Baterias, baterias, baterias!

2 curtidas

Rapaz, imagino o algoritmo cerebral para criar uma rotina de carregamento de uma bateria de 142 kWh com um wallbox como o meu, que carrega líquido a 6 kW… uma bateria dessa deve ser mais fácil de gerenciar em longas viagens que no dia-a-dia urbano, será?

1 curtida

Certamente. Com 60kw eu já preciso me organizar dias pra poder fazer um ciclo de carga profunda.

Com 5-6kw de carga é preciso desencanar 100% dos ciclos de carga. Seria interessante que uma bateria dessas tivesse um comportamento mais próximo do NMC, com cargas ideais entre 20-80% no cotidiano. O que deixaria o ciclo do dia a dia mais parecido com uma bateria de 113,6kw, o que ainda é carga pra cacete.

Então, pulei dos 45 kWh do GS para 82 do Seal. Tudo bem que nao são 142 kWh, mas de qualquer forma é quase o dobro de antes. Sabe o que mudou no dia a dia? Muito pouco. Quando a bateria chega nos 50% já coloco para carregar. Não precisa baixar muito para recarregar. Só em viagens ocasionais mais longas que baixa bastante, aí vai umas 12 hrs.

Com uma bateria maior a encrenca e planejamento só ficariam para os ciclos de recarga para calibração ou viagens muito longas. Imagina deixar o carro carregando por 24 horas…

1 curtida

Enquanto sonhamos com as baterias Blade 2, as baterias de estado sólido avançam como um sonho ainda muito distante, imagina isso de baterias quânticas…

Interessante que parece ser o primeiro protótipo viável. O carregamento é feito a laser que fica mais rápido em baterias maiores devido ao “efeito coletivo”. Nada do drama de carregar 100kWh demorar mais do que 60kWh.

A bateria carregou em femtosegundos (1 femtosegundo = 0,000000000001s ou 1 quadrilionésimo de segundo) e segurou a carga por nanosegundos. Na matéria explicam que, colocando em perspectiva (números humanamente compreensíveis), uma carga de 1 minuto duraria alguns anos.

Como tudo nesse tipo de pesquisa, existem limitações ainda absurdas, mas provavelmente isso também já foi verdade para as nossas baterias atuais, então quem sabe ainda vivamos por tempo suficiente pra ver isso virar realidade.

2 curtidas

Vale a pena ler o artigo, menos pelo MG e mais pelo rico texto sobre baterias (semi) sólidas.

1 curtida

https://insideevs.uol.com.br/news/791829/baterias-sodio-igualm-custo-litio-2027/

Interessante, achava que as baterias de sódio já nasciam mais baratas que as de lítio, mas essa reportagem e outras leituras mostram que ele ainda está mais caro pela pouca escala, mas que os custos estão convergindo rapidamente e mais pra frente baterias de sódio custaräo 50% das de lítio.

Rapaz, ferro custa $115 a tonelada contra $14.000 do lítio. Mais um caminho para baterias. Minhas ações da Vale agradecem. :slight_smile:

3 curtidas

https://insideevs.uol.com.br/news/796350/bateria-blade-manutenção-desmontar-desfio/

A nova Blade da BYD é uma maravilha de inteligência, e a mais dificil de desmontar pela CarNewsChina, com tudo de bom e de ruim que isso representa.

1 curtida