Usando motor do Dolphin para converter um carro a combustão

Fiquei fascinado com esse.projeto de conversão de um Chevette para elétrico: https://youtube.com/playlist?list=PLWy5a67180vQ

Estava pensando em fazer algo similar usando motor do Dolphin em um Jipe que foi fabricado com mecânica de Kombi (foto em anexo para matar a curiosidade). Idealmente com uma bateria diferente da original, uma que eu possa “empilhar” uma vez que não quero mudar o assoalho para colocar a bateria.

1. Gostaria de saber se alguém tem notícias de algo similar.
  2. Se alguém sabe dizer se dá para ligar o motor do dolphin com bateria de outro carro.
1 curtida

Dá uma olhada no projeto do Letra Jota. Motor de Mini Dolphin com baterias de Taycan num Uno.

4 curtidas

Obrigado pela dica. Já tinha visto alguns vídeos do canal. Vou assistir com calma. Tinha visto que eles tinham refeito a bobina. Minha idéia é mexer o mínimo possível. Só o formato da bateria que está me dando dor de cabeça.

Eu até tenho vontade de usar ocasionalmente carro antigo como fusca, opala, Corsa de primeira geração, mas os problemas e desconforto desencorajam… uma versão eletrificada desses mesmo que para curta locação e autonomia de ate 100 km seria uma ótima pedida para variar…

Obs. Esse motor que eles rebobinaram acho que foi queimado devido aproblemas de BMS … kkkk

Eles rebobinaram para poder trabalhar com uma tensão mais baixa, entre 70-100v. O Dolphin trabalha com a bateria na casa dos 300v. Uma controladora que trabalhe nessa tensao (acima dos 300v) é muito mais cara e por isso eles usaram controladora de motos eletricas, que sao mais em conta. Usar a controladora original do carro é quase impossível (ao menos atualmente), pois a BYD não disponibiliza acesso ao software para poder adapta-la. Alem que a BMS também é assim (proprietária), se você for refaze a bateria terá que também ter uma bms, ligando cada celula na mesma, o que é bem trabalhoso.

2 curtidas

Pois é. Andei pesquisando alternativas e parece que o motor mais versátil pra esse tipo de projeto é do Nissan Leaf. O problema é que parece que foi pouco vendido no Brasil. Mas no geral, tem que ser alta tensão pra ser mais eficiente mesmo.