Votação Portal e-Cidadania - Isenção de IPVA para veículos elétricos e híbridos em todo o Brasil

9 curtidas

Estava vindo ao fórum para postar mas cheguei atrasado hahahaha

1 curtida

Infelizmente a vida não funciona assim, diversos estados estão entupido em dividas e corrupção, e não conseguem sequer fechar suas contas não vão abrir mão dos im postos

2 curtidas

Oi Marcelo, aqui em SC, nao acredito que seja divida ou corrupção, mas sim
falta de vontade mesmo. Acho que eles pensam que um projeto deste, vai atrapalhar a carreira deles, pois consideram que VE, seja veiculo da elite e não de pessoas que tenham visao ecologica ou economica. Lamentável

1 curtida

Em SC era isento la no começo, em 2018. Mas depois os ricos compraram seus teslas e BMWs eletricas, tiraram a isenção, acredito que em 2022.

1 curtida

Acho que não é só isso. Pq na Bahia, salvo engano, a isenção é até um determinado valor do veículo (não sei se R$ 300 mil). Daria para fazer assim, então.

O ponto, acredito, é que existe uma questão política onde um grupo quer apoiar os veículos movidos a hidrogênio (ao qual o governador de SC é ligado), enquanto o outro quer elétrico.

Na real, os 2 são úteis e atendem melhor grupos diferentes de pessoas/empresas. Um não deveria anular o outro. É uma bobagem esse tipo de visão.

Nada tira da minha cabeça que essa insistência em que somente o hidrogênio é o futuro está relacionado ao lobby dos postos de combustíveis, e de toda a rede envolvida, claro.

No elétrico a bateria a nossa dependência dessa mafia é drasticamente reduzida. Eu comprei o meu porque tenho placas solares que geram energia em excesso, ou seja, os milão que ficavam no posto todo mês já não vão ficar mais.

3 curtidas

O hidrogênio é altamente explosivo e a molécula é tão pequena que vai atravessando as paredes de aço dos tanques. Existe uma ótima forma de estabilizar o hidrogênio e impedir que atravesse as paredes dos tanques que é associá-lo a átomos de carbono e oxigênio, formando etanol. Só que o segmento dos produtores de cana e etanol quer fazer justamente o contrário para travestir de produto ecológico e tecnológico. De ecológico não tem muito, haja vista que a produção de etanol pode emitir uns 40% de gases de poluentes, comparado com a cadeia de produção da gasolina… Em resumo, já temos etanol, hidrogênio é desnecessário, custoso de transportar e armazenar e é mais perigoso. Com a tecnologia de baterias de lítio LFP, o carro elétrico se tornou, barato, viável e seguro. É tudo lobby, infelizmente… É importante esclarecer a população que hidrogênio é populismo. Já os carros híbridos plug-in, acho que merecem uma redução na base de cálculo do IPVA. A única coisa honesta e de bom senso a fazer com elétricos abaixo de segmento de luxo é dar isenção total. Estas informações precisam ser diviulgadas para todos. Alguém reparou que anda fazendo calor extremo e que estamos ainda no inverno? Todo esforço para combater a Catástrofe Climática é necessário.

3 curtidas

Gente, cliquem no link do senado na primeira mensagem, votem e divulguem! Gasta só um minutinho!

1 curtida

Conversando com um amigo deputado estadual, ele disse que a tendência é todos os estados pararem com isenções e até aumentarem os impostos… isso porque dentro se alguns anos, com a reforma tributária, os estados vão receber uma média da arrecadação de impostos dos últimos anos

Se derem isenção agora, essa média cai

aqui na Paraíba, o Governador já enviou a lei que foi aprovada na AL por unanimidade, falta só sancionar. Amém

1 curtida