Troca de Amortecedores Dolphin Mini

No original não, como sou 2 dono, o anterior instalou e para o dia dia dele de cidade funcionou bem, para mim que uso em estradas nao, por isso hj removi eles.

Esse movimento natural seria o quanto o amortecedor “cede” naturalmente em função do esforço. Quando está em uma pista plana, em linha reta, existe pouco movimento, logo pouco esforço. Quando se entra em uma curva, por exemplo, é esperado que haja uma certa carga devido à transferência de massa. O buffer altera a resistência do conjunto à essa carga, da mesma forma que um amortecedor de Corolla faria, essa resistência maior muda o comportamento do carro. Quando o amortecedor “cede” em função da transferência de massa em uma curva, ele está absorvendo parte da carga que iria para os pneus, o buffer transfere essa carga para os pneus, levando esses pneus mais próximos do ponto de stress crítico.

É aquela coisa. Engenheiros trabalharam muito pra definir o tipo de amortecedor, molas e todo o resto para garantir conforto mas também segurança. Fazer essas modificações por conta manda esse trabalho todo para a lata do lixo. O ideal seria a BYD recalibrar melhor a suspensão do carro, refazendo esse trabalho de engenharia deixando o carro mais alinhado com o gosto do brasileiro médio.

Seria um sonho. Aguardando pra ver se o modelo 2027 vai vir com amortecedor padrão br, porque segundo os relatos, no 2026 mudaram pra uma gelatina mais firme.

O do Plus é bem firme?

1 curtida

Pretende trocar o amortecedor?

Eu tenho zero reclamações quanto ao amortecedor do Plus. Não é tão firme quanto o do Nivus, meu último carro antes do Plus, mas não chega a passar insegurança, nem de longe quica como o do Mini 25.

2 curtidas

Vim de um new fiesta titanium, sempre achei ele um carro muito duro.
No D Plus, acho q é perfeito, ainda me parece bemmm duro mas pouco menos que o fiesta era. Em estrada e etc, achei ele perfeito.
Cidade é super confortavel

1 curtida

Concordo plenamente, não adianta inventar e perder a segurança. Por isso removi.

2 curtidas

Só lembrando que molas e amortecedor tem funções distintas na suspensão. Quem absorve o impacto são as molas, o amortecedor até absorve um pouco mas a principal função dele é suavizar o “rebote” da mola. Não tenho capacidade técnica pra dizer qual ajuste precisa ser feito, se é na mola ou amortecedor, mas é fato que a suspensão como conjunto precisa ser recalibrado.

2 curtidas

Bom ponto. Em alguns trechos eu mencionei o “conjunto” por esse motivo, mas ficou bem inconsistente.

Pretendo sim, amanhã vou levar para a revisao dos 40k e relatar esse problema e aguardar ou sair recall ou a produção nacional de amortecedores para o mini. Adaptar do corola vai gerar perda de garantia.

1 curtida

Tô exatamente nessa situação.
Quero muito trocar mas aguardando uma solução da BYD pra não perder garantia.

Se conseguir alguma info mais precisa do que tanto foi alterado no conjunto do Mini 2026 compartilha aqui com a gente. Na ccs que comprei não consegui nada.

1 curtida

Hoje rodei uns 9 km na versão 2026, passei por várias lombadas e pista com ondulações, realmente a suspensão foi acertada e parecia muito com a do meu Onix plus turbo. Parece que a concessionária tá proibida de comentar as mudanças técnicas, não consegui nenhuma informação, acho que estão com medo dos consumidores pedirem um Recall para os modelos anteriores.

1 curtida

Recall tbm é querer mamar chorando. Entendo que a suspensão pode ser irritante, mas não justifica um recall se funciona corretamente.
O pessoal está querendo esfolar a BYD por tudo, sendo que a poucos anos atrás e por mais de uma década, a gente comprava carro que nem tapete vinha original de fabrica.

4 curtidas

Concordo com o @driver. Recall é pra problema sério que pode colocar em risco a vida de ocupantes ou não.

Muito provavelmente as concessionárias não estão comentando nada porque não sabem de nada mesmo.

Sim, mas eu pagaria para fazer a mudança sem pensar duas vezes, principalmente porque na concessionária eu manteria a garantia.

1 curtida

Em asfalto ondulado, pelo menos o meu, vai junto na ondulação. Minha esposa tem labirintite e, numa viagem que fizemos, com asfalto regular, ela não suportou viajar no banco de trás. Na frente, sem problema. Não acho molenga, mas é, de fato, mais macia que os demais carros que rodam no Brasil.