Troca de Coluna de Direção Dolphin GS

Olá, pessoal!

Tenho um BYD Dolphin GS 2023/2024 desde dezembro de 2023. Uso bastante em estrada para visitar clientes e também no dia a dia pessoal.

A partir dos 20.000 km comecei a notar um barulho na suspensão. Na primeira vez, a concessionária trocou a caixa de direção em garantia. Importante: esse barulho só aparece em piso de paralelepípedo (ou irregularidades bem fortes), o que é raro nos meus trajetos habituais.

Com cerca de 80.000 km, durante uma revisão na BYD Dahruj (Campinas), reclamei novamente do barulho. Diagnosticaram problema nos amortecedores dianteiros, autorizei a troca e paguei pelo serviço.

No mês seguinte, o barulho voltou. Dessa vez, diagnosticaram novamente a caixa de direção. Autorizei a troca e paguei pela peça (a mão de obra foi isentada).

Uma semana depois, o ruído persistiu. A concessionária trocou a caixa de direção pela terceira vez, agora em garantia. Mesmo assim, o problema continua.

Em janeiro, deixei o carro alguns dias na concessionária em Campinas. Chegaram à conclusão de que o defeito está na coluna de direção, e a peça nova custa R$ 8.500,00.

Já encontrei opções de coluna usada (em sites como Mercado Livre e desmanches, com preços bem mais baixos), mas o desafio é encontrar quem instale com segurança e conhecimento técnico, já que é um componente elétrico/híbrido do sistema de direção.

Alguém conhece oficinas de confiança em Campinas e região (ou até no Rio de Janeiro) especializadas em BYD, elétricos ou direção assistida elétrica que possam fazer essa substituição? A concessionária só trabalha com peça nova.

Agradeço desde já qualquer indicação ou experiência similar!

Abraços,

Carlos

Ué, pq vc está pagando por essas peças se seu carro ainda está na garantia?

O amortecedor até penso que justificaram como mal uso, mas o resto?

2 curtidas

Troquei a do meu Dolphin em garantia.

Tb acho que é caso pra garantia. O @julio e outros aqui sempre falam que a Dahruj Jundiaí é muito melhor que a de Campinas, eu tentaria a garantia lá.

Em caso de não conseguir mesmo a garantia, eu procuraria uma empresa especializada em suspensão, não em carro elétrico ou BYD. Para isso eu recomendo a Suspentécnica em São Paulo (Vila Olímpia), eles só trabalham com suspensão, seja de carros antigos, carros de corrida, carros de luxo ou “normais”. Ali não tem erro. Mas não sei se trabalham com peça usada, acho que ficaria dificil para dar garantia do trabalho deles.