Tenho um Dolphin GS e moro em Brasília.
Minha autonomia na cidade é ± 400km. Meu mostrador de autonomia (A) é estático, 405km com 100% e o cálculo é simplesmente 4,05km a cada %. Acho que essa previsão é a mais otimista.
Sempre que carrego o carro até 100%, zero o trip (T) e vejo que T+A fica sempre entre 370-400km. Recarrego por volta de 30%, mas uma vez fiquei curioso se abaixo dos 30%, o carro consumiria mais. No meu caso foi negativo, T+A seguiu entre 370 e 400km até os 10%, quando o carro mostrava 40km de A e ± 345km rodados.
Em estrada, faço muito o trajeto Brasília-Pirenópolis. Saindo de minha casa com 100%, fazendo algumas coisas na cidade antes de pegar a estrada (deixar cachorros com familiares), chego em Pirenópolis com T em ± 200km e 50% de bateria praticamente exatos, ± 200km de A.
A volta consome consistentemente mais devido ao relevo. Saindo de Pirenópolis com 100% o carro chega com ± 30-35% de bateria no mesmo trajeto de ±200km.
Eu acho o cálculo de autonomia muito útil, desde que você entenda que muitos fatores podem alterá-lo: sua pressa, o relevo, o trânsito… Acho que é impossível acertar, pois posso ter descido uma serra nos primeiros 100km, aumentando o otimismo da autonomia, e logo depois enfrentar uma longa subida. Enfim, o cálculo estático que me apresenta o melhor caso (4,05km/%) é suficiente para mim.
Algumas pessoas podem se perguntar como a autonomia varia tanto em um EV, coisa que não é tão notável em um veículo de combustão interna (ICE). O consumo varia, mas diferença de autonomia é bem menor.
Minha opinião é que o EV é muito eficiente, mais de 90% da energia será convertida em movimento. Então se você enfrenta uma subida que exige o dobro da energia no motor e perda igual ao terreno plano, calculo uma autonomia de ± 52% da original.
Já um veículo ICE tem eficiência de ±25%. Então em um tanque de 100 litros, você gasta 25L para mover o veículo e 75L para aquecer o planeta. Assim, enfrentando a mesma subida que exige o dobro de energia para movimentar o veículo e perda igual ao terreno plano, calculo que a autonomia seria ±80% da original.