Na minha opinião, funciona. Mas não pra todos os casos. Se for o único carro, se pegar estrada de vez em quando, pode precisar de um pouco mais de capacidade de carga, pra não depender de carregadores públicos, claro.
Nesse final de semana mesmo, fiz uma viagem de 273km ida e volta no sábado, cheguei em casa 17:00 com cerca de 26%. De boa, mas aí minha esposa combinou de visitar uns amigos numa cidade há uns 60km de casa, 120km ida e volta. Tive umas 2 horas pra dar uma carguinha pra não ir no limite. Nessas duas horas eu saí de 26% pra 42% e foi o suficiente pra ir e voltar com alguma folga. Se fosse num carregador de 10a a 220v eu teria saído de 26% pra 32% ±. Então ter um pouco mais de potência pode ser útil ainda que esporadicamente.
Certamente. Faltou dizer que eles tem outro carro a combustão.
Ja aconteceu comigo tbm, de ser surpreendido com uma pequena viagem, e nem ter carregado… Ter apenas o eletrico traz esses inconvenientes, dai vai de cada um. Por hora, não me vejo apenas com eletrico, apesar dele ser a minha escolha no dia a dia…
Bom, pra resumir a historia. Um wallbox não é necessariamente indispensável.
O que é indispensável é ter um ponto de recarga confiável e validado.
Basta ter uma tomada de 32A e as devidas proteções elétricas(desde que a rede do condomínio suporte) e um carregador portátil de 7Kw.
O portátil vai carregar na mesma velocidade de um wallbox. Ele pode ainda ser configurado para carregar com menos potencia e evitar problemas na rede elétrica e vai com vc para o trabalho e viagens, podendo receber adaptadores para salvar uma viagem até em tomadas de 10A.
O portatil é até mais versatil que o wallbox, se for um de 32A(7kw) ele substitui o wallbox sem problema.
Só a titulo de curiosidade, fui pra uma chacara no interior de minas no carnaval, e o único ponto 220V eram os chuveiros. Peguei meu cabo de extensão(um sem nenhum conector) liguei no sindal de porcelana do chuveiro e carreguei a 16A. Os fios do chuveiro eram muito finos(nao consegui identificar a bitola) e a 20A achei que estava esquentando muito. Como a chacara era alugada, não queria correr o risco de derreter nada.
Sei que o chuveiro puxa mais de 20A, mas acredito que pelo tempo do banho ser bem menor que o tempo de recarga do carro, nunca deu problema lá. Mas com certeza o fio não era compativel pro chuveiro.
@GuilhermeR Olá Guilherme. Vou te passar minha experiência pois é basicamente a mesma situação da sua. Eu tenho um dolphin plus a quase 1 ano. Eu uso uma tomada comum para carregar o carro todos os dias com o carregador padrão fornecido pela byd. Eu moro em uma casa alugada e estou esperando a minha ficar pronta, então não quis gastar com a instalação do wallbox pois onde eu moro é absurdo o custo de mão de obra e é impossível instalar qualquer coisa sem pagar um profissional pois é proibido.
Como não podia mudar nada, comprei um smartplug de 20A que têm proteção contra curto e aquecimento. Se aquecer muito, ele simplesmente desliga antes que você derreta sua instalação, e te avisa no celular. Para mim têm funcionado.
Pelo tanto que você disse que vai andar, é totalmente viável usar só essa tomada.
A conta é simples, com o carro quente (quando você chegar rodando com ele e já colocar para carregar) você conseguirá carregar 1.5 a 1.7 kw por hora. Com ele frio você consegue carregar 1.8 a 1.9 kw por hora.
Você disse que vai pegar um mini, então a cada hora você vai ganhar no cenário mais pessimista de recarga (1.5 kwh) e no cenário mais pessimista de consumo de um mini (7 km por kw), por volta de 10.5 kms por hora de recarga. Ou seja, em todos os piores cenários, você precisará de 3 horas carregando seu carro para fazer sua estimativa de 30 kms diário.
Esse é o link do smart plug que comprei. Deve ter algum similar no Brasil:
Aqui em Recife solicitei 4 orçamentos que incluem mão-de-obra, equipamentos e ART. Ficaram todos entre R$2300 e R$2800 para instalar aqui no condominio.
Ainda acho muito caro mas a opção da tomada penso que nao me atendetia completamente.
O meu wallbox fiz tudo mega dimensionado, porém eu mesmo que fiz a instalação. Ficou perfeita. Carrega a 6.8kw/h meu dolphin mini, com todas as proteções necessárias, gastei pouco mais de 1300$ lembrando foram cabos de 6mm mais de 12m cada fio. Então só de fio, gastei uns 500$, fora os demais dispositivos DPS, IDR, disjuntores de 40a, e um tomada extra de 20a. E os cabos que ligam no wallbox
Eu tenho um carregador portátil Steck. Quase não uso o wallbox.
O Steck funciona em 110 ou 220V, a 10, 16, 25 ou 32 A. Vem com uma tomada industrial 32A, mas comprei um adaptador para tomada comum. No dia-a-dia, pra preservar a bateria, procuro usar a menor potência necessária, nunca passo de 3kW.
No seu caso, 30 km por dia, se for bem pé-de-chumbo, vai gastar uns 5 kWh. supondo que volte pra casa às 19:00 e saia às 06:00, deixe carregando em 110V a 10A, considerando perdas, dá uns 800W. Durante 11 horas, dá 8,8 kWh por noite.
Ou seja, com esse carregador portátil da Steck, mesmo sem fazer alteração nenhuma na fiação, atende a sua necessidade e vai aumentar muito a durabilidade da sua bateria. A bateria blade não vai nem sentir cócegas carregando a menos de 3 kW… Vai durar muito! Se você mantiver a carga entre 20 e 80%, provavelmente vai durar mais de 1 milhão de quilômetros!
Claro, numa emergência, você leva num carregador DC.
Se conseguir instalar 220V com 20A, vai poder carregar a 16A, dá uns 3 kW: 33 kWh por noite, quase uma carga completa.
Recomendo que coloque um clamper para proteger o carregador se for usar carregador portátil em tomada comum não protegida.
Bom dia, não vejo problema algum, até porque em meu caso o Walbox queimou com 15 dias de uso, até solucionar o problema, usei o portátil por mais de 20 dias, e nunca tive problemas, pelo contrário, até parece que foi melhor.
Como só carrego a noite, passei a carregar com mais frequência, e por isso, como não deixava baixar muito a bateria, a recarga nunca foi superior a 8 horas.
E no meu caso, coloquei um cabo de 6 mm e um disjuntor de 32A, e um plug de 20A de boa qualidade.
Até hoje intercalo o uso de walbox e do portátil, a fim de garantir que não haja nenhum problema na recarga, pois o portátil aquece menos durante a recarga, por usar menor amperagem no carregamento.
Fui pra SC domingo e fiquei em um airbnb… pedi pra usar a energia pra carregar o carro e falei que pagaria pela energia, me cobraram 50 reais. Valeu a pena porque carreguei uns 60kw/h, praticamente o preço de custo.
Tinha uma caixa de tomada só com os fios. Usei minha extensão com conector wago e fui feliz. Funcionou, mas não recomendo fazerem porque não tinha proteção nenhuma.