Wallbox acendendo a luz vermelha

Meu wallbox tava do nada indo pra luz de warning com 10 minutos de carregamento. Investiguei e meu problema foi o seguinte.

Alguns fios do DR folgados,
Os fios atrás do Wallbox folgados também. Chegou até a derreter uma parte do plástico pois só tava pegando um pedaço do fio e isso fez esquentar muito.
Não danificou porque eu senti um cheiro de queimado e desliguei.
Chamei outro eletricista e o mesmo fez toda investigação , na parte da ligação atrás do meu wallbox tinha sido feita sem os terminais , o outro eletricista tinha enrolado o fio nos parafusos e isso é uma coisa que não devem fazer.

Outra colocação, passada pelo segundo eletricista foi que não tinha necessidade de colocar o DPS no disjuntor do wallbox, pois na minha região é raro ter raio, e na instalação geral mesmo assim tem um dps da casa.

Então na instalação nova do meu wallbox ficou: IDR de 25 + Disjuntor de 63a , venho usando dessa forma há pelo menos umas 13 recargas e funciona perfeitamente.

Então se tiver desarmando o disjuntor ou indo pro warning, vejam se tá tudo apertado da forma correta. É a primeira dica que recebi que não achei por aqui.

Espero ajudar. Grande abraço.

1 curtida

Você usou fio de quanto? Conversei com um engenheiro sobre bitola de fio e disjuntores do WallBox, e ele disse que o ideal é que o fio aguente os 63a do disjuntor porque assim o fio não esquenta e evita que ele derreta, por exemplo se colocou fio de 6mm o máximo do disjuntor tem que ser 32a, se colocou um disjuntor de 40a aí o recomendado é por fio de 10mm e por aí vai… não estou falando do DR, mas do disjuntor do próprio WallBox.

Usei o fio de 10mm mas acho que vou trocar pra um de 15. A distância lá é de uns 25m.

Tá chegando os 220 normal , os disjuntores ficam um pouco morno mas longe de esquentar. Os fios nem chega a esquentar. Mas de toda forma creio que vou trocar.

Colocou na ponta dos fios terminais apropriados? Fio de 10mm já é superdimensionado para o uso.
Se não tiver terminal ou nao estiverem bem prensados ai realmente aquece na ponta e causa o desarme.

1 curtida

Eu coloquei fio 6mm hepr, achei que poderia esquentar mas nem faz cócegas , agora o disjuntor de 40a esquenta razoável. Acho que uns 30-40 graus ele chega.

Se considerar que a temperatura ambiente tá quase 30ºC, está até esquentando pouco.

Pessoal, boa noite! Estou notando o plug que conecta no carro do meu wallbox está esquentando bem. Isso é normal?