Usar wallbox como carregador portátil, em tomada de 32A é possivel?

Olá pessoal,

Tenho um dolphin mini e vou realizar uma viagem, no local que irei me hospedar tem uma tomada industrial de 32A.

Tenho um carregador portátil da própria Byd, mesmo fazendo uma extensão com a entrada pra tomada industrial, acredito que não conseguiria usá-lo pois não teria como regular a tensão/voltagem, no carregador da Byd não existe essa função, correto?

No caso do Wallbox, teria como fazer uma adaptação, para usá-lo como carregador portátil?

Em vez de ligá-lo no quadro de proteção, adaptar uma tomada de 32A macho, e assim carregar na tomada industrial do local da hospedagem?

Será que teria como fazer isso? É seguro?

Alguém já fez algo parecido?

Desde já agradeço

É perfeitamente possível e nem seria exatamente uma adaptação. Só ligar corretamente mesmo e plugar.

Mas um detalhe importante é que o Wallbox não tem ajuste de corrente, então ele vai tentar entregar sempre 32a para o carro. Isso é relevante porque nem toda tomada industrial tem instalação (fiação, disjuntores, etc) pra entregar 32a.

2 curtidas

Obrigado pela informação, amigo.
Sou leigo e adquiri meu primeiro EV tem pouco tempo.

Pesquisei bastante e não vi ninguém falando se poderia usar o wallbox dessa forma, como “portátil.”

Se caso a tomada da hospedagem, não tenha a instalação correta para entregar os 32A, o que pode ser danificado? O wallbox, o veículo, a instalação da tomada, todos?

Tecnicamente como o @dawtaylor disse é viável. Mas tem também a questão legal, p.ex. se fosse num condomínio em SP as novas normas proibem o uso de carregadores portáteis, o que seria o caso. No caso do hotel, pode não haver os dispositivos de proteção requeridos pelas normas e eles poderiam implicar.

É claro que tem algum preciosismo aqui, mas se você já falou com o hotel e eles disseram que está tudo bem carregar, então isso deixa de ser um problema.

2 curtidas

Acredito que tenha toda a instalação correta necessária.

A hospedagem é uma cabana no meio da serra, e a tomada industrial instalada e na garagem, justamente para carregar os carros.

Obrigado pelas informações.

2 curtidas

É bastante provável que você esteja correto, mas eu confirmaria com a hospedagem antes. Talvez seja mais seguro usar o portátil e carregar mais lentamente, do que chegar lá e não conseguir carregar.

Lembrando que, se colocar um portátil de 16a (por exemplo) em uma tomada de 32a ele vai funcionar normalmente a 16a. Se o carregador estiver abaixo da potência máxima, não tem problema nenhum, o que não pode é estar acima…

1 curtida

Mas para tomadas industriais, o tamanho do plugue é diferente por corr e nem máxima.

Então se a tomada de 32A do carregador conectar, é porque a instalação tem que estar apta a essa corrente máxima.

Se não estiver, aí o hotel tem um problema grave de segurança e adequaçãoàs normas e eu nem me hospedaria lá…

Quanto à regulamentação dos bombeiros, é somente válida no estado de São Paulo (nao vi nas msgs onde é o hotel) e em garagens fechadas a proibição para carregadores em modo 2 (portáteis ou, nesse caso, o wallbox portátil…rs).

Nem toda tomada industrial azul é feita para 32a… não dá pra saber a corrente máxima somente pelo conector.

Essa, por exemplo, é pra 16a.
https://www.eletricaarea.com.br/tomada-industrial-femea-2p-t-16a-220240v-6h-azul-steck

Essa outra pra 125a.

Que eu me lembre a diferença de cores existe mais entre tomadas bifásicas e trifásicas, a última é vermelha.

Edit. Fui confirmar sobre o padrão e, segundo a Wikipédia, a codificação por cores está relacionada a voltagem apenas.

A tomada azul de 16A é menor que a de 32A, não encaixa uma na outra…

A cor diferencia a tensão.

2 curtidas

Mandei mensagem ao proprietário questionando se a instalação foi feita corretamente, com todas as proteções necessárias!

O meu carregador é o portátil da Byd, que veio com o veículo, acredito que seja o de 16A.

Então pra carregar nessa tomada de 32A, com o meu carregador portátil, teria que ter uma extensão, em uma ponta um conector fêmea de 20A, e na outra ponta um conector macho para tomada de 32A, seria isso?

Essa é a tomada que está disponível na cabana

1 curtida

Isso.

Compre um conector fêmea de 20A de boa qualidade e garanta que não está em um local que possa ser molhado, pois esse tipo de conector não tem proteção contra água.

Monitor a temperatura “emenda" de tempos em tempos, pois se os pinos ficaram um pouco frouxos, devido à qualidade do plugue, aí pode esquentar mais do que deveria.

2 curtidas

A tomada é de 32a, então a instalação teria que suportar o Wallbox da maneira que pretendia utilizar. L

Eu so iria por esse caminho se a carga a 7kw fosse realmente importante. Chegar praticamente zerado e carregar o mais rápido possível pra sair cedinho no dia seguinte, por exemplo.

Eu faria um adaptador (extensão curta) de 20a pra industrial 32a. Procure uma loja de materiais elétricos de confiança e deixe claro que a tomada vai ter que trabalhar pra valer e vão te orientar os componentes corretos. Por via das dúvidas, eu usaria um cabo PP 3 vias de 6mm cada, 50cm a 1m.

1 curtida

Valeu demais pela informações!

Valeu demais pelas informações, tmj parceiro!