhor ter logo 100%.

Eu carrego meu carro 1x na semana, sempre carrego quando bate 40% +/- e vou logo até 100% e boa.

@SauloTavares no começo pode ser difícil, mas se livre o quanto antes da chamada range anxiety (ansiedade pela autonomia). Tente entender a sua necessidade diária, e qual a sua capacidade de carga diária, dessa forma tu vai conseguir se programar melhor pra entender quando tá na hora de carregar ou não. Logo logo tu se adapta e descobre que esse problema já está resolvido.

Uma das formas para fazer isso é usar regra de três e colocar hora para começar e hora para acabar,

Dá também para usar um disjuntor Wi-Fi, com ele também dá para programar hora de iniciar e de terminar, dá também para desligar a distância

Gostei das sugestões!

Não carregar 100 e uma orientação da marca no dia que comprei, não pesquisei se faz sentido e se isso realmente impacta a vida da bateria. Mais como @Truc_dp disse, carece uma pesquisa pra saber se carregar a 100, realmente diminuirá a vida da bateria daqui a alguns anos.

Decidi seguir assim no momento por usar de forma comercial.

mais agradeço as dicas e provavelmente vou segui a dica de agendamento do @Truc_dp, vou testa e digo se funciona!

Obrigado pessoal!

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Já li mais de uma vez que as baterias LiFePo4 não tem prejuízo nenhum em carregar até 100%. Só não se deve drenar abaixo dos 20%, como as de lítio tradicionais.

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Desculpe não existe isso, no proprio manual do fabricante esta la explicito que deve ser carregado até 100%, deve se evitar recargas onde a bateria este entre 70% a 90% então carregar sempre entre 40% a 60% até 100% e seja feliz, cada vendedor fala uma coisa siga o manual do fabricante para não ter problemas, imagina a penca de engenheiros da fabrica que foram consultados para criar um manual do veiculo e um vendedor da uma instrição diferente, só aqui mesmo rsrs

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Boa pessoal

Obrigado pela dicas

Levarei em conta.

Não cheguei a ler o manual sobre o carregamento por isso minha ignorância sobre.

Rapaz, a conta do @Truc_dp me deu ate tela azul…
Brincadeiras a parte, eu geralmente me baseio na potencia do carregador. O Plus por exemplo tem 60Kw de bateria, e o meu carregador nos dias felizes chegam em 5,9Kw hora. Logo, se to com 20% de bateria, significa que tem 12Kw, e pra chegar nos 80%(que são 48Kw) faltam 36KW.
Então se o carro carrega a quase 6KW/h é 36/6 = 6 horinhas arredondando.
É basicamente a msm conta explicada de um jeito diferente.

Mas so recomendo não carregar até 100% se vc souber que no dia seguinte não vai rodar.
Eu por exemplo, sempre faço uma carguinha parcial nas sextas-feiras a noite quando não tenho planos de fazer algum passeio. O que costuma não fazer muito bem pra saude da bateria é justamente manter ela em 100% parada.

De acordo @Driver , no meu caso, quando vou carregar, pelo soc já sei quantas horas vai levar para chegar a 100%, e aciono o carregamento inteligente para iniciar num horário que leve a 100% uma meia hora antes de eu pegar o carro no dia seguinte.

Há nisso um pequeno benefício colateral: dessa maneira minimizo o tempo em que o wallbox fica piscando freneticamente depois de atingir a carga, o que deve incomodar os vizinhos de garagem que saem mais cedo. A mim incomoda pelo menos.

No meu caso, o benefício seria terminar a carga antes das 10:00, aproveitando um pouco a geração fotovoltaica antes da hora que costumamos acionar os aparelhos de ar condicionado. Haha

A minha conta não é pra finalizar a carga, mas sim pra quando começar a carga.

Eu sempre carrego até 100%, mas geralmente só quando o final de semana se aproxima. Essa carga da sexta pra sábado, quase sempre, dura até a próxima sexta.

Eu calculo 10% de bateria recarregada por hora. Se to com 20%. Pra 100% falta 80% logo 8hrs pra 100%

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Essa questão de carregar bateria LFP até 100% ainda é objeto de pesquisa, mas já existem evidências que a carga até 100% cria um desgaste adicional que pode ser evitado limitando-se a carga. Nem sempre o manual vai mostrar a melhor prática para a durabilidade, pois há uma penalidade na usabilidade. Então as montadoras podem buscar um equilíbrio, afinal muitos donos de carros elétricos querem somente carregar e andar e nunca pensar em durabilidade.
Então eu acho sua iniciativa salutar, se você não precisa de 100% da bateria, evitar carregá-la sempre totalmente pode aumentar a vida útil.
Mas lembre-se que baterias LFP dependem da carga completa para calibrar o medidor de carga, então há a recomendação que se carregue completamente a bateria de vez em quando, mais ou menos a cada semana.

Fonte:
“At higher SoC, there’s higher voltage, negative reactions recurring within the electrolyte get accelerated, consuming the lithium inventory,” authors said.
https://insideevs.com/news/731210/lfp-battery-health-degrades-full-charge-study-finds/

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Kkkkkkk nunca ouvi dizer isso lembre-se que baterias LFP dependem da carga completa para calibrar o medidor de carga, então há a recomendação que se carregue completamente

@admin cadê o botão de dislike?

Discordância e divergência são benvindos nesse forum, falta de respeito e escárnio, nem tanto.

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Tem um botão de reportar comportamento indevido. E claro, ignorar tb é uma boa ferramenta

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Olá @Joana. O debate é salutar, mas o fato de você nunca ter ouvido falar sobre um procedimento não o torna incorreto. Vou mostrar de onde tirei minha informação, como geralmente faço nesse forum.

Manual do BYD Dolphin, página 1-18:
Durante a operação de rotina do veículo, use o equipamento de recarga para carga completa do veículo regularmente (é recomendado fazer a recarga completa, no mínimo, uma vez por semana) e carregar o veículo por completo em baixa condição de carga (< 10% da condição de carga) a cada 3 ou 6 meses.

Segue o link:

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