Pessoal, meu wallbox parou de funcionar. O engenheiro já olhou e viu que queimou. Ainda está na garantia, mas a BYD me informou que agora a “responsabilidade” é de uma outra empresa, Greenv.
Esta última praticamente não me responde e percebo que ninguém “tem responsabilidade” de nada.
É muito ruim ficar sem o carregador. Me pegou de surpresa
Por lei, o fornecedor tem até 30 dias para sanar a situação. Mas acredito que a responsabilidade da Byd é solidária em caso de reclamação judicial futura. Passado o prazo legal, ambas as empresas respondem.
Concordo que o carregador é indispensável. Vale a pena ter um plano B. Um carregador portátil não é tão caro e ajuda nessas situações também.
Coloca uma tomada 32a para um carregar portátil como plano B, mas é bom investigar a rede elétrica, se está tudo bem apertado e dimensionado corretamente.
Esse foi exatamente o motivo de eu ter comprado um carregador portátil um mes antes mesmo de receber o carro.
Mesmo sabendo que a garantia tem por lei obrigação de resolver, são até 30 dias só de prazo legal que a loja ou o fabricante podem literalmente deixar vc na mão esperando mesmo que tenham centena de unidades para fazer uma simples reposição. Fora isso, quando as empresas atrasam mais do que isso, as regras de defesa do consumidor são bem relaxadas e não geram nenhuma compensação satisfatória para quem pode acabar ficando mais de um mes com o carro parado sem poder carregar.
São 2 medidas simples para evitar esse tipo de dor de cabeça:
1* Ter um carregador reserva da mesma potencia do wallbox
2* Fazer a instalação do Wallbox utilizando uma tomada industrial de 32A. Assim, se o wallbox morrer, você tira ele da tomada e usa todas as proteções elétricas já existentes para conectar o carregador portatil.
Mas… se vc não tiver onde carregar o carro e precisar com urgência resolver, leve o Wallbox à uma oficina eletrônica. Não tem nenhum componente mirabolante ou impossível de conseguir, esses equipamentos só são tão caros assim pq estão atrelados aos carros que ja custam muito, mas os wallbox em si tem eletrônica bem simples.
Posta o caso no reclame aqui. Eles dão mais atenção por lá.
eu coloquei uma tomada de 20A na mesma instalação, com as proteções do wallbox. Tenho um portátil de 16A para as emergências, que atende muito bem. Só deixar o carro carregando a noite e pronto.
Aqui nós também tivemos essa surpresa pela manhã … o GS estava com 12% e o Plus com 48% …
Então fui ao material de construção … à lanchonete … e ao supermercado e enrolei o suficiente para voltar com o plus carregado …
Amanhã eu vejo se vou procurar um posto elétrico … para o outro carro …
Nossa instalação iria fazer 1 ano agora em dezembro …
O atendimento não está muito bom, mas espero que solucionemos na segunda pela manhã … pois a princípio parece que um DPS “ surtou”
A atendente comercial tentou me convencer que são dois DPS, então deveria funcionar pois um é reserva do outro Acho que na verdade é um para a fase e outro para o neutro …
Não sei se foi isso que vc quis dizer, mas o DPS ter “sido ativado” não impede o circuito de funcionar, ele só vai deixar de proteger em caso de novo surto.
Se não está funcionando quando vc liga o disjuntor e o DR (se seu quarto tiver os dois), alguma outra coisa aconteceu… Ou o disjuntor que alimenta esse quadro de proteção no quarto principal desarmou ou o carregador pode ter queimado…
Obrigado,
A princípio eu percebi ao abrir o aplicativo da BYD, que o Plus só tinha carregado 60% a noite …
Pedi para a família verificar e foram instruídos a tentar religar … acredito que nesse momento o DPS foi ativado pela segunda vez …
Mas não entendo de elétrica … e não me explicaram claramente o comportamento de um DPS …
Enfim … o Wallbox não acende mais as luzes
Alguém me encaminhe um vídeo para eu aprender …
Até onde eu sei o DPS é ativado apenas uma única vez. Depois disso é preciso substituir o “cartucho” para que ele volte a proteger o circuito.
O DPS protege o sistema contra surtos elétricos, o mais comum são os raios, então ligar o sistema não deveria causar um surto. A menos que, por alguma razão, a companhia esteja entregando uma carga muito acima do padrão. Se fosse esse o caso, estaria percebendo isso em outros aparelhos da casa.
Sim, são 2 DPS. Mas não tem isso de reserva, se sua instalação for bifásica, é um pra cada fase, ou um fase e outro neutro pra instalações monofásicas. Sua lógica está certa.
Pela sua foto, seu quadro tem apenas o DR e o DPS, acredito que tenha um disjuntor no quadro principal da casa. Da uma olhada nesse quadro, é possível que o disjuntor tenha desarmado.
Acho que, dada a ativação do DPS, vale verificar o circuito por completo.
Já verificou a possibilidade de reparo? Tenta levar para um bom eletrônico, talvez seja algo simples de resolver.