Uso de transformador para carregar carro elérico

Boa Noite Amigos … gostaria de aproveitar este forum para trocar algumas ideias sobre um problema que estou enfrentando no prédio onde moro. Vamos a contextualização :

Moro no RJ em um prédio da decada de 80 e com 30 apartamentos. Meu apartamento está a venda a 1 ano, mas ainda não recebi uma proposta decente. Recentemente resolvi adquirir um dolphin plus e antes de comprar perguntei a sindica sobre a possibilidade de colocar mais uma tomada de 220V / 20a com fiação nova de 4 mm na garagem apenas para quebrar o meu galho. Minha ideia é usar esta tomada em ultimo caso, pois moro perto de um shopping que tem carregadores da volvo lentos ( 6 horas para carregar) e o preço do estacionamento máximo é R$ 28,00.

Atualmente apenas eu e um outro morador possuimos carros eletricos. O outro morador usa uma tomanda 110V / 20 A com fiação nova de 4mm no prédio.

Resumindo, a sindica falou que vai colocar mas já se passaram 4 meses e nada … sempre que toco no assundo ela me diz que o meu caso está na fila … não sinto interesse dela em me ajudar pois ela sabe que estou vendendo o meu imóvel.

Neste final de semana choveu muito e os carregadores da volvo no shopping estavam inoperates. Acabei usando a tomada de 110V / 20 A … que sofrimento … 28 horas de previsão para carregar o carro … 1,8 kw … tava com uns 23% de bateria o meu carro …

Como estou de saco cheio de implorar para a sindica uma tomada de 220v, passou pela minha cabeça de comprar um transformador de 110V para 220V de uns 4200Va … será que vai carregar mais rápido ? Não sou eletricista, mas conheço um pouco … 4200 Va / 220v = 19 Amperes. A tomada do meu carregador portáttil é de 20 amperes no máximo. Se funcionar seria uma melhora e tanto …

Gostaria de trocar ideias com a comunidade … alguem tá passando por algo parecido ? Será que essa minha ideia é viável ?

Abraços !!

A fiação com certeza não é 0,4mm como disse, e a tensão deve ser 127V.
Se usar um auto-transformador 127 para 220V, no lado de 220v a corrente máxima que pode usar é de aproximadamente 11A, como as correntes ajustáveis no carregador portátil são de 8A, 10A, 13A, 16A, 25A ou 32A, só vai poder usar a de 10A, no final das contas a potência de carga é de 220x10= 2200 VA, apenas um pouco a mais que em 127V

Obrigado pela resposta . A tomada que usei é 110v / com tomada de 20 A / a fiação é nova 4 mm. Fase (110), Neutro e Terra. Eu medi. Usei o meu carregador portátil a 16 amperes e a taxa de carregamento oscilou entre 1,7 e 1,9 kw.

Talvez dê na mesma … se realmente não tiver como aumentar a amperagem do transformador acho que dá na mesma. … estou estudando o assunto.

Olhei esse cara … me parece que a saida 220 é 20 amperes … acho que dá para colocar o carregador manual nele a 16 amperes . No caso esse é 5000va.

Não achei caro … mas não queria comprar a toa …

@MSoares Infelizmente não vai adiantar nada usar um transformador. Seu problema é de disponibilidade de potência, não o fato da tomada ser 110V ou 220V. A tomada de 110V de 20A vai fornecer no máximo 2200W (110 x 20).

Não importa se vc coloca um transformador para 220V, 50V ou 500V, a potência vai ser sempre a mesma (menor até devido as perdas no trasformador). Por exemplo, se vc colocar um transformador de 110V para 220V ele vai consumir na entrada 110V e 20A e vai fornecer na saída 220V com 10A, que vai dar os mesmos 2200W.

1 curtida

Entendi … muito obrigado pelo esclarecimento …

Agora entendi. Que pena … vou ter que continuar a pertubar a sindica …

Obrigado !

O ideal seria você fazer uma instalação mais definitiva puxando do quadro de luz do seu apartamento até a sua vaga (se for demarcada). 4mm é bem pouco pro carregador. Teria que limitar a uma amperagem baixa pra não esquentar e no pior dos casos pegar fogo. Aqui puxei + ou - 30m de cabo 10mm PP até a minha vaga. Lá instalei o carregador da BYD com a ajuda de um eletricista de confiança (honesto e com bom preço). Ficou perfeito. Nada esquenta e carrega sempre a 6,2.

O transformador tem potência máxima de 4200, a tomada vai disponibilizar 2200, o que vai acontecer provavelmente é que o disjuntor vai cair se tiver bem dimensionado ou você vai ter um incêndio nesse fio de 4mm aí

Eu quis dizer quadro de luz geral do prédio, que normalmente fica na garagem.
De toda forma, o ideal é que saia do medidor do seu apartamento.
Assim, fica mais justo e poucos vão reclamar.

@dchediek

Pois é … seria o melhor dos mundos, mas a vaga não é fixa … eu pensei nisso …

Passaria um cabo de 6 mm passando por um quadro de proteção e ligaria a wallbox … meu sonho …

Além do meu prédio ser pequeno de 30 apartamentos enfrento a resistência dos demais moradores em fazer melhorias deste tipo pois acaba onerando o condomínio e como falei por enquanto apenas 2 moradores possuem carro elétrico…

Este é apenas um dos motivos pelo qual estou tentando vender o meu imóvel … o prédio começa a cair aos pedaços porque os moradores só querem fazer o mínimo necessário para não onerar o condomínio. Só pensam reativamente (presente) e não pró ativamente (futuro) …

@MSoares sei q está vendendo, mas como solução temporária, veja quanto um eletricista cobra para ligar uma tomada de 220V, 20A com medidor wattímetro - custa menos de 200 reais no ML. Veja com o outro morador que tem carro elétrico se vcs podem rachar o custo e se vale a pena pra vcs.

Se mesmo assim a síndica não liberar, faça uma votação em assembleia. Como não teria custos para os outros e o serviço seria realizado por um profissional, costuma ser votado sem problemas.

Boa !! É o meu vizinho de porta …vou conversar com ele … pago por fora junto com ele a conversação da tomada de 110 para 220 e colocamos um medidor (wattimetro) para verificar o consumo …

Só conheço esses medidores que colocam em quadro … mas vi uns de tomada … eles só medem até 16a.

Gosto muito dos seus comentários sempre agregam muito !! Obrigado !

Bom dia.

Fiz um vídeo no meu canal sobre o uso de transformador no wallbox. Foi para responder a um inscrito do canal, mas pode ser feita uma analogia para o carregador portátil pois o comportamento antes e depois do transformador será o mesmo.
Se for ligar um transformador para elevar a tensão, tenha certeza antes que a linha de 127V suporta a corrente que será solicitada.

Link do vídeo:

Valeu!

1 curtida

@DanidePaula

Sensacional … muito bem explicado …

Não restou dúvida !!

Muito Obrigado

1 curtida