Autonomia EV - Fatores de eficiência

Continuando a discussão de Baixa autonomia no Mini Dolphin:

Muito boas as dicas de todos.
Leveza no pé.
Menos freiagem possivel.
Calibracao correta dos pneus.
Aliviar ao maximo o peso morto do carro.
Acelerações suaves progressivas.
Ar condicionado no minimo necessario.
Pilotar ao maximo pelo automatismo se houver.
Faço geralmente em torno de 500 km por 100% de carga no meu Dolphin Plus 2023/2024.
Por ai.

Oloco! No meu GS não passo de 320km!

Em quais condições dirige normalmente? Cidade, estrada? Como é o relevo? Velocidade média?

Como afere a autonomia? Projetada em função de porcentagem? Em função de consumo?

Meu plus também chega a bater 500km os 100%, no geral não sou de pisar muito mas quando quero dar uma pisadinha também não fico regulando
Mas é comum eu recarregar com uns 20% ainda e ter andado perto de 400km

Meu dolphin plus eu acho q nunca passei de 350 km. Eu tambem fico com velocidade média de menos de 25 KM/h
Eu moro numa cidade de serra e tem muita subida e descida e muitoooo transito.

Mas eu em geral fico com uma média de pelo menos 15.8KW/100km

Os raros momentos q eu consigo ficar com menos transito, eu vou para algo em torno de 14.4KW/100KM o que me deixaria passar de 400km no total.

Outro ponto, eu uso ar condicionado ligado 100% do tempo, então ja reparei q isso afeta.

2 curtidas

Esse é o principal fator que faz meu carro consumir mais na cidade do que na estrada, completamente contraintuitivo.

Pra chegar na minha casa, o morro tem inclinação que chega a 16º, um trecho de 300 metros que consome, sozinho, 400wh pra percorrer.

Sim, isso pra mim é claro. Agora uma coisa que notei q impacta bem é o transito

Também. Acho que um trânsito pesado, mas que flui, acaba melhorando o consumo. Mas congestionamentos ferram DEMAIS com o consumo…

Aqui tbm no D+, media de 320. Morros, lombadas, esquinas elevações, motoristas tartarugas, obras e agora turistas. Não faço questão nenhuma de andar devagar. Então acabo tendo essa média como a real. Mas ja fiz 2 idas a Joinville que o carro teria passado dos 400 Km andando mais tranquilo.

1 curtida

Bom dia a todos
Uso o carro no Rio na Br116 e Br040
Na ultima recarga 100% indicou 510 km de autonomia com ar desligado.

O q ele indica serve para absolutamente nada.. o Meu sempre indica 495 com ar ligado depois q eu carrego.
Aquele valor, mesmo no dinamico é completamente inutil

2 curtidas

Como já citado. Essa informação é extremamente imprecisa.

Por exemplo, quando carregar até 100%, rode até 50% e veja se rodou 250km até essa marca. Mesmo que a porcentagem também não seja tão precisa, é um indicativo melhor do que a autonomia do painel.

Para fins de comparação, minha melhor marca até os 50% foi de uns 214km. Já aos 25% eu consegui chegar com 289km rodados.

Uma forma que eu acho mais precisa pra estimar autonomia é pelo consumo. Pega o total consumido em um trecho e faz kW consumido / (distância /100) isso te dá o consumo por 100km. Daí é só fazer capacidade da bateria / kW por 100km * 100.

Exemplo:

16,9kwh / (95km rodados / 100)= 17,789 km/100km

60kwh de bateria / 17,789 kW por 100km * 100= 337,287km de autonomia projetada

Acho que até o 50% tbm não servem bem como base. No meu caso o carro suga muito mais bateria quando bate 30%. Ja fiz na casa dos 200Km até 50% de bateria, mas quando o carro estava com 30%, rodando na mesma pegada não rodou 80 Km, mas perto de 60Km apenas.

2 curtidas

Sim, como disse, porcentagem também não é precisa, mas é um fator que comprova o quanto a autonomia do painel é inútil… haha

Aqui é bizarro, geralmente fica assim:

100% -> 90% = 50km
90% -> 75% = 104km
75% -> 50% = 200km
50% -> 25% = 289km

Mesmo calibrando o BMS, melhora um pouco, mas ainda é estranho pra dizer o mínimo.

Por isso eu prefiro o método que usa o consumo e distância como base.

O D+ Pra fazer os 490 tem que ser em condições perfeitas, com modo neve ativado. 12 kWh/100 km, consumo de Mini. Nem 1% dos usuários vai atingir esse número. Ele é enganoso e a BYD deveria rever essa conta.

Um ciclo ideal-ótimo é o WLTP que aponta cerca de 420, se vc andar bem na maciota.

Leveza no pé para carboidratos, açúcares, gordura
Menos cigarro possível
Calibração correta das refeições, sempre incluindo proteinas, carbo e vegetais
Aliviar ao máximo - ou extinguir - o consumo de álcool, café e de ultraprocessados
Acelerações suaves progressivas na esteira da academia, nos exercícios cardio, core, nas caminhadas e nas meditações
Carne vermelha no mínimo necessário
Pilotar ao máximo automaticamente com arroz integral e outras fibras na cozinha diária

Fazendo isso consegue-se uma sutonomia de até 100 anos por 100% de carga.

O problema, em ambos os casos, é conseguir…

2 curtidas

Inveja…
No meu o calculo sempre fica na faixa de 250/260KM.
Sempre aparece gente com o mini (bateria ainda menor) e falando que faz mais de 300km

Penso que estamos discutindo aqui autonomia e fatores de eficiencia eletrica em veiculos EV.
Neste contexto me parece irrelevante as eventuais imprecisões de indicação pois todas que se originam do mesmo modelo podem ser comparados independente da precisao do sistema.
Por isto me parece evidente que uma diferença de kilometragem/autonomia indicada entre carros de um mesmo modelo mostram diferença de eficiência que podem ser eventualmente corrigidas por rotinas oprecionais adequadas.
Acho que este deve ser o enfoque deste espaço dedicado a Autonomia EV.
Talvez seja o caso de criar um topico sobre Precisao do Sistema de Indicação de Energia, para não misturar as coisas.
Isto aí.
Bom fim de semana a todos

Quando comprei meu GS, há 2 meses, fiz essa mesma comparação.
Nos primeiros 10% de bateria consumida fiz 50km. Nesse momento pensei alto: vou chegar perto de 500km com uma carga.. kkkk.. Com o tempo comecei a entender o funcionamento do carro e a realidade é bem diferente. O carro é fantástico, mas os números de painel não servem para nada. Aprendi a andar com o carro desde o início e tenho feito bons números de autonomia, mas o melhor computador de bordo tem sido minha cabeça e o feeling. Hoje tenho feito entre 300km e 320km com sobra de 10% a 15% de bateria, mas já fiz 340km. Pelo o que tenho visto de alguns colegas, acredito que estou num bom número.

2 curtidas

Não me leve a mal. A intenção foi apenas entender como conseguiu miraculosos 500km de autonomia no D+.

A meu ver o método de cálculo de autonomia é sim relevante para a discussão. Todos os fatores convergem pra autonomia, se o cálculo não for bem feito meio que invalidam os fatores.

1 curtida