Barulho na Direção - Dolphin GS

Amigo, você verificou se uma das possíveis causas do desgaste da parte interna dos pneus pode ser por cambagem?

Não estou fechando os olhos. Só estou dizendo que a concessionária é incompetente, e a BYD também tem culpa por não vigiar melhor o serviço da concessionária nem dar uma solução melhor quando liga no atendimento. Não existe essa de “lavar as mãos”. Tem que encontrar o problema e resolver.

Seu carro tem defeito, tem que ser arrumado e pronto. Mas meu ponto é que não é um problema que afeta todos os carros. Temos a tendencia de projetar nossos problemas como se todo mundo tivesse também. Pela nossa amostra aqui do fórum, esse problema está afetando 0,4% dos carros. Longe de ser algo sistêmico.

Mas certamente tem que ser resolvido.

2 curtidas

É aquela coisa. Amostra pequena frente ao universo (todas as unidades vendidas), mas gigante frente ao universo observável (pessoas que relatam problemas).

Seria bizarro se todos que não têm problema viessem aqui relatar que tá tudo certo. Mas todos que têm problema tem a tendência de vir aqui relatar o problema. Isso faz com que a percepção do problema seja infinitamente maior, porque “tá todo mundo reclamando”.

No mais, sim. É um problema que precisa ser resolvido. E muito pior, o pós venda da BYD parece ser generalizadamente ruim.

1 curtida

Alguém conhece algum proprietário com 10 anos de uso? Pois é, eu também não. Mas já conheço vários com problemas logo nos primeiros meses. Pior, problema recorrente.

Tem a fase do encanto e em seguida a da realidade. A realidade chegou mais rápido para alguns…

Problemas tem que ser arrumados. O fato de algumas concessionárias não fazerem um bom serviço, certamente está prejudicando a marca.

Vou dar mais um exemplo. Já comentei que dei uma leve batida no Seal e precisei trocar o emblema frontal, que fica embutido.

Tiveram que remover o para-choque para fazer o serviço. Quando peguei o carro, a ADAS parou de funcionar. Levei novamente na concessionária, Dahruj Jundiaí. O carro ficou lá por 3 dias, sempre me posicionavam de fora transparente o que estava acontecendo. Identificaram que o radar frontal não estava comunicando com o módulo. Como não sabiam o que era, estavam em contato com engenheiros da fábrica. Pegaram o Seal de test drive para comparar as medições com meu carro e identificar exatamente onde estava o problema.

Descobriram que no conector do radar, que tem 25 pinos, um deles tinha afundado quando fizeram a troca do emblema. Corrigiram o problema e o carro está funcionando normalmente.

Se fosse outra concessionária, iam na base da tentativa e erro, no chute. Iriam pedir outro módulo, esperar um mês, e não ia resolver o problema.

Percebo esse padrão em vários relatos por aqui. A concessionária é incompetente, tentar chutar qual é o defeito, demora para dar retorno e ainda por cima não resolve. Mas a culpa é da marca, não estou “passando pano”. Como a rede é nova a tendência é que melhore e que o atendimento padrão da Dahruj Jundiai seja a regra, mas vamos ver.

2 curtidas

Eu entendo demais a sua revolta. Porcentagem e taxa de ocorrência de erro não importam pra quem está sendo impactado. Eu tive um problema semelhante com um Nivus, segundo o chefe da oficina da VW o meu carro foi o primeiro em mais de 20 anos de experiência que ele precisou trocar o “módulo central”.

Ocorrência, segundo ele, baixíssima. Mas 100% dos meus Nivus tiveram esse problema.

Ninguém está minimizando a gravidade do problema, nem dizendo que é aceitável nem nada do tipo. Mas falhas em processos de produção acontecem, isso é um fato. E falhas nos processos de revisão também acontecem.

Infelizmente, alguém será “premiado” com o problema. Esse alguém vai vir aqui reclamar depois de pesquisar na internet e encontrar alguém com um problema semelhante.

Até o dia 30/09/2024 o Dolphin acumulava cerca de 20k unidades vendidas. A FENABRAVE não diferencia GS de Plus, mas vamos pensar que seja 2/3 de GS (dado que é mais barato e está no mercado há mais tempo). Esse fórum tem 1275 usuários, se todos fossem proprietários de Dolphin GS, seríamos menos de 10% do total de proprietários.

Eu vi os mecânicos conversando com suporte da fábrica algumas vezes e eles mandando trocar a caixa, depois de 2 tentativas ficaram sem saber o que fazer, e disse que a peça entrou em BO. E nota que o carro desalinha fácil e come os pneus por dentro da problema de cambagem

1 curtida

É apenas um choque de realidade. Não virou revolta ainda…

Concordo com os pontos, mas vai além.

Problema em barra de direção, suspensão e alguns outros componentes afetam a estabilidade. Não vejo como tratar com mera estatística, até porque o resultado estatístico de uma amostra que tem pouco mais de um ano em circulação talvez seja irrelevante. A maior parte foi vendida nos últimos meses e talvez nem tenha feito a primeira revisão ainda. Não temos um recorte dos últimos 10 ou 20 anos, então qualquer estatística é ilusão e discurso para confortar o cliente, mas internamente a byd deve estar atenta.

Por outro lado, o colega tem um carro defeituoso que trocou 100% da barra de direção e 100% da troca apresentou problema. O “fica tranquilo estatístico” não se aplica.

Será um lote defeituoso? O colega vai receber um carro novo? Vai ficar a pé quantas vezes mais até o problema ser resolvido? O preço do carro cai quanto após duas trocas da barra de direção? São questões a se pensar que chegam após a fase do encanto.

Fiz Cambagem algumas vezes, mas problema deve ser essa caixa de direca

Recebi uma ligação do Gerente da unidade perguntando se eu tinha interesse em trocar o carro, eu disse que sim achando que ia. Me dár outro carro, me ofereceu 80% da Fipe no meu pra pegar outro. Daí disse que assim não estavam me ajudando em nada só penalizando, me disse que nenhuma montadora dar outro carro.

Em nenhum momento disse isso, fico chateado que interpretou desta forma. Só disse que não é um defeito de projeto do carro, mas tem que ser arrumado nos carro com defeito.

3 curtidas

Também estou com o @julio nessa.

Minha intenção nunca foi de minimizar o problema. Não existe índice aceitável de uma falha grave dessas, que pode levar a acidentes possivelmente fatais.

O ponto é que problema ocorrem, a forma como a rede (concessionária e montadora) resolvem, ou até previnem a entrega de uma unidade problemática é que precisa melhorar, e muito.

3 curtidas

Estava me referindo a forma como o pós venda normalmente usa a estatística para tranquilizar o cliente…

Em 2013 eu comprei um Jac J5 e após algumas idas e vindas, literalmente devolvi e peguei o dinheiro de volta.

De maneira geral a CSS foi até bem, o problema era a unidade defeituosa mesmo. Disseram que “era o único caso” que tinham atendido naquela situação. Mas para o cliente, a estatística que vale é a da unidade que comprou…

Foi nesse sentido que falei.

2 curtidas

Boa noite pessoal.

Tenho um dolphin plus, e estou com o mesmo problema.
Já fui 6 vezes na concessionária de Campinas. Vários apertos e uma troca da caixa de direção.
Estou com 12.000km.
Sinceramente estou começando a ficar preocupado.

Alguém já recorreu a justiça?

Infelizmente já não tenho muita esperança.

Me parece ser um problema de projeto.

1 curtida

@Regis vai em outra concessionária. A Dahruj Campinas é um buraco negro que suga seu carro. Tenta levar na Dahruj Jundiaí.

1 curtida

Te falar que não levei muito a serio quando tu comentou isso antes. Mas levei meu carro lá ontem e agora acho que tu até que pegou leve com eles.

O descaso e a falta de vontade em tentar entender o problema é impressionante.

1 curtida

Meu Dolphin Plus apresentou o mesmo problema agora com 10.000km. Estalos ao esterçar o volante em manobra. Levei na concessionária e disseram que vão trocar a caixa de direção.

@RENATOP Preocupante. Esse barulho é perceptível com os vidros fechados?

Sim, na verdade o barulho nem é o caso. O problema é que dá para sentir estalos ao esterçar o volante com o carro parado ou em manobra. A sensação é de que há alguma folga no sistema de direção

1 curtida

O barulho que você escuta é semelhante ao do vídeo abaixo? (ao contrário do que ele fala no vídeo, a peça que ele mostrou não tem a ver com a barra da direção): https://www.youtube.com/watch?v=WzUAY9si-QI