Ventoinha ou compressor ligado mesmo com carro desligado

Olá tenho um Dolphin Plus e notei e nesses dias que deu uma esfriada por aqui (20°C), quando cheguei com o carro na garagem e desliguei, ele manteve por uns minutos algum sistema ligado. Como se fosse uma ventoinha ou compressor do ar, bem baixinho.
Sei q ele tem um sistema para resfriar ou aquecer baterias, mas nao encontrei nada no manual qua justificasse.
Observações:
Nao abusei da velocidade nem aceleração no trajeto.
Nao estava tao frio assim
Notei que com o tempo desse dispositivo ligado o parabrisa ficou todo embaçado por dentro, como se vazasse calor pra dentro do carro.

Ja aconteceu com vcs? Sabem do que se trata?

Olá amigo, tenho um GS e reparei que começou a ter exatamente esse mesmo comportamento esta semana, também estou em busca de informações!

O meu reparei que de vez em qdo ele deixa ligado ar no para-brisa, logo qdo desligo o carro.

Só um palpite, mas pode não ter a ver com a bateria, pode ser um tipo de “secagem” do ar condicionado pra tirar o gelo/agua que condensa na evaporadora, pra evitar a proliferação de fungos/bactérias e causar mau cheiro.

Sobre isso @Roluber , o ar do meu Dolphin sempre inicia o dia um com um cheiro ruim por uns 30 segundos até ficar normal. O gerente de oficina da CSS disse que é preciso ligar o ar no aquecimento total por um tempo para matar os micróbios e eliminar esse cheiro, vou aproveitar o fim do calorão para testar isso.

O meu acontece isso tbm… achei que era coisa da minha cabeça pq o cheiro é bem passageiro, logo depois que liga, ja passa…

Como utiliza o ar condicionado? Deixa no Auto e regula somente a temperatura? Ou deixa manual com a temperatura bem baixa tipo 21, 20, 19, e só aumenta ou diminui a ventilação?

Pergunto pq se a temperatura estiver muito baixa, pode estar gerando muita humidade por conta da condensação do ar.

No meu ainda não aconteceu isso, pq eu uso o carro 90% das vezes e uso sempre no auto e sempre entre 23 e 25 graus. Minha esposa tem a mania de tirar do automático, e colocar em 19, e em outros carros já tivemos esse problema que acredito ser por conta disso.

Acredito que é a gestão de temperatura do carro mesmo, lembrando que bateria e inversões são resfriados pelo fluido do ar condicionado.

Não é tão complexo como um Tesla, mas deve ter uma série de estratégias tanto para resfriar quanto para esquentar algum componente.

No seu caso ai vejo que ele poderia ter ligado o compressor do ar condicionado para resfriar a bateria e o inversor, ou só inversor, algo assim.

Infelizmente não temos acesso ainda as documentações técnicas dos modelos que vieram ao Brasil, tem um maluco que disponibilizou no Github, mas é de outros modelos mais antigos e tudo em mandarim.

Nesse dia por estar mais frio o ar nem foi utilizado… o mesmo qdo fui pra Campos do Jordão… lá mais frio ainda. Por isso não liguei a questão ao ar cond interno do carro… a impressão é que liga pra alguma coisa fora, mas por algum motivo “vaza” ar quente pra dentro do carro… nada exagerado, mas como dentro fica mais quente que fora é o suficiente pra embaçar todos os vidros
aconteceu só 2 vezes até agora
vamos ver com a chegada do inverno como fica

Percebo isto tb. Pra mim parece barulho normal de dilatação de ar condicionado.
Me parece inclusive que tem alguma ventoinha tão bem balanceada que ela permanece girando na inercia por mais de 1 minuto depois de desligado o carro.

1 curtida