Autonomia do BYD Dolphin Mini, perda de autonomia

Olá, meus caros, como vão?

Ando passando por algumas questões aqui com o meu carro, um Byd dolphin mini adquirido há mais ou menos um mês! Creio que no decorrer desse tempo, andei 1500km, e fiz 7 ciclos completos de carregamento.

Estava achando algo estranho, pois a autonomia dele não é o que dizem. Pelo menos não o meu.

O uso de energia geral tem estado por volta de 10,4kw/100km, e desse modo, era para a média do carro ficar acima dos 350km, o que não passa nem perto disso.

O fato, foi que questionando a BYD, disseram que a autonomia é muito influenciada pela temperatura da região, e assim acreditei. O fato é que agora a minha cidade está com uma temperatura bem amena, por volta dos 25graus, e quando estaciono o meu carro, ele perde 10km de autonomia do nada…

No fim, dentre todos esses ciclos, percebo que o carro tem feito 250km, do 100% até os 5%, muito abaixo do que colegas, na mesma região, conseguem, sendo que a minha média de consumo é mais baixa do que a deles.

Ouvi falar que a bateria pode estar descalibrada, mas não sei se é real. Alguém poderia me ajudar a desvendar o que está ocorrendo? Se isso é normal? 250km no circuito urbano está muito aquém dos 380 prometidos!


O teu consumo está excelente, deveria conseguir essa autonomia com facilidade. Também acho que tem há ver com descalibração da bateria. Eu faria uma descarga um pouco abaixo de 10% e faria uma carga completa da forma mais lenta possível.

1 curtida

Veja bem… Existe um dispositivo muito interessante para essa verificação, chamado OBD II.
É um dispositivo barato e você consegue comprar no Aliexpress e na Shopee.
Eu comprei um que deve chegar dentro de pouco tempo. Custou menos de 15 reais no Aliexpress.
Aprendi sobre o uso no canal AUTO E OUTROS ARTIFÍCIOS. Busque por OBD II.
O Alexandre, criador do canal, tem um JAC EJS1 e um DOLPHIN GS.
Achei muito interessante a explicação dele.
Dá uma olhada lá.
Comprei um DOLPHIN PLUS que deve chegar nessa semana.
Assim que chegar, irei fazer o teste inicial e tirar o print das telas de medição para comparação futura.
Quanto à equalização das baterias, o manual do DOLPHIN orienta a fazê-la aos 70 mil Km ou 6 meses de uso.
Segundo o que está no manual, fazemos uma carga completa, seguida de uma descarga quase completa, que eu penso ser próxima a 1%, seguida por uma carga completa o mais lenta possível.
Para a carga lenta, você deverá usar o carregador portátil com ajuste de corrente.
Eu pretendo fazer no meu carro com corrente de 10A no máximo, o que deve durar cerca de 72 horas de carga.
Por isso deve ser muito bem programada.
Ah… na BYD também usam um scanner que faz o rastreamento que o OBD II faz, porém com muito mais precisão e informações.
Acredito ser interessante procurar a concessionária onde comprou o carro e agendar uma varredura com eles.
Espero ter ajudado.

1 curtida

Pois é! Eu vou tentar conseguir um carregador portátil emprestado com alguém aqui na minha cidade, e farei isso que disse!

Aaaah, já ouvi falar. Entrei em contato com a central e agora estou esperando um retorno da concessionária que fiz a compra do carro. Agendarei uma revisão para essa questão. Pedirei para fazerem uma análise da bateria e verificar se está tudo certo com os conectores. De fato, não faz muito sentido. Pode estar com algo mal calibrado. Quanto ao carregamento lento, precisarei ver com alguém se tem o carregador para me emprestar, pois tenho apenas a wall box que carrega em 6.5kW

Agora tem um porém. Quando carrego meu carro, percebo que tem uma boa perda de energia, algo que gira em torno dos 18%. Se a bateria estivesse calibrada, ela não deveria consumir menos energia e mostrar que está completamente carregada sem estar?

@cdanys, é aconselhável consultar o fórum, já que o tema do descarregamento da bateria foi abordado várias vezes. Conforme discutido, uma taxa de descarregamento de 1% é considerada agressiva para a bateria.

2 curtidas

Se voce como disse a cima, já fez 7 ciclos chegando no minimo a 5% você já fez pelo menos 7 descargas PROFUNDAS o que seria recomendado fazer isso a cada 6 ou 7 meses ou 70 mil km como exemplo o Dolphin GS, se você não fez nenhuma carga rapida em carregadores rapidos e só carregou com o WallBox que JA é considerado uma carga LENTA, pelo que foi escrito por voce, voce já recalibrou esta bateria pelo menos 7x, procure SEMPRE que possivel nao deixar baixar de 30% no maximo 20% para fazer uma recarga até 100%, pois da forma que você esta utilizando, você ira degrandar sua bateria em um curto espaço de tempo, não seguindo as especificacoes do fabricante, tome cuidado

3 curtidas

@Lupersijn o carro elétrico pra ser econômico tem que atentar a vários detalhes, como velocidade, topografia, temperatura e principalmente a forma de condução. Tem muitos tópicos aqui no fórum sobre isso.

3 curtidas

Olá, Marcelo, tudo bem?

Aaah, sim! Sou extremamente cuidadoso. Não deixo o veículo ficar abaixo dos 20km. A única vez que chegou abaixo disso não passou dos 15%

Quando disse ciclo, quis dizer ciclo completo, mas sem descarregar todo o veículo.

Muito obrigado pela ajuda!

2 curtidas

Opa, Júlio, tudo bem? Sim, cheguei a ler em alguns tópicos e percebi que sim, que tem a ver com a temperatura, mas de qualquer forma, agendei um escaneamento na concessionária só para desencargo de consciência.

Quanto ao modo de condução, o meu é o mais econômico possível. Não o tiro do modo ECO, faço acelerações muito progressivas e mantenho o pé sempre raso. Meu consumo geral está chegando em 10.3

Creio que tenha influência da temperatura até certo porto, pois percebi que mesmo em uma temperatura razoavelmente baixa para a minha cidade, 29 Graus, ele descarrega bastante quando o deixo estacionado.

2 curtidas

Alguma novidade, @Lupersijn ? Meu Mini está apresentando o mesmo comportamento do seu. O consumo acumulado geral está em 11,4kwh/100km, mas a autonomia real não passa de 250km. Modo eco, ar no 1, pé leve, topologia plana, temperatura externa em 29 graus e trânsito parcialmente lento. O que ainda não consigo entender (e aqui, peço humildemente ajuda aos universitários) é essa inconsistência entre o consumo calculado pelo sistema e a autonomia real. Isto é, onde está o erro no cálculo (38,8 / 11,4 * 100 = 340) ? Só me vem à mente que a bateria não está suportando os 38,8 declarados pelo fabricante. Apenas pra ilustrar o que estou falando, suponhamos que minha bateria esteja comprometida e que, quando carregada em 100%, fique limitada a, por exemplo, 29kwh. Então teríamos (29 / 11,4 * 100 = 254) que está bem próximo da minha autonomia real. Aí, sim, o consumo informado pelo sistema estaria justificado. Faz sentido? Se não, onde estou errando?

2 curtidas

@lgcs3110 Muito estranho… Faz o seguinte: carrega 100% e zera um dos odômetros parciais. Aí anota a kilometragem a cada 10% gasto até chegar a uns 20% de carga e publica aqui.

Vai ficar algo assim:

100% de bateria 0 km rodados
90% de bateria 35 km rodados
80% de bateria 78 km rodados
70% de bateria 105 km rodados
… etc

1 curtida

@julio Combinado! Deixa comigo! Assim que eu tiver todas essas parciais, posto aqui. Valeu !!

Como vai, tudo bem? O que o Sr. Júlio falou é o ideal. É o seguinte. Da última vez que fiz esse post, o meu estava ocorrendo o mesmo, então fiz o seguinte teste. “Comecei a rodar um pouco mais fora do horário habitual”, pegar vias mais planas e com poucas paradas, e fazendo o que você já está fazendo, que é o tipo de condução mais econômica. Ai o meu chegou bem próximo da autonomia declarada pela marca.

Mas ainda fica uma dúvida. Não sei se foi a quilometragem que aumentou e as baterias se estabilizaram e se calibraram, ou se foi realmente o tipo de condução e as atitudes que tomei.

No fim, marquei de levar o carro a concessionária na sexta feira para fazer o teste da bateria, só para desencargo de consciência. Talvez, depois do teste do Júlio, se mesmo assim continuar, recomendo que faça o mesmo!

Qual é a KM do seu atualmente?

Ok, @Lupersijn. Entendi. Retirei o carro da loja na semana passada. Minha km atual está 368km. Agora pela manhã, iniciei uma recarga bem lenta (8A / 1,4kW no display) com a bateria em apenas 5% (recarga de calibração). Previsão no display é de 26h30m para finalização. Depois rodarei e anotarei todas as parciais para o Julio.

Mas perceba que a minha preocupação aqui não é sobre o alto consumo (baixa autonomia). Ora, se eu pego tráfego pesado diariamente, tudo bem, se justifica um alto consumo. O que na verdade me causa estranheza (e eu continuo sem entender) é o que faz um consumo calculado pelo carro (veja que aqui não se trata de uma estimativa, e sim de um cálculo realizado em cima de dados medidos pelos sensores) ficar tão diferente da autonomia real. A única variável da equação que consigo manipular para justificar esse comportamento é a capacidade da bateria. Ou seja, ela não está atingindo os 38.8kwh, e sim algo na faixa dos 29 kwh (para a minha autonomia em particular). Ou então, se considerarmos que a bateria realmente está atingindo os 38.8 kwh, podemos inferir que o consumo apresentado pelo carro tá bugado, pois deveria ser algo em torno 15,5kwh/100km para a coisa ficar coerente. Enfim, se no final das contas não se descobrir a causa, levarei o carro para a css. Obrigado e nos mantenha informado sobre o diagnóstico lá da css.

Na verdade depende. Que eu sabia tem uma opção que mostra o consumo só dos últimos 50 km ou o consumo geral (vida do carro).
Logo não tem o consumo da sua última carga para poder fazer a conta exata.

Eu nem uso esse consumo porque ele varia muito.
Acho essa forma ai complexo de comparar. Simplemente ignoro esse consumo em kwh.

O mais certo é fazer o que o Julio pediu, zerar o Trip A por exemplo e anotar isso:

100% de bateria 0 km rodados
90% de bateria 35 km rodados
80% de bateria 78 km rodados
70% de bateria 105 km rodados

Veja que nesse exemplo quando tiver consumido 10% e você tiver rodado 35km quer dizer que 100% da bateria é 350km se manter a mesma média.
Isso ai que vocês precisam analisar, onde está o problema… e a cada 10% percorrido você tem condições de saber se pisou mais, se pegou trajeto com muita subida, se tava muito calor e precisou muito do ar, etc.

1 curtida

Ok, @bgbraga. Entendi. Concordo contigo. Eu também ignoro o consumo dos últimos 50km devido a alta variação. Mas e o consumo total acumulado? Não serviria como um norte confiável pra efeito de cálculo da autonomia média? É por ele que estou me baseando e o mesmo me aponta uma autonomia média de 340km (isso considerando a bateria atingindo os 38,8kwh). O problema é que eu passo longe, mas muito longe mesmo, desses 340km… Rsrsr…

Com relação a essas parciais, gostei da ideia. Só que elas não me indicarão se existe algum tipo de comprometimento da bateria. Mas blza, irei anotá-las e posto aqui.

Ah, sim: estou concluindo hoje minha 1a recarga de calibração (5% a 100%). Vou ficar de olho no consumo (kwh) registrado no wattimetro/carregador, pois mesmo considerando as perdas de energia envolvidas no processo, não deixa de ser um bom indicativo de quanto a bateria acumulou durante a carga.

Abs.

Você teria o link desse obd II que você comprou?

Olá Tales. Não tenho. Você precisa ir no ALIEXPRESS e procurar por OBD II.
O que eu comprei já expirou, mas tem outros fornecedores lá.

No Dolphin Plus (acredito que no GS e no Mini, também), tem uma configuração de estimativa de autonomia que pode ser de fábrica ou dinâmico (ou adaptativo, não me lembro do termo). Isso também faz diferença. Eu costumo deixar neste último.