Estou pensando em comprar um Byd Dolphin Mini para começar a me aventurar no mundo dos carros elétricos, mas tenho uma dúvida: ter um carregador wallbox instalado em casa é indispensável ou um carregador portátil bastaria??? Carregar o carro somente com carregador portátil de baixa voltagem danifica a bateria de algum modo?
Rodarei pouco com o carro, no máximo 15-30km por dia. Moro em prédio com garagem individual fechada, que já possui uma tomada, o que é bom porque o veículo ficaria protegido de chuva e sol durante o carregamento. Seria somente o caso de adaptar a tomada para uma corrente adequada, que pelo que li no fórum é em torno de 20A.
Perdão se já existe a discussão no fórum, sou membro novo.
Eu não vejo problema. Apenas tenha certeza de comprar um carregador portátil ajustável que permita recarga em 16a, ou que seja exclusivamente a 16a.
Sobre a adaptação da tomada. Não deve ser nada complexo. Troca de bitolas dos cabos, disjuntor, plugue e afins.
Apenas tenha consciência de que vai vai passar de 3.5kw de potência. Mas provavelmente será um pouco menos devido as perdas. Isso significa que sua carga vai levar umas 15-20 horas nessa potência.
Tu queria usar apenas o portátil por custo ou algum outro fator técnico? Existem portáteis de 7kw, ajustáveis pra baixo.
Pelo seu uso o portatil dá conta. Só verifique a bitola dos fios da tomada atual pra garantir que vai aguentar os 16A. E coloque a tomada de 20A. Acredito que você só vai precisar carregar 1x por semana.
Ah, e era bom ter o itens de proteção, IDR e DPS, provavelmente o disjuntor ja tem, mas avalie se não é o caso de colocar outro. Ou ja deixa a caixa pronta pra quando se mudar levar ela e instalar pro wallbox.
É isso. Provavelmente vai precisar das mesmas proteções, então talvez faça sentido providenciar tudo e deixar no jeito pra levar o que der.
Eu continuo achando que o portátil vai ser suficiente. Mas se pretende morar aí por uns 2 anos, a alteração vale a pena sim.
Assumindo que sua tomada seja de 10a. Tu vai precisar trocar os cabos, que devem ser de 1.5mm e o disjuntor que deve ser de 10a, além da tomada.
Como já mencionado, seria interessante ter também do DPS e IDR individual na instalação, bem como um outro disjuntor de mais fácil acesso próximo ao ponto de recarga.
Todo esse kit de proteção custa uns R$500 na loja oficial da Clamper no ML. O que vai encarecer vai ser a diferença de custo dos cabos de 2.5mm pra 20a pra 6mm pra 32a, por exemplo.
Tu poderia botar uma tomada de 32a e usar um portátil que suporte essa carga.
Enfim. Acho que vale avaliar o custo de ambas as adaptações. A troca da tomada de 10 pra 20 amperes não deve ser tão mais barata assim.
Alguns modelos nem vem com wallbox, como os Ora que so vem o portátil.
Tem algumas considerações importantes.
Uma boa é comprar um carregador de 7Kw. Esses modelos com 7Kw de potencia vem com uma tomada industrial de 32A. Mas é possível colocar um adaptador pra tomadas de 20 ou até de 10A. Nesses casos, vc configura o carregador pra não puxar acima do limite da tomada para não derreter nada…
Agora a parte mais importante é: onde vc mora, a rede é 110 ou 220v?
A tensão é super importante, pq se for 110v, a potencia de carregamento cai pela metade. Então se a rede do seu predio for 110v e não suportar carregamentos acima de 20A, o máximo de potencia que vc vai conseguir puxar da rede são 2200w.
Como ainda tem as perdas de energia na conversão, vai dar pouco menos de 2KW/h de potencia.
A bateria do Dophin tem 44 no GS e 60 no Plus, a 2Kw por hora, uma carga completa considerando que vc rode ate uns 20% da bateria precisaria colocar 36Kw no GS ou 48Kw no Plus. Isso daria 72 horas seguidas ou 96 horas!
Claro que vc pode todo dia fazer cargas menores para repor o uso diário, ou fazer cargas em carregadores rápidos fora, então daria de viver.
Já se a rede for 220V, os valores de tempo de recarga caem pela metade desta conta.
Contudo, o melhor dos mundos pra o seu caso seria mesmo instalar uma tomada de 32A no predio(caso a rede suporte). Com 32A de potencia, numa rede 110v a potencia sobe para os 3500w que o amigo citou acima, e chegaria ao limite da rede eletrica(monofase) de 7Kw caso a energia seja 220v.
Essa é a mesma potencia que os wallboxes chegam.Então seria a mesma coisa que ter um wallbox na prática.
Mesmo se a tensão for 110v, são bem raros os casos onde não se possa obter 220v bifásico, então, mesmo com 16a daria pra chegar nos 3.5kw com F+F. Que é o que eu estava considerando.
Mas sim, se a rede for 110v e, por algum motivo, o prédio não possibilitar um 220v bifásico, aí o tempo de recarga vai nas alturas.
E acho que o grande ponto é, mesmo usando um carregador portátil a 16a, não se deve ignorar as proteções. Então o custo desse tipo de instalação acaba não sendo tão mais em conta do que a instalação para um wallbox ou portátil até 32a.
A Tensão aqui é de 220V, por isso acho que não seria necessário wallbox no meu caso, somente alterar a fiação da rede elétrica da garagem até o quadro de luz e a saída da tomada para suportar a corrente alta. O prédio em que moro é pequeno, de 3 andares e o quadro de luz dos aptos fica atrás da minha garagem, então os custos de cabeamento vai ser bem reduzido.
Se o custo com cabos seria pequeno, porque não partir direto para 32a? Digo, as proteções vão ser basicamente as mesmas. Apenas o custo do cabo que vai ser mais alto.
É uma alternativa que vou considerar também. Será que qualquer eletricista faz esse serviço, ou precisaria de um serviço mais especializado? Só conheço eletricista desses de bairro.
Não é nada muito especializado. Se a distância for curta, abaixo de 30 metros, cabos de 6mm são suficientes pra 32a. Tem que ver se cabem nos condutores, claro. Tem que ter um bom aterramento, qualquer eletricista deveria saber medir isso.
Depois disso é adicionar as proteções. Eu coloquei uma Mobi Box da Clamper, tem modelos com tomada de 32a embutidas. Essa caixa vem com DPS, IDR e disjuntor de 40a, a minha foi sem a tomada.
Fora isso eu coloquei mais um disjuntor de 40a no quadro geral pra ter como desligar de dentro de casa.
Só corre de eletricista que vem com papo de “não precisa disso tudo” ou “não tem necessidade disso”. Norma é norma e está aí pra ser seguida.
Edit: para o seu caso, acho que essa aqui seria a ideal.
Tem uma análise importante aí que é quanto a entrada do prédio ainda suporta.
Se tiver uma folga grande em relação à demanda atual, pode até ser ok, mas isso só se consegue saber medindo o consumo por um período.
Então, na minha visão, não é algo tão simplista, trocar os cabos, trocar o disjuntor e blz. A construtora normalmente utiliza um fator de demanda no cálculo dos circuitos. Se essa tomada que tem na vaga foi pensada especificamente para carregamento de veículo elétrico, a construtora deve ter a informação da potência máxima suportada e do fator de demanda usado no cálculo. Se ela é uma tomada comum de garagem, pior, pq deve estar num circuito mais geral e pensado para consumos baixos e esporádicos.
O risco de se fazer essa troca e não se fazer essa análise antes é o de derrubar o disjuntor de entrada do prédio em algum momento e aí seus vizinhos vão ficar bem bravos.
Talvez só com o seu carro não aconteça. Mas se um vizinho fizer igual, talvez já não dê para carregarem ao mesmo tempo.
Talvez funcione bem por algum tempo so com o seus carro, mas aí num dia de calor, todos os aptos ligam o ar condicionado, enquanto alguns estão passando roupa e outros cozinhando no forno elétrico e aí… Apagão…
Por mais simples que seja, o ideal é investir em uma empresa especializada. O serviço é simples de se fazer e qualquer elietricista faz de olhos fechados, o difícil é saber se pode fazer e o que fazer pra não ter dor de cabeça depois.
Bem lembrado. Eu assumi que, por ser um prédio pequeno, poderia se uma instalação mais simples, sem trafo e tal. Mas é algo a se levar em conta, até mesmo para troca de 10 pra 20 amperes.
Olá, tudo bem?
Eu não aconselho carregador portátil pois o tempo de regarga é muito maior, sem falar que poucas tomadas estão preparadas para suportar correntes eletricas altas, o que pode comprometer a segurança do local de carga.
Na minha opinião os possuidores de carro 100% elétrico tem que tem em mente duas coisas:
1 - Morar em casa para fazer a instalação do carregador wallbox, pois lhe dará independência e cumprimento de uma das normas de garantia.
2 - Não precisar usar o carro para fazer viagens longas, pois o Brasil não tem número suficiente de carregadores e quando encontra um vazio está inoperante (pode conferir as aventuras no YouTube).
Resumindo é um carro urbano e com necessidade de carregador próprio com instalação adequada conforme manual.
Aconselho isso pois é o único ponto fraco pois o carro é muito bom, com excelente dirigibilidade.
Com base em qual carregador portátil está afirmando isso? Com base em qual tipo de instalação está afirmando isso?
Eu tenho um carregador portátil que suporta 8, 16 e 32 amperes. Com esse carregador eu consigo a mesma potência do meu wallbox que veio com o carro. E também posso ajustar a corrente dele pra baixo pra trabalhar com correntes mais baixas, em tomadas simples onde eu não conheça a infra, por exemplo.
Na pergunta, o usuário disse que iria fazer um ajuste na rede para 20a, depois disso ele mencionou que a tensão na região dele é de 220v. Com um carregador portátil ajustado para 16a ele conseguiria, 3.5kw. Se 20a for o limite do que ele consegue colocar na rede dele, o wallbox também não passaria de 3.5kw.
Eu vi aqui que você tem um Dolphin GS. Talvez você devesse aproveitar e testar seu carro na estrada. Usa o PlugShare ou o ABRP pra te ajudar a calcular as rotas e planejar os carregamentos. Você provavelmente vai se surpreender em descobrir que “as aventuras no YouTube” geralmente são “relatos” de pessoas que não tentaram se planejar antes de realizar viagens, ou se planejaram para o melhor cenário possível e não tiveram um plano B.
Eu peguei meu Dolphin Plus 15 dias antes de uma viagem marcada entre o interior de SP e o Rio de Janeiro, 540km de distância. Fiz o planejamento usando o ABRP e tive um total de ZERO problemas.
Sim, existem regiões do Brasil que não estão tão bem preparadas como a região sudeste. Mas a infra está evoluindo. Eu sempre comparo o carro elétrico hoje com o carro a combustão há 100-120 anos atrás. Naquela época também não tinha infra estrutura de abastecimento como existe hoje, e eles não tinham as facilidades que temos hoje em obter informações.
Tu tem um carro elétrico. Ao invés de acreditar no que tem no YouTube, usa teu carro e bota a prova.
Para esse uso, qualquer potência de carregamento vai te atender. Lembrando que temos carregador portátil com a mesma potência de wallbox, então o tipo é indiferente. A questão é a potência para o estilo de uso. Você vai querer pelo menos uma tomada 20a para as situações em que precsar rodar mais do que isso. Lembre de escolher um modelo com ajuste de potência, como já foi falado acima.
Na semana do carnaval fiz uma viagem a passeio de pouco mais de 2.000km, ida e volta. Planejamento é necessário mas depois que pega o jeito é muito de boa. Eu pretendo fazer isso mais vezes. Foi show!
Tenho um amigo que comprou um GS e só usa na cidade. Apesar de ter ganhado o wall box, ele nem instalou, só comprou um carregador de limita a 10A (220v) e usa a tomada que ja tinha na garagem, carrega uma vez a cada 2-3d, a noite… é lento, mas é só “completando”, ja tem uns 6 meses, e ta de boa.