Muito boas as dicas de todos.
Leveza no pé.
Menos freiagem possivel.
Calibracao correta dos pneus.
Aliviar ao maximo o peso morto do carro.
Acelerações suaves progressivas.
Ar condicionado no minimo necessario.
Pilotar ao maximo pelo automatismo se houver.
Faço geralmente em torno de 500 km por 100% de carga no meu Dolphin Plus 2023/2024.
Por ai.
Meu plus também chega a bater 500km os 100%, no geral não sou de pisar muito mas quando quero dar uma pisadinha também não fico regulando
Mas é comum eu recarregar com uns 20% ainda e ter andado perto de 400km
Meu dolphin plus eu acho q nunca passei de 350 km. Eu tambem fico com velocidade média de menos de 25 KM/h
Eu moro numa cidade de serra e tem muita subida e descida e muitoooo transito.
Mas eu em geral fico com uma média de pelo menos 15.8KW/100km
Os raros momentos q eu consigo ficar com menos transito, eu vou para algo em torno de 14.4KW/100KM o que me deixaria passar de 400km no total.
Outro ponto, eu uso ar condicionado ligado 100% do tempo, então ja reparei q isso afeta.
Aqui tbm no D+, media de 320. Morros, lombadas, esquinas elevações, motoristas tartarugas, obras e agora turistas. Não faço questão nenhuma de andar devagar. Então acabo tendo essa média como a real. Mas ja fiz 2 idas a Joinville que o carro teria passado dos 400 Km andando mais tranquilo.
O q ele indica serve para absolutamente nada.. o Meu sempre indica 495 com ar ligado depois q eu carrego.
Aquele valor, mesmo no dinamico é completamente inutil
Como já citado. Essa informação é extremamente imprecisa.
Por exemplo, quando carregar até 100%, rode até 50% e veja se rodou 250km até essa marca. Mesmo que a porcentagem também não seja tão precisa, é um indicativo melhor do que a autonomia do painel.
Para fins de comparação, minha melhor marca até os 50% foi de uns 214km. Já aos 25% eu consegui chegar com 289km rodados.
Uma forma que eu acho mais precisa pra estimar autonomia é pelo consumo. Pega o total consumido em um trecho e faz kW consumido / (distância /100) isso te dá o consumo por 100km. Daí é só fazer capacidade da bateria / kW por 100km * 100.
Exemplo:
16,9kwh / (95km rodados / 100)= 17,789 km/100km
60kwh de bateria / 17,789 kW por 100km * 100= 337,287km de autonomia projetada
Acho que até o 50% tbm não servem bem como base. No meu caso o carro suga muito mais bateria quando bate 30%. Ja fiz na casa dos 200Km até 50% de bateria, mas quando o carro estava com 30%, rodando na mesma pegada não rodou 80 Km, mas perto de 60Km apenas.
O D+ Pra fazer os 490 tem que ser em condições perfeitas, com modo neve ativado. 12 kWh/100 km, consumo de Mini. Nem 1% dos usuários vai atingir esse número. Ele é enganoso e a BYD deveria rever essa conta.
Um ciclo ideal-ótimo é o WLTP que aponta cerca de 420, se vc andar bem na maciota.
Leveza no pé para carboidratos, açúcares, gordura
Menos cigarro possível
Calibração correta das refeições, sempre incluindo proteinas, carbo e vegetais
Aliviar ao máximo - ou extinguir - o consumo de álcool, café e de ultraprocessados
Acelerações suaves progressivas na esteira da academia, nos exercícios cardio, core, nas caminhadas e nas meditações
Carne vermelha no mínimo necessário
Pilotar ao máximo automaticamente com arroz integral e outras fibras na cozinha diária
Fazendo isso consegue-se uma sutonomia de até 100 anos por 100% de carga.
Penso que estamos discutindo aqui autonomia e fatores de eficiencia eletrica em veiculos EV.
Neste contexto me parece irrelevante as eventuais imprecisões de indicação pois todas que se originam do mesmo modelo podem ser comparados independente da precisao do sistema.
Por isto me parece evidente que uma diferença de kilometragem/autonomia indicada entre carros de um mesmo modelo mostram diferença de eficiência que podem ser eventualmente corrigidas por rotinas oprecionais adequadas.
Acho que este deve ser o enfoque deste espaço dedicado a Autonomia EV.
Talvez seja o caso de criar um topico sobre Precisao do Sistema de Indicação de Energia, para não misturar as coisas.
Isto aí.
Bom fim de semana a todos
Quando comprei meu GS, há 2 meses, fiz essa mesma comparação.
Nos primeiros 10% de bateria consumida fiz 50km. Nesse momento pensei alto: vou chegar perto de 500km com uma carga.. kkkk.. Com o tempo comecei a entender o funcionamento do carro e a realidade é bem diferente. O carro é fantástico, mas os números de painel não servem para nada. Aprendi a andar com o carro desde o início e tenho feito bons números de autonomia, mas o melhor computador de bordo tem sido minha cabeça e o feeling. Hoje tenho feito entre 300km e 320km com sobra de 10% a 15% de bateria, mas já fiz 340km. Pelo o que tenho visto de alguns colegas, acredito que estou num bom número.
Não me leve a mal. A intenção foi apenas entender como conseguiu miraculosos 500km de autonomia no D+.
A meu ver o método de cálculo de autonomia é sim relevante para a discussão. Todos os fatores convergem pra autonomia, se o cálculo não for bem feito meio que invalidam os fatores.