Pessoal , falando em outros Apps que funcionam. Alguém já conseguiu fazer funcionar o Whatsapp e ChatGPT ? Me trariam muito ganho se conseguisse, pois conseguiria adiantar muita coisa do trabalho… rs rs
Alguma ideia de como fazer o Google Maps detectar a localização do carro? Meu GMaps está conectado ao microG, mas não consegue pegar a localização de jeito nenhum, mesmo com a permissão ativada.
Eu ainda não vi vantagens em instalar o Maps e Waze nativos no carro, se tem Android Auto e Apple Car Play.
Eu entendo que a vantagem é não depender do celular para usar a navegação. Não consome bateria, dados e afins. Fora que não vai desconectar quando o sinal de celular da central oscilar…
Mas eu concordo que a experiência acaba sendo melhor no Android Auto e/ou CarPlay. Coloco o destino no celular quando estou tomando um café antes de pegar a estrada, entro no carro e tá lá já… Eu cheguei a testar/usar direto na central algumas vezes, mas sempre acabo voltando.
Fora que a UI da central não chega nem aos pés do CarPlay (e imagino que do Android Auto também). Aquele split screen é ruim demais, não permite redimensionar o app de áudio que precisa de infinitamente menos espaço que o de mapas…
Exatamente!
Eu confesso que até tentei, para não precisar do celular, mas a interface nativa é muito melhor do que toda essa gambiarra! ![]()
Waze nativo é muito mais fluido que no play, nem compara a experiência, já aposentei meu play tem tempo
Somente para dar quórum a discussão tb sou da msm ideia que nao faz sentido “para mim” apps nativos sendo que fazem a msm coisa que no Android Auto, sem fio inclusive, nao tem a parte chata de toda vez ter que conectar ou ter mau contato.
Inclusive tb nunca tive o problema de desconexão que o pessoal do celular para o carro, quando pensei que tinha acontecido na vdd eu que fui burro e nao vi que o celular tava acabando a bateria, sendo que estou sentado em um Power Bank gigante e o cabo sempre fica no console.
De modo geral, desbloquiei o carro e no meu uso nao adicionou em nada. (Talvez Flat Equalizer, apesar de ter no celular acho no carro fica melhor, mas pode ser somente impressao minha)
Fecho com o @Murilo nessa. O Android Auto não permite uso do rádio nativo, que uso boa parte do tempo, zapeando entre 5 estações favoritas. No Android Auto eu teria que baixar app para cada estação, ouvir propaganda ao zapear de uma pra outra, e teria que ligar o roteador do celular toda vez.
Eu não conseguia acionar o AC com o Android Auto, parece que isso corrigiu nas versões mais recentes do multimedia.
Acho que perco um pouquinho por não ter acesso ao WhatsApp do AA nem ao Chrome contextualizado para meu usuário, mas prefiro assim por privacidade, nem instalei o app do zap nativo na multimedia e o Chrome sem contexto está otimo.
Faço o mesmo que você (exceto pegar a estrada), coloco o destino no Waze do celular e quando abro o Waze nativo no carro (que está registrado na mesma conta), ele já pergunta se eu quero ir para aquele destino do celular. Essa melhoria do Waze é recente, alguns meses, talvez vc não tenha visto já que usa AA.
O App que sinto mais falta também é o Plugshare.
Alguma forma de acessar? Até WhatsApp roda Nativo…
Na real eu nem uso Waze, prefiro o Google Maps mesmo. Waze me incomoda demais com a quantidade de distrações que mostra no mapa, também sempre achei os elementos dele muito grandes e tal.
Tá aí um ponto que realmente joga a favor de soluções nativas. Mas varia demais de cada um, eu mesmo praticamente nunca uso rádio, quando uso (geralmente chegando a SP) coloco em uma estação e naquela estação fica, então não chega a ser um problema não poder usar o rádio nativo com o CarPlay na tela. Fora isso, ainda dá pra alternar entre estações favoritas usando os comandos do volante, não?
Acho que a “grande” diferença é na forma como cada um prefere interagir com o sistema. Eu, por exemplo, NUNCA uso o Google Maps em tela cheia, exceto quando preciso buscar algum ponto de parada durante a navegação, geralmente eu uso aquela “dashboard” do CarPlay (que deve ter uma similar no AA).
Se parar pra analisar, é praticamente um card de mídia ocupando parte da navegação, já que no topo direito ficam as instruções do aplicativo de mapas.
Enfim, é uma coisa muito, mas muito pessoal mesmo.
O que eu nunca fiz, e talvez faça algum dia pra fins de teste, é comparar a interface do Google Maps nativamente e via CarPlay. Eu tenho a sensação de que via CarPlay rola uma espécie de otimização que torna o uso mais amigável em um veículo.
Eu também costumo usar mais o Google Maps e através do Android Auto. Foi o que melhor orientou na saída de Porto Alegre no evento da enchente.
Eu uso o AndroidAuto. Para o Mapa uso na cidade o Waze e viagem o Maps (pelo mapa off line). Para música uso o Spotify e Tunein (rádios on line) e Para viagem uso o Spotify (baixo yma playlist). O app TUNEIN, da para fazer uma lista de rádios favoritas e passar elas usando o botão do volante, como se fosse passar as músicas no Spotify. Uso o Tumein grátis e no Android Auto não tem propagandas.
Acho que o TuneIn grátis coloca propaganda só no início da primeira reprodução. Minha esposa usa direto na Alexa e não percebo propaganda ao trocar de estação, mas no começo sempre tem.
Essa parte nao entendi, eu consigo usar o rádio nativo (Ouvir, mudar de rádio e etc) enquanto vejo o mapa no Android Auto normalmente, acabei de fazer o teste para ver se nao tava falando besteira e funciona.
Concordo com vc! Porém ao instalar o maps nativo (sem ser via GBox) eu acho que a performance é muito boa… a interface funciona bem.
Até o ponto que você comentou de efetuar uma busca pelo celular e ao chegar no carro já estar pronta… dessa forma funciona perfeito.
O que falta para mim é poder ajudar melhor a proporção da tela ao usar 2 apps. Gostaria do maps ocupar 2/3 e spotify 1/3. Aí seria excelente!
Isso é realmente bem ruim, o app de mídia não precisa de tanto espaço na tela, se reparar bem a visualização que eu postei acima no CarPlay faz praticamente isso que tu comentou, ocupa até menos do que 1/3 da tela…
Boa, pode ter mudado nas versões mais recentes, nunca testei. Mas tem um porém, tb relacionado com a citação abaixo:
Não dá, o acionamento das teclas back e forward do volante é imprevisível, nunca pula de uma favorita para outra, pula para outras estações não-favoritas aleatórias, e eventualmente cai em uma favorita em qualquer ordem. Já reportei isso para a Liz da BYD.
Dá para desativar na configuração. Eu tiro a exibição de outros Wazers, só isso já limpa o mapa tremendamente. Só pelos radares e alertas na estrada vale muito.
O Waze tem perdido precisão de melhor rota com o tempo, são milhões de usuários, e eles devem ter ‘dado uma picotada’ no algoritmo, para rodar mais leve à custa de menor precisão.
Uma coisa que faço quando atravesso São Paulo em momentos de trânsito complicado, é ficar apertando o botão ‘rotas’ em pontos-chave do trajeto, e é impressionante o número de vezes que ele traz uma rota alternativa mais curta que a rota atual, fica a sugestão.
Ja fiz isso em SP e nao gostei muito da rota alternativa… me mandou por umas quebradas e no fim o tempo não mudou muita coisa, talvez até tenha demorado mais do que se eu tivesse continuado na rota original. O que sinto falta no maps é do velocímetro e do alerta de radar que até tem no maps, mas acho o do waze melhor. E no waze tbm acho os elementos muito grandes e as vezes gosto da visualização por satélite, que so tem no maps, sei que consome mais dados, mas uma vez ou outra não faz tanta diferença.