Julio, eu acabei não te respondendo sobre o waltimentro. Sei que tem essa variação se olharmos somente para essa variavel realmente fica uma informação falsa porque tem a variação de potencia entre outras coisas, mais eu tenho um carregador portatil onde mostra o quanto foi consumido e na minha caixa de proteção do walbox eu tenho um medidor de consumo e ambos mostram informações parecidas. Se eu colocar o carro pra carregar por exemplo com 50% da bateria, logo eu tenho que ter um consumo de 19,4kw que seria a metade dos 38,8 kw, isso sem dizer as perdas que tem no cabo, ou seja na verdade o consumo final teria que ser proximo de uns 22 kw levando em consideração uma perda de 10%. Ao final do carregamento não terá consumido os 22 nem os 19,4, fica em torno de uns 18 kw. Além disso, temos dois mini em casa onde um serve de parametro para o outro. O que está funcionando certinho esse sim da um consumo certinho, levando em consideração as perdas durante o carregamento. Eu afirmo com muita certeza, que tem algum problema, agora qual, como achar e como resolver eu não sei.
Não se recupera a saúde da bateria, uma vez degradada esse processo não se reverte. O que os ciclos fazem é recalcular essa informação, sempre que a saúde é estimada podem ocorrer erros de cálculo, tanto os 84% quanto os 92% podem estar errados.
kkkk alguem precisa explicar isso para os engenheiros da Byd, porque eu frequento duas CSS, uma aqui no interior de Minas e outra no interior de São Paulo. Em ambas a orientação é fazer descargas profundas e depois um carregamento lento para que as celulas possam fazer o balanceamento e com isso recuperar a saude da bateria, agora se vc esta dizendo que esse processo não existe, pra mim só fortalece ainda mais que tem algo de errado realmente proque um carro com 1 ano de uso e 60 mil km não deveria ter essa degradação tão acentuada. Eu não me apego muito a essa informação, me apego mais nas contas matematicas de que o meu carro não carregaa os 38,8 kw. Uma coisa que ainda não comentei ai pra cima é que quando eu coloco pra fazer as recargas lentas da um estimativo de 24 a 25 horas para completar a carga e ai vai indo de boa até o carro chegar proximo de uns 92% e está com umas 21 horas carregando ele simplesmente da 100% e finaliza a recarga;
Te faltou capacidade de interpretação de texto meu amigo…
Eu não disse que o processo de descarga profunda não existe, muito pelo contrário. O que eu disse que não acontece é a “recuperação da saúde da bateria”.
Tem inúmeras postagens bastante técnicas aqui explicando características de funcionamento de baterias de LFP e o motivo dessa descarga profunda ser necessária periodicamente. Também tem muitas postagens repetindo quais os benefícios.
Quando você faz a descarga profunda, o BMS tem condições de recalcular a saúde da bateria entre outros parâmetros. Porcentagem de bateria, saúde de bateria, autonomia entre outros, são estimativas não são uma medição, portanto o BMS do seu carro chegou a estimar a saúde da bateria em 82%, depois estimou em 94%, provavelmente porque a estimativa de 82% não estava correta.
Entendeu agora?
Sobre a sua perda de autonomia. Você achou que a diferença do pneu deveria ser pequena e não gerar uma perda tão grande, e provavelmente está correto, só que combinada à degradação da bateria, pode ser que uma complemente a outra.
Alguma vez vc já descarregou tão profundo que a bateria se esgotou totalmente?
Não recomendo fazer isso, mas toda a sua conta se baseia nos percentuais. Se o 0% na verdade não for 0%, toda sua conta vai estar errada.
E se vc ler aqui no fórum, vai perceber que em vários carros depois da última atualização aparentemente aconteceu algo similar, uma proteção de mais energia abaixo de 0%, o que faria a regra de três entre energia carregada e percentuais não serem reais.
Outro ponto é que se vc ler tbm em outros tópicos, vai ver relatos em que a simples troca de pneu influenciou negativamente no consumo. E sim, até 10% foi relatado…
Reforçando o que o @dawtaylor comentou, a química interna da bateria e sua capacidade de retenção de íons só piora com tempo, ou seja ela, nunca melhora a “saúde” (termo péssimo esse que escolheram para definir o percentual de degradação).
O que a calibração em descarga profunda faz é apenas melhorar a estimativa dessa “saúde”.
Sobre seu problema, já fez o mesmo percurso com o outro Mini?
Sugiro fazer a medição de consumo de ambos usando o cálculo abaixo, iniciando a medição quando começa o trajeto e finalizando a medição quando chegar ao destino, anotando consumo de kWh e percentual de bateria. Aí teremos mais informações sobre a capacidade de retenção da bateria e gastos adicionais de energia, como o atrito dos pneus.
Queria deixar uma sugestão para você, já que tem o wallbox em casa: consuma a bateria o máximo possível, bem perto de 0% mesmo (programe para chegar nesse nível em um final de semana) e, já estacionado próximo do wallbox, deixe o veículo ligado com consumo suficiente para atingir 0% no mostrador (sabemos que há uma reserva além dessa marcação de zero, então não esgotaria totalmente a bateria).
A partir daí, deixe carregando lentamente até completar a carga e veja o resultado.
Como já disseram, bateria não se regenera mas se recalibra a estimativa de uso dela. Se após esses teste ainda estiver mais de 10% distante do limite teórico da mesma, então você terá um dado para mostrar para a concessionária que há um problema no gerenciamento de energia armazenada na bateria (e não necessariamente nela em si), algo que pode ser mais simples de ser reparado pela BYD do que condenar um pack inteiro.
Agora, se realmente for desgaste acelerado da capacidade de armazenamento da bateria (e não do software de gerenciamento dela), não estaria coberto pela garantia, por ser um vício do equipamento?
A cobertura da garantia tem regras. Geralmente existe um desgaste previsto como normal dentro de um intervalo que pode ser tempo, uso ou ambos. Salvo engano, baterias com 60% de saúde são consideradas normais e em condição de uso, portanto, com uma degradação não considerada problemática a ponto de se permitir acionar a garantia. Porém existe aí a questão da anormalidade na degradação, uma coisa é perder 2-3% em um ano (acho que é a média das Blade), com uso normal (não considerado uso severo), outra coisa é perder 10%.
No final, a cobertura da garantia fica a critério da BYD, já que 94% ou mesmo 82%, ainda estaria dentro dos limites especificados pelo termo de garantia.
Lembrando que o que contaria para a garantia seria uma aferição da própria BYD, ou algum terceiro usando algum outro método especializado, algo que possa ser laudado. A informação vinda de um app ou de um OBDII de baixo custo pode ser facilmente questionada, mesmo podendo estar correta.
o amigo, eu entendi o texto sim, talvez da forma que eu escrevi que foi da forma correta, não quiz ser grosso nem ironico, me desculpe viu, apenas brinquei, dizendo que alguem precisa falar com os engenheiros porque é o que eles passam para mim, que fazerndo as descargas e carregando de forma lenta a recuperaria a degradação da bateria, mais uma vez me desculpe viu, não foi a intenção;
Ja fiz esse processo por umas 4 ou 5 vezes, printei todas as telas, tirei foto do painel do medidor que tenho na caixa de proteção do walbox e como o amigo ja ciomentou ai, ta previsto no manual que uma saude igual ou superior a 60% dentro do prazo de garantia da bateria é considerado normal para a BYD.
Não precisa se desculpar. Esse tipo de “desentendimento” é normal nesse tipo de comunicação. Fique em paz.
Galera das concessionárias falam qualquer coisa pra se livrar do cliente que possa estar reclamando de algo, infelizmente.
Mas fazendo o advogado do diabo, é muito mais simples dizer que “vai recuperar a saúde” do que explicar todos esses detalhes de cálculos, estimativas e os baralho mais técnico pro cliente. “Vai lá, faz isso que a bateria melhora”
Não tenho nada a reclamar do carro. Como temos dois aqui em casa eu tenho muito parametro de comparação, dentro da cidade os dois carros tem o consumo igualzinho, mais quando vai pra estrada um gasta absurdamente mais do que o outro, ai podem dizer que é forma de conduzir, porém ja fizemos varias viagens juntos com os dois carros, ou seja mesma velocidade, condunção igual e no final um gasta de 10 a 15 porcento a mais. O jeito vai ser eu trocar ele antes do programado, porque ai eu troco na concessionaria e repasso o problema pra eles de volta.
Como está a questão dos pneus entre eles? Imagino que a quilometragem de cada um seja diferente, portanto é possível que estejam com pneus diferentes.
Desculpe se vc já falou isso (não li o tópico todo). Mas uma coisa que eu olharia, caso já não tenha feito, é a bateria de 12v de ambos. Como se sabe os Mini tem tido muitos problemas com ela. A bateria de tração, carrega a de 12v, se um dos carros estiver com o problema, será mais perceptível na estrada, pois além do consumo na estrada ser maior, parte da carga será enviada para a bateria de 12v. Além disse, a bateria de 12v será mais demandada na estrada pelo sistema de arrefecimento da bateria. O que eu faria, seria colocar o OBD e ir para a estrada e monitorar a voltagem da bateria de 12v no carro que está apresentando maior consumo.
Bom dia a todos, vamos lá, vou compartilhar algumas informações e fotos para que possam entender que não é uma questão de pneu ou de forma de condução ou bateria de 12 volts mais sim uma questão de carregamento. Acredito que não vou conseguir anexar mais de uma foto, então vou fazer umas trez ou quatro postagem. Ontem foi um dia muito produtivo aqui na minha cidade e cheguei em casa com 10%, então aproveitei para fazer o registro.
Sei que o certo seria ter colocado o carro pra fazer o carremento em uma baixa amperagem para aproveitar e fazer uma calibração, porém como pode observar a hora, ja era muito tarde e eu precisava do carro hoje as 7 da manha carregado o que seria impossivel fazer isso num periodo muito curto. Observem na foto anexo que o tempo de carregamento para completar os 90% da bateria é de apenas 5 horas e 12 minutos carregando a 6.1 kw o que fazendo uma matematica simples já não bate, porque se preciso carregar 90% da bateria eu preciso então pegar os 38.8 kw dividir por 100% e multiplicar por 90% que o que vai falta para completar, ou seja vou ter que carregar um total de 34,92kw, mais se pegarmos a informação que ta no painel que seria um carregamento a 6.1kw hora e multimplicarmos pelas 5 horas e 12 minutos teremos um total de apenas 31,72kw, muito abaixo dos 34,92kw que deveria entrar na bateria.
Por fim, hoje pela manha fui olhar o carregador, pois tenho um carregador da freeyre onde no final de cada carregamento ele traz na tela o tempo que ficou carregando e qual foi o consumo em kw. Observe que não foi carregado os 34,92kw que deveria carregar fazendo as contas dos 90% que iria carregar e também não carregou os 31,72kw fazendo as contas com as informações trazidas no painel do carro durante o carregamento, assim como também não durou as 5:12 horas, mais encerrou 20 minutos antes. O Total informado pelo carregador foi de 33,42kw. Temos que pensar que desses 33,42kw informados no carregador temos as perdas por temperatura do cabo, entre outras variaveis que se pesquisarmos no google diz que em walbox e carregadores portateis gira em torno de 10%. Se pegar então so 33,42kw informado no carregador e tirarmos 10% temos um valor aproximado de carregamento de 30,07kw. Pra terminar, eu entendo que mediante tudo que foi apresentado eu tenho algum problema no carregamento ou armazenamento na bateria, o que faz o meu carro ter essa perda de autonomia. Mas eu ja levei em duas concessionaria, acompanhei os mecanicos e em ambas o escanear não encontra nenhum erro, ou seja se não tem erro no escaner não tem o que ser investigado, isso que pra mim que ta sendo dificil, porque eu apresento tudo pra eles, os prints, as contas, eles até concordam, mas se no escaner não apresenta nenhum avaria o que eles vão fazer?
@edsonkuster, qual a saúde da sua bateria mesmo? 94%? Capacidade total atual 38.8 * 0,94 = 36.4. Assumindo que essa informação esteja correta, 90% de carga 36.4 * 0,9 = 32.76.
Assumindo uma variação na calibração, ou até mesmo na porcentagem visualizada no painel (10% é um valor arredondado que representa alguma coisa entre 9,5% e 10,4999…%), essa capacidade carregada não está tão absurda não.
Não sei como funciona esse carregador da Feyree, mas geralmente a informação mostrada no EVSE (“carregador”) é a informação de fato armazenada. Meu carregador da Taysla mostra o valor já descontado a perda, conferi isso ao usar esse carregador em uma tomada com wattímetro, o wattímetro mostrava a energia consumida (carregado + perda) e o EVSE mostrava um valor muito próximo do valor de fato carregado (levando em conta essas variações).
Bom dia @dawtaylor !!! Realmente ja fiz essas conta ai sobre a saude da Bateria. Ontem a noite quando coloquei pra carrega a saude ta mostrando 92% e hoje pela manha ta em 93%. Sempre que faço a descarga seguido de uma carga na maioria das vezes a saude da bateria sobe 1% ai passa uns 10 a 15 dia cai novamente. O que me incomoda é o que foi que aconteceu para a saude da minha bateria cair tanto assim??? Porque os meus carregamentos sempre foram no no walbox ou no carregador da Taysla que também tenho, e esse da Taysla é de 3,5 kw ou seja um carga ainda mais lenta. Os dois carros tem o uso parecido porque somos motorista de aplicativo, ou seja, rodamos aqui dentro da cidade, hora estamos na estrada, carrega no walbox original ou no carregador lentinho, sempre completamos as cargas e usamos no outro dia, não temos o habito de encher a bateria e deixar ela cheia por varios dias, pois sei que isso prejufica também, sempre paramos os carros a noite com uma media de 20 30 40 porcento da bateria, dificl o dia que paramos com menos e no caso do meu carro que é o que ta com essa perda, nesse um ano de uso e 61 mil km rodado acho que teve no maximo umas 5 vezes que cheguei a zera a bateria, foram algumas vezes carregando o carro com menos de 10%, mas zera a bateria foram pouquisimas. Se eu tivesse feito algo diferente em um carro ai sim eu podeira dizer que foi isso ou aquilo que fiz, mais são dois carros iguais, uso igual, carregamento igual porém com autonomias totalmente diferentes.