Autonomia do BYD Dolphin Mini, perda de autonomia

No GS não tem. Só a fixa de fabrica.

Minha situação é bem semelhante.
Percebi e comuniquei o vendedor sobre a questão poucos dias após pegar o carro. Fui aguardando um retorno e anotando os dados de consumo/recargas - por fim consegui marcar uma data na concessionária para verificar (só para segunda semana de junho).

No meu caso também há uma discrepância grande entre o que aparece de consumo global no painel (12kwh/100km) e o que acontece na realidade (cerca de 15,5kwm/100km).

Detalhe que em certo momento apareceu uma mensagem de bateria descalibrada para mim, segui o procedimento indicado, mas a autonomia baixa permaneceu. Vamos ver se terei uma resposta satisfatória ou se vão falar que é por ser uma cidade com muitos aclives e declives (ou outra desculpa que vi darem no reclameaqui para alguns casos).

Minha planilha:

1 curtida

Boa noite Marcelo Andrade. Tudo bem ?
Com relação ao seu comentário tenho algumas dúvidas:
1- Se formos sempre observar que é recomendável recarregar a bateria quando estiver indicando carga restante ente 20% e 30% então, na prática, a autonomia do carro carro nunca será a indicada no manual e nos testes.
Por exemplo, o INMETRO informa que a autonomia do mini é de 280Km assim, se considerarmos sua recomendação de fazer a recarga quando atingir 30% , a autonomia, na prática, será de 196Km ( 280Km X 0,7), ou seja , bem menos que os 280Km do INMETRO. Concorda com esta análise?
2- Uma dúvida: os carregadores rápidos (120KW ou superior), se utilizados com frequência, diminuem a vida útil da bateria? Alguem sabe informar sobre isso?

1 curtida

Amigo é um carro elétrico, a recomendação de não deixar a 20% é para voce preservar a qualidade da sua bateria, pois 20% já é considerada uma descarga profunda e com isso você inicia um processo de degradação da sua bateria.

Agora se você quiser sempre carregar com 10% v ou deixar zerar é uma opção de cada um, 20% é como se o carro estivesse na reserva, vocÊ costuma ficar andando com o carro na reserva? o risco mde voce ficar na rua sendo a combustão ou eletrico serão os mesmos, com um agravante de voce nao ter um posto eletrico a cada esquina
Sobre a segunda perguta a resposta é SIM, sempre é recomendável acarga lenta, faço sempre a lenta quando estou dormindo, normalmente a bateria esta entre 60% a 50% carrego em uma tomada de 20a e coloco meu carregador em 16a acordo e esta carregado

@Lupersijn , você conseguiu resolver seu problema? Levou o carro na concessionária? Fizeram algo?

2 curtidas

Boa noite. Estou com o mesmo problema relatado por voce. Como resolveu?
Moro em Vitoria/ES e eles estao batendo cabeça pra arrumar o meu carro.

1 curtida

Boa noite, amigos! Como estão? Desculpem a demora para responder.

Após muita pesquisa e observação, percebi que o clima tem um impacto enorme no rendimento do veículo elétrico. Em dias quentes, o sistema de arrefecimento das baterias trabalha intensamente, o que influencia diretamente na autonomia.

Um exemplo claro disso acontece quando vou à academia. Se o carro fica exposto ao sol forte por cerca de 1h30, percebo uma perda de autonomia entre 5 e 6 km. Além disso, para quem faz trajetos curtos e frequentes, o consumo pode ser ainda maior. Sempre que ligamos o carro, o sistema de arrefecimento entra em ação e, mesmo após desligá-lo, ele continua operando por um tempo. Se, por exemplo, cada deslocamento for de 5 km, e o sistema consumir mais 2 km após o desligamento, a autonomia total pode cair próximo de 30%.

Outro ponto interessante que observei é que, quanto mais o carro é utilizado ao longo do dia, mais eficiente ele se torna. Quem roda cerca de 80 km diariamente na cidade pode se aproximar da autonomia anunciada pelo fabricante. Já quem faz poucos trajetos, pode notar uma redução maior, justamente pelo acionamento frequente do sistema de resfriamento.

Para otimizar a autonomia, adotei um cuidado simples: evito deixar o carro exposto ao sol sempre que possível­. Somente essa mudança já fez uma diferença significativa no consumo.

No fim das contas, o veículo foi feito para ser utilizado, e as baterias modernas são seguras e duráveis, conforme apontam estudos recentes. Acredito que não teremos grandes problemas no futuro.

Quando o clima estiver mais ameno, observe se a autonomia melhora e nos diga se percebem o mesmo!

Grande abraço!

2 curtidas

Percebi a mesma coisa em relação aos trajetos curtos.

2 curtidas

O meu, no dinâmico, está em 361km. O meu carro parece estar com a autonomia bem baixa. 1600km rodados. Vou tentar recalibrar a bateria. Na primeira viagem do carro o trouxemos num trajeto de 380 km mas tive que recarregar num rápido (60kw). O carro ativou gestão térmica durante a recarga. A viagem foi feita em cerca de 60-110km/h. Começo a pensar que algo pode estar errado com a bateria. Mesmo resultado com carregador móvel e de parede (3.5 e 7kw, respectivamente).
Quando chegamos na estação de recarga, cerca de 238km do ponto inicial da viagem, estávamos a 5% de bateria. Isto pode ter influenciado, imagino.

O que vocês acham?

Difícil cravar, mas a autonomia do Mini, já de acordo com o Inmetro, é de 280km. Mas isso considera um ciclo misto e, geralmente, um ciclo de estrada costuma apresentar um consumo maior no elétrico.

Mais importante do que a velocidade é o relevo do trajeto. Em um trecho bastante plano, manter velocidades altas constantes é mais econômico do que ficar alternando entre velocidades baixas/altas em decorrência de relevo/trânsito, por exemplo.

Eu diria que tu ainda tá a pouco tempo com o carro. Ainda tem muito o que acostumar com o carro, ainda mais se for o primeiro elétrico. O meu Plus está com 13k agora e a cada viagem que eu faço eu melhoro demais a minha média.

Faz sentido. Estou numa média de 14kw/100km. Só ando no ECO e o que mais exploro é o Ar Condicionado (cidade muito quente).

Cara, é uma média excelente. Se for extrapolar essa média apara a capacidade total, está muito próximo da autonomia do Inmetro. Se fosse em um GS, passaria dos 300km fácil e num Plus passaria dos 400km.

A questão do Mini é que a bateria é pequena mesmo, 38kw é pouco pra viagens. E em estrada ele tende a ir muito próximo do seu limite de potência.

Tem uma galera que consegue umas autonomias absurdas com o Mini, mas aí o cara tem a manha de andar a 75km/h na Dutra. O que não é nem seguro.

O meu tem uma méia de 11kw/100km e não consigo fazer 280km na cidade. Acho que depende muito do uso. Eu ando pouco e faço pequenos trajetos. Toda vez que paro o carro e desligo, quando volto a ligar, o carro já perdeu quase 1% de bateria.

Fiz uma pequena viagem de 120km de ida e volta andando entre 80 e 90km/h apenas e a autonomia tava absurdamente boa, iria para mais de 300km.

Percebi que se usar na estrada com o cruise control, é mais fácil atingir uma boa autonomia. Mesmo regulando a velocidade no pé para a mesma que iria no cruise control, aparentemente o software do carro consegue oscilar menos e com isso poupar energia.