Autonomia EV - Fatores de eficiência

Sem problema dawtaylor

Estou falando de indicação no painel.
Na ultima carga que fiz ate 100% indicou 510 km disponivels (sem ar condicionado - 502 km com a/c), tenho a foto que não consegui postar aqui por não entender como.
Apos a recarga de 100% percorridos 241 km indicava um saldo de 286 Km. Tenho a foto.
Com certeza tudo virtual.
Com certeza tudo hipotético dependendo depe de se for no trafego do Rio, na 040 ,br 116, subindo a Serra das Araras ou descendo a Serra de Petropolis.
O que não e muito diferente com o consumo dos combustiveis fósseis.
A diferença é que nestes as autonomias são
muito maiores e tem normalmente abstecimento em todo lugar e por isto ninguem liga muito.

Então na pratica vc nao rodou de verdade 510 com uma carga né. Agora sim deu pra entender. O meu quando zero tbm dizia 510 Km de automia, mas a verdade é que pra fazer 400 vc ja tem de rodar com o maximo de preocupação e cuidado, do tipo que vc se torna um estorvo no transito normal.
E eu pelo menos, comprei um elétrico justamente pq queria continuar a dirigir de forma normal (talvez só um pouquinho agressiva…) sem custar 350 reais cada tanque.
No fim do dia, saber exatamente se o carro vai fazer 300 ou 500 km com uma recarga so serve para fazer viagens longas sem pontos de recarga rápida no caminho.
Para quem roda ate 200km ao dia que é 95% das pessoas, a vida é simples. Nós é que estamos querendo complicar e economizar ainda mais em cima de algo que por si só ja é muito mais barato do que a mijolina adulterada que vai vai parar ate nos nossos copos de whiskey.

2 curtidas

Eu não duvido desses números. Meu carro também mostra acima de 500km de autonomia. Mas esse número é irreal. Nunca confie nele.

1 curtida

Já postei aqui nunca me fiei nesse número, ou o algoritmo está errado (propositalmente ou não) ou conseguiram copiar o “algoritmo” logaritmo (trava-línguas que rimou!) do tanque de combustível - em TODOS os carros que tive, eu rodei muito mais com o primeiro quarto de tanque que com o último. Não foi diferente com a bareria. Não dá pra confiar na precisão.

Esse número para mim não existe, nem deveria existir, só olho para o SoC. Olhar e confiar na autonomia é perda de tempo - na melhor hipótese.

1 curtida

Nos tanques ainda faz sentido. Dado que o formato deles nunca é regular, a parte inferior forma uma espécie de funil pra direcionar o combustível para a saída e evitar problemas de carros antigos, que o combustível poderia não chegar na saída dependendo da inclinação e quantidade de combustível.

Quando você pensa que há muito tempo há tecnologia para corrigir isso e mesmo assim todos os carros de todas as montadoras se comportam assim até hoje, então é a mesma razão para todos os velocimetros sempre marcarem a menor: vício induzido pela indústria. No caso dos velocimetros a razão é óbvia, no caso dos tanques talvez seja para dar mais ideia de economia com o tanque cheio e deixar o motorista mais alerta (ou alarmado) quando o tanque fica perto do vazio.

1 curtida

Meu uso semanal no Dolphin GS é 310 km e carrego todo o domingo com a bateria está entre 25% e 30%. Então acho que faria uns 350 Km de autonomia. Ando sempre no modo ECO e arcondicionado no CONFORTO.

Voltando ao principio.
O objetivo da postagem original é auxiliar quem esta querendo comparar e avaliar sua eficiencia operacional en relacao com autonomia e discutirmos possiveis detalhes operacionais que possam melhorar o desempenho.
Jamais planejaria um percuso usando a autonomia de 500 km indicada no painel como pode sugerir o ultimo paragrafo da forma como foi dirigido de forma dubia.
Respeito a indicacao de evitar consumir abaixo de 20% e conforme o destino aumento ainda mais a margem.
Nunca andei mais de 300 km sem abastecer mas depois da recarga de 100% quase aempre indica autonomia virtual calculada acima de 500 km.
Era isto ai
Bom domingo.

Eu notei que no neu DP, eu tenho maior autonomia com menos automatismo. Considero que o ADAS tem acelerações e frenagens mais bruscas que eu faço

Boa bservacao interessante a considerar !

Curiosidade:
Qual a capacidade da tua bateria e quanto indica de kilometragem disponivel apos recarga de 100% ?

Todos os Dolphin plus mostram em torno de 500km com 100% no modo de autonomia dinâmica, 490km no modo normal.

A variação da autonomia máxima no modo dinâmico é mínima. Com alguma degradação de bateria o meu parou de mostrar 510km e agora só mostra 490-500km.

Será que isso não tem mais que ver com os erros do integrador de corrente que com o estado da bateria? O meu vinha entre 509 e 507km a cada carga, mas após duas cargas grandes (de SoC < 10% até 100%) consecutivas, ou seja, uma bela calibração, ele mostrou inéditos 511km. E o carro tem quase 2 anos.

Meu Dolphin Plus tem 4 meses de uso e 6000 km até a data de hoje. O máximo que mostra quando tem 100% de carga é 497km de autonomia. Mas no uso real cai pra 350 km. São 8% de uso na estrada só.

É uma hipótese. Aqui, também depois de calibrar, começou a mostrar um pouco menos. Confesso que nem presto atenção nesse número, dada a inutilidade acabou virando uma “decoração” no painel.

Tenho um Dolphin GS e moro em Brasília.

Minha autonomia na cidade é ± 400km. Meu mostrador de autonomia (A) é estático, 405km com 100% e o cálculo é simplesmente 4,05km a cada %. Acho que essa previsão é a mais otimista.
Sempre que carrego o carro até 100%, zero o trip (T) e vejo que T+A fica sempre entre 370-400km. Recarrego por volta de 30%, mas uma vez fiquei curioso se abaixo dos 30%, o carro consumiria mais. No meu caso foi negativo, T+A seguiu entre 370 e 400km até os 10%, quando o carro mostrava 40km de A e ± 345km rodados.

Em estrada, faço muito o trajeto Brasília-Pirenópolis. Saindo de minha casa com 100%, fazendo algumas coisas na cidade antes de pegar a estrada (deixar cachorros com familiares), chego em Pirenópolis com T em ± 200km e 50% de bateria praticamente exatos, ± 200km de A.

A volta consome consistentemente mais devido ao relevo. Saindo de Pirenópolis com 100% o carro chega com ± 30-35% de bateria no mesmo trajeto de ±200km.

Eu acho o cálculo de autonomia muito útil, desde que você entenda que muitos fatores podem alterá-lo: sua pressa, o relevo, o trânsito… Acho que é impossível acertar, pois posso ter descido uma serra nos primeiros 100km, aumentando o otimismo da autonomia, e logo depois enfrentar uma longa subida. Enfim, o cálculo estático que me apresenta o melhor caso (4,05km/%) é suficiente para mim.

Algumas pessoas podem se perguntar como a autonomia varia tanto em um EV, coisa que não é tão notável em um veículo de combustão interna (ICE). O consumo varia, mas diferença de autonomia é bem menor.

Minha opinião é que o EV é muito eficiente, mais de 90% da energia será convertida em movimento. Então se você enfrenta uma subida que exige o dobro da energia no motor e perda igual ao terreno plano, calculo uma autonomia de ± 52% da original.

Já um veículo ICE tem eficiência de ±25%. Então em um tanque de 100 litros, você gasta 25L para mover o veículo e 75L para aquecer o planeta. Assim, enfrentando a mesma subida que exige o dobro de energia para movimentar o veículo e perda igual ao terreno plano, calculo que a autonomia seria ±80% da original.

+1 => quanto mais lento andar na estrada, maior a autonomia… e a diferença é gritante… Já fiz o mesmo trecho a 120-130, e outra vez a 90-100… só estrada, livre.. retornei com 33% de bateria no primeiro, e 51% no segundo…

Se andar de boa eu consigo 200km nos primeiros 50% de bateria… D+

1 curtida

Isso aí é regra do dedão pra carros, especialmente elétricos por ter apenas uma marcha.

O negócio é viajar na menor velocidade que você aceita viajar. Em rodovias eu raramente passo de 100km/h, sempre que possível no ACC, considero minhas médias boas.

Uma coisa sobre velocidade que a galera custa a entender. Evitar grandes variações de velocidade torna a condução não somente mais segura e confortável como também mais econômica.

Se estiver em uma estrada sinuosa, por exemplo, aumentar a velocidade para uma velocidade superior à da próxima curva vai ser um desperdício de energia. O mesmo acontece em estradas movimentadas. Se o fluxo está rodando na ordem de 100km/h, insistir em andar a 120km/h só vai desperdiçar energia.

A eficiência dos motores elétricos não varia tanto em relação ao RPM. Na verdade, a eficiência depende tanto do RPM quanto do torque que está sendo aplicado. Acho que o a pior eficiência é com RPM muito baixo. Assim, marchas não ajudariam tanto, principalmente porque elas acrescentam perdas por atrito das engrenagens.

Então a questão de velocidade X autonomia não é tão relacionada com EV não ter marchas, mas principalmente com a resistência do ar que aumenta de forma quadrática em relação com a velocidade.

Para dar uma ideia do impacto desse efeito, a resistência do ar a 120km/h é 44% maior do que a 100km/h.

hum… quanto maior a rotação, maior a corrente e maior a perda por dissipação de calor no cobre do estator.

E quanto maior a rotação, maiores são as perdas por Back-EMF (Força Contra Eletromotriz).

Em um exemplo prático, o Dolphin Mini, que tem um motor menor, consome mais que o Seal andando a 120 km/h.

2 curtidas