De forma geral, como o Dolphin regenera ao frear, o modo de regeneração vai mais do gosto e adaptação do motorista. E quanto mais leve.o pé, gastando menos kW, mais econômico.
Aqui em BH só uso urbano, rodo 320 km e ainda fica entre 15 e 20% de carga residual. Minhas viagens sempre são para a região de Ouro Preto, aí eu saio com carga 100% e volto com 23% após rodar 280km. Já acostumei com essa autonomia, mas ainda queria testar uma viagem longa e sem muita serra para ver se passa dos 300km sem risco de pane seca
Pela tua autonomia na cidade passa sim.
Minha autonomia na cidade é parecida com a sua e na estrada já fiz Curitiba-Floripa (315km) chegando lá com 20%.
Na volta (subida de serra) saí de Porto Belo (250km até Ctba) com 100% e cheguei em casa com 20% também.
Cacilda… Por curiosidade, indo a qtos km/h? Baita autonomia
90-110
Em subidas não passo de 90.
No plano ou descida vou na velocidade da via ou pouco mais.
Hoje coloquei para recarregar com 10%, rodei 341km (meu trecho tem algumas subidas e descidas). Ar condicionado no 3, tem chovido muito e o calor baixou bem.
Irado. Depois passa a marca desta energia que tás usando aí. Deve ter alta octanagem de elétrons kkk
HAHAHAHA
Te falar que nos primeiros 2k km eu tava bem desanimado, deve ter a ver com o amaciamento, mas o carro fazia menos que a autonomia inmetro (280).
Acho que isso ajudou a me adaptar com o jeitão do elétrico.
Passei a usar regeneração leve e aproveitar o embalo que o peso do carro gera controlando regeneração no freio, usando a pastilha só pra frenagem final mesmo.
Com o tempo fui chegando perto dos 400km na cidade e só alegria.
Especialmente o amaciamento do pé do motorista para o elétrico. Na real, sempre que trocamos de carro levamos um tempo até nos adaptar, mas geralmente a galera não dá tanta atenção assim ao consumo quanto nos elétricos.
Digo isso com uma certa confiança porque frequentemente vemos relatos de compradores de semi novos que “não conseguem fazer a média do antigo dono” ou coisa do tipo. Se fosse um amaciamento do conjunto mecânico, a média/economia seria transferida para o novo dono.
Olá pessoal do fórum, tudo bem?
Lendo o tópico, tenho visto que muita gente tem conseguido autonomias bem melhores do que a minha e trouxe algumas informações pra ver se vocês tem ideia do que possa ser/ o que posso fazer:
Recebi meu Mini agora em 11/junho, acabei de fechar os 1000 km em 20/julho. Consumo acumulado é de 12,4kW.h/100km
Moro no RS, temos tido muito frio nesse período, então muitas vezes tenho precisado utilizar o ar condicionado pra desembaçar o vidro (quase sempre uso na potência 1). Assim que desembaça, já desligo, mas acredito que tem tido um impacto importante na autonomia (diminui cerca de 30 km no painel quando ligo).
Rodo só na cidade, minha velocidade média no painel de instrumentos é de 15 km/h, nunca passo dos 60 km/h, não piso fundo no acelerador. Tenho aclives e declives no meu trajeto do dia a dia, sempre aproveitando os declives para economizar.
Sempre rodei no modo eco, com regeneração alta. Pneus calibrados.
Carrego com carregador portátil, fazendo cerca de 3,0 kh.h de velocidade de recarga, normalmente a partir de 20-30% até chegar aos 100%
Fiz o que outros fizeram e registrei no odômetro a autonomia e km rodados:
| Porcentagem da bateria | Odômetro (km) | Km rodados nos últimos 10% | Autonomia estimada no painel |
| 90% | 26,6 | 26,6 | 323 |
| 80% | 59,3 | 32,7 | 291 |
| 70% | 96,6 | 37,3 | 259 |
| 60% | 123,4 | 26,8 | 200 |
| 50% | 147,9 | 24,5 | 164 |
| 40% | 177,1 | 29,2 | 149 |
| 30% | 198,8 | 21,7 | 109 |
Acham que é normal nesse período de amaciamento? O que pode ser? Seria uma boa levar essas informações para a concessionária?
Muito obrigado!
Pelas contas que fiz, está fazendo 290 km com uma carga, próxima do Inmetro mas um pouco baixa para a cidade.
Amaciamento pouco influencia no consumo. São poucas peças que causam atrito, que é muito baixo nos carros elétricos. Temperatura muito baixa pode influenciar o consumo, pois o carro precisa muitas vezes esquentar a bateria, mesmo que vc não ligue o ar interno.
Mas como regra geral, quanto mais constante for o movimento mais econômico. Quer dizer, se tiver muitas subidas e descidas vai consumir mais que em um trajeto plano, não tem jeito… Devido a topografia RS vai consumir mais que DF…
Ficar acelera / para consome mais do que manter a velocidade constante. Neste sentido, o modo de regeneração alto joga contra, pois é um saco manter a velocidade constante. Deixar o carro mais solto costuma funcionar melhor. Quando frear, ele vai regenerar e portanto não precisa estar no modo alto para reaproveitar a energia. O modo de conduzir também influencia. Requer um pouco de prática, sempre tenha esse mantra de quanto mais suave melhor. Vai sempre olhando o consumo instantâneo enquanto vc dirige para treinar. Com o tempo deve melhorar um pouco.
Não tá tão ruim não amigo, considerando que estamos em inverno e a autonomia reduz no frio. Vai acompanhando em dias mais quentes (próximos de 20 a 25) se a autonomia melhora.
Rodando apenas em cidade (baixa velocidade) podes morar atingir 10 kWh/100km
1000km é muito pouco pra amaciar o motorista ao carro novo. A troca de carro requer um novo treinamento do motorista para tirar melhor proveito do novo carro, esse processo é ainda mais demorado quando se troca de um veículo a combustão para um elétrico.
A curva de aprendizado pra dosar o pé, aproveitar melhor a regeneração e coisas do tipo, que não são tão problemáticas nos carros a combustão, é bem longa.
Outra coisa, esqueça a autonomia estimada no painel, não conheço um único caso onde essa estimativa tenha alguma precisão. No seu caso mesmo, tu havia rodado 147km até os 50%, mas a estimativa era de 164 para os 50% restantes, a conta não fecha. Se for pegar os dados dos outros intervalos fecha ainda menos, 96,6 / (1 - 0,7) = 322 de autonomia total, se tirar o rodado, 322 - 96,6 = 225,4 enquanto que o painel mostrava 259km…
Acho que o principal você já está fazendo, que é se atentar aos dados de consumo. Recomendo, quando possível, anotar os dados de resumo que aparecem no painel do carro ao desligar, especialmente depois de fazer um trajeto mais longo. Ali tu vai ter informações sobre consumo real, e não uma porcentagem estimada…
Olá Pessoal, tudo bem, li todas as mensagens e o que mais me chamou a atenção foi a de um colega que fazendo umas contas é como se a bateria dele fosse de 29 kw. Tenho um Dolphin mini com 60 mil km rodado e pouco mais de um ano de uso e desde os 40 mil eu percebi uma perda consideravel de autonomia. Eu faço vviagens do sul de minas gerais até ao aeroporto de Guarulhos que totaliza 287 km, fazia tranquilo e chegava com uma media de 15%. Hoje eu já não consigo fazer mais essa viagem sem recarregar no meio do caminho., meu carro tem uma autonomia media de 260 a 270 km. Só percebi a perda em uma viagem retornando de Guarulhos que quase não cheguei em casa, pois a bateria zero faltando uns 7 km pra chegar em casa e como não tinha o que fazer eu seguir e consegui chegar. O que me chamou a atenção foi colocar o carro pra carregar. Fazendo uma conta simples, o carro zerado logo teria que regarregar os 38.8 kw da bateria, fazendo uma conta simples 38,8 kw / 6,1 kw hora que é o que o meu walbox carrega temos aproximadamente 6:30 horas. Ao conectar o carregador o tempo de carregamento no painel foi de apenas 5:36 horas, ou seja é como se eu tivesse perdido uns 6 kw da bateria e meu carro agora só tinha 32 kw. Dai pra frente passei a monitorar o carregamento do meu carro e realmente meu carro não carrega mais do que 36 kw. Ja levei na concessionaria, fizeram um tanto de teste, scaner e sempre vem a mesma resposta, ta tudo certo. Eu sei que tem algo de errado porque temos dois mini em casa e são dois carro totamente diferentes no que se diz a respeito de autonomia e tempo de recarga, já não sei mais o que fazer. Vou anexar uma foto do carregamento para que vcs possam fazer as contas de carregamento. Eu pego a velocidade de carregamento e divido por 60 (minutos) depois um multiplico pelos minutos que vai ficar carregando e divido pela porcentagem que ta faltando carregar depois multiplico por 100. O meu não passa de 36,2 36,3, entao o da esposa bate em media 39,5
Qual a versão na multimídia de ambos? Tivemos um caso parecido no Dolphin GS. Após a atualização a autonomia baixou. Na verdade, BYD aumentou a reserva do carro, ou seja, quando chega 0% teria ainda 5% de bateria. Não sei se fizeram essa alteração para o Mini também. Estive na concessionária e um técnico comentou que um cliente andou 40 km com a bateria zerada no Mini até ir lá para fazer a revisão.
Compra um Wattímetro/medidor de energia para medir a carga. Usar o tempo não é muito preciso, o carro pode carregar mais rápido ou mais devagar durante o processo de recarga.
Por acaso você já trocou os pneus? Se sim, dependendo do pneu que você colocou, eles podem fazer uma grande diferença na autonomia.
Olá, tudo bem? Os dois estão com a versão 2503.
Já fiz duas trocas, porém sempre nas medidas originais.
Mesmo sendo a mesma medida, os pneus tem variação de aderência, conforto, consumo e ruído. Normalmente vem uma etiqueta do inmetro nos pneus vendidos aqui. Quanto aos pneus originais não sei qual classificação eles tem.
Bom dia, tudo bem? Realmente os pneus tem compostos diferentes onde o peso da diferença, a aderencia é diferente, mas eu acho ser uma variavel muito pequena para uma perda de mais de 10% de autonomia e também pela saude da minha bateria. Tem um aplicativo que muitos estão usando chamado Electro, nele da pra acompanhar alguns parametros em tempo real, inclusive a saude da Bateria. A minha bateria chegou a ter apenas 84% de saude e ai após orientações do Mecanico da Byd eu vim fazendo descargas profundas e carregamentos em 8A onde recuperei a saude da bateria, voltando para os 92%. Detalhe: Só carrego em casa utilizando o walbox da BYE. Meu problema está mesmo na saude e no carregamento que fazendo contas a minha bateria da 100% carregada mais nunca bate os 38.8 kw que é a capacidade dela, meus carregametos ficam entre 36,0 e 36,5 kw, ou seja jogando para baixo to perdendo uns 3 kw da bateria,