Assim, meu Dolphin Plus aponta 96% de saúde, tem 22k rodados em 1 ano de uso. Não sei se essa degradação é tão acentuada assim, me parece, até certo ponto, padrão mesmo.
A bateria vai degradar conforme o uso, mesmo que não haja mau uso.
Um ponto importante, que pode estar te causando essa percepção é o tamanho da bateria. Como a bateria do Mini tem cerca de 2/3 da capacidade do Plus, mesmo perdendo aproximadamente a mesma capacidade nominal (60.4 * 0.04 = 2.4 contra 38.8 * 0.06 = 2.3), acaba que essa capacidade nominal faz muito mais falta em uma bateria menor.
Se for fazer uma regra de 3, mesmo que a porcentagem não seja um número tão bom assim pra isso, tu fazia 287 com 85%, o que daria 337km de autonomia (287 / 0,85 = 337), se hoje sua autonomia baixou pra 270, tu teve aí uma perda de 20% de autonomia por uma degradação estimada de 6%. Provavelmente tem uma grande soma de fatores aí, pneus, degradação, clima, etc…
Carregamento AC, em geral, estressa menos a bateria, independente da potência. Estudos de mais longo prazo mostram que baterias com gestão ativa de temperatura (como as dos nossos BYD) mesmo o carregamento DC não é tão prejudicial assim para a bateria.
Uma coisa que parece ser um padrão em baterias é uma degradação, aparentemente, mais acentuada no começo e depois essa degradação se estabiliza, reduzindo a velocidade com que se degrada, mas é o tipo de coisa que só o tempo irá dizer.
Ambos também tem quilometragem e tempos de uso parecidos também?