Utilizando Transformador para carregar em 11Kw

Eu comprei um carregador portátil Feyree de 22Kw com a intenção de carregar meu dolphin plus a 11Kw, e quando viajasse leva-lo e carregar a 7Kw ou até a potencia que e a fiação local suportasse. Porém, não consegui utiliza-lo nem em 11Kw(precisa de 380 trifasico - três fases de 220V) e nem em 7kw(precisa de 220 monofasico). Minhas opções eram, vender o carregador ou comprar um transformador. Optei por ficar de olho em leilões e na OLX, e depois de uns 3 meses consegui achar um por um preço que eu achei bom(R$1900 por um trafo de 25Kw). Porem quando fui instalar, não deu certo. Não tinha reparado que o enrolamento do primario(380V) era em triângulo, portanto não tinha neutro(mais um requisito pro carregador funcionar). Como comprei pela Olx e fui buscar em outra cidade(90km) ja estava dando como perdido e estava pronto pra anunciar a venda dele. Porem o vendedor disse que aceitaria devolução, e algumas horas depois ele disse que conseguiria fazer a troca por outro transformador com enrolamento estrela(com neutro) de 35Kw pelo mesmo valor. Surpreso pela honestidade do vendedor, na mesma hora ja montei no carro e fui fazer a troca do transformador.

Agora alguns dados sobre como é utilizar um trafo pra carregar o carro.

Carga de (31% - 100%) 69%= 41,74Kwh
Consumo pelo medidor = 48.57Kwh
Perca = aproximadamente 16%

Só lembrando que essa perca não é somente do trafo, é a soma do transformador + conversão em DC pelo carro.

Somente do trafo, eu encontrei um dado interessante no medidor e gostaria da opinião de alguem que tenha mais conhecimento na área. O medidor mostra o valor consumido de energia reativa, pesquisando sobre isso, vi que é uma energia que não “realiza trabalho”, mas que é utilizada para gerar campos magnéticos(exatamente o que um trafo faz). Seria essa a perca do trafo?

Total de energia ativa total consumida em 2 recargas(medidor chegou ontem) = 71,31kwh
A energia reativa foi 2.05kwh

Tambem notei que a energia reativa não é contabilizada como consumo, e se não me engano nem a concessionária cobra por ela. Mas se ficar muito elevada ela pode exigir instalação de banco de capacitores para regularizar essa situação (não entendo muito dessa area).

O consumo em vazio por fase varia em 2A e 3.7A



Então definitivamente não é uma boa ideia deixar o trafo ligado enquanto não esta carregando o carro, ja que a soma das 3 fases consome 1100W

Como é trifasico, a corrente na fiação ficou menor do que no carregador de 7Kw(32A), ficou em 28A. 127V x 28A x 3(Fases) ~ 10.5Kw

E no secundario, ficou em 16A. 220 x 16A x 3(Fases) ~ 10.5kw

E a potência de carregamento no painel do carro fica entre 9.5 - 9.7Kw o que da um ganho de aproximadamente 55% na velocidade de carga em comparação com os 6.2Kw do carregador de 7Kw.

Por enquanto é essa experiência que queria compartilhar, se alguem tiver algo a acrescentar ou alguma dúvida, pode mandar que eu respondo na medida do possível.

1 curtida

A energia consumida é expressa em kwh, só kw é a potencia ativa instantânea.
Realmente a potencia reativa não realiza trabalho mas é trocada entre a fonte e a carga sobrecarregando os condutores. Nas instalações residenciais o medidor de energia instalado só mede kwh, portanto a reativa não é percebida