Estava vindo ao fórum para postar mas cheguei atrasado hahahaha
Infelizmente a vida não funciona assim, diversos estados estão entupido em dividas e corrupção, e não conseguem sequer fechar suas contas não vão abrir mão dos im postos
Oi Marcelo, aqui em SC, nao acredito que seja divida ou corrupção, mas sim
falta de vontade mesmo. Acho que eles pensam que um projeto deste, vai atrapalhar a carreira deles, pois consideram que VE, seja veiculo da elite e não de pessoas que tenham visao ecologica ou economica. Lamentável
Em SC era isento la no começo, em 2018. Mas depois os ricos compraram seus teslas e BMWs eletricas, tiraram a isenção, acredito que em 2022.
Acho que não é só isso. Pq na Bahia, salvo engano, a isenção é até um determinado valor do veículo (não sei se R$ 300 mil). Daria para fazer assim, então.
O ponto, acredito, é que existe uma questão política onde um grupo quer apoiar os veículos movidos a hidrogênio (ao qual o governador de SC é ligado), enquanto o outro quer elétrico.
Na real, os 2 são úteis e atendem melhor grupos diferentes de pessoas/empresas. Um não deveria anular o outro. É uma bobagem esse tipo de visão.
Nada tira da minha cabeça que essa insistência em que somente o hidrogênio é o futuro está relacionado ao lobby dos postos de combustíveis, e de toda a rede envolvida, claro.
No elétrico a bateria a nossa dependência dessa mafia é drasticamente reduzida. Eu comprei o meu porque tenho placas solares que geram energia em excesso, ou seja, os milão que ficavam no posto todo mês já não vão ficar mais.
O hidrogênio é altamente explosivo e a molécula é tão pequena que vai atravessando as paredes de aço dos tanques. Existe uma ótima forma de estabilizar o hidrogênio e impedir que atravesse as paredes dos tanques que é associá-lo a átomos de carbono e oxigênio, formando etanol. Só que o segmento dos produtores de cana e etanol quer fazer justamente o contrário para travestir de produto ecológico e tecnológico. De ecológico não tem muito, haja vista que a produção de etanol pode emitir uns 40% de gases de poluentes, comparado com a cadeia de produção da gasolina… Em resumo, já temos etanol, hidrogênio é desnecessário, custoso de transportar e armazenar e é mais perigoso. Com a tecnologia de baterias de lítio LFP, o carro elétrico se tornou, barato, viável e seguro. É tudo lobby, infelizmente… É importante esclarecer a população que hidrogênio é populismo. Já os carros híbridos plug-in, acho que merecem uma redução na base de cálculo do IPVA. A única coisa honesta e de bom senso a fazer com elétricos abaixo de segmento de luxo é dar isenção total. Estas informações precisam ser diviulgadas para todos. Alguém reparou que anda fazendo calor extremo e que estamos ainda no inverno? Todo esforço para combater a Catástrofe Climática é necessário.
Gente, cliquem no link do senado na primeira mensagem, votem e divulguem! Gasta só um minutinho!
Conversando com um amigo deputado estadual, ele disse que a tendência é todos os estados pararem com isenções e até aumentarem os impostos… isso porque dentro se alguns anos, com a reforma tributária, os estados vão receber uma média da arrecadação de impostos dos últimos anos
Se derem isenção agora, essa média cai
aqui na Paraíba, o Governador já enviou a lei que foi aprovada na AL por unanimidade, falta só sancionar. Amém