Bati o meu Dolphin

O Plus tem longarinas duplas e mais area de absorção de impacto. Não se trata do formato do para-choque externo, mas sim o que tem embaixo.
E sim, o EuroNcap não daria as 5 estrelas ao Dolphin Plus se nao tivesse os sistemas ativos de segurança a mais.

Não vi essa informação sobre longarinas em lugar nenhum (e sinceramente não entendi o que seria isso). Até onde sei, a única diferença estrutural é a suspensão traseira independente ao invés de eixo de torção. Acho que teremos de esperar o LatinNcap fazer do Dolphin GS pra ver a nota do teste de colisão.

@Driver e @mvgodinho também não vi esse ponto da longarina lugar nenhum, se tiver alguma fonte seria legal para aprendermos mais sobre as diferenças entre os modelos. O que li a respeito é que o Plus é ligeiramente mais comprido por questão de marketing, para entrar na categoria C dos carros europeus, mas pode ter sim alguma mudança mais técnica.

1 curtida

O Felipe Fera mostrou em um video que estava numa oficia com um plus e o parachoque dianteiro desmontado.
Não sei se o GS tbm tem, mas ele mostra no video que entre o parachoque dianteiro e o chassis tem 2 pares de longarinas de cada lado, algo bem incomum com os nossos legos nacionais.

Ontem levei o golfinho para meu mecânico conhecer, a aproveitar para apertar a suspensão (2.000 km de solo lunar), colocamos no elevador mas não apertamos porquê tudo é coberto por uma resina relativamente grossa, não sei se para manter a garantia ou para impedir que a suspensão desaperte, se alguém souber…

Outra coisa que me chamou a atenção, ao ver o pack de baterias, foi a sua etiqueta, que mencionava “Li-ion Battery”. Achei que deveria ser “LiFePO4 Battery”, mas logo após aparece um LFP. Achei que fossem coisas diferentes, mas pela etiqueta a LFP é um tipo de Li-ion.

Essa cera é proteção contra oxidação e maresia. Como os carros passam uns bons dias no mar, é uma proteção extra que a marca dá nas peças sem pintura.

4 curtidas

Isso, é do tipo de íons de lítio. LFP são os elementos do catodo, assim com tem outras como NMC.

Off topic mas interessante: No vídeo abaixo o cabra deixou a bateria em curto e detonou com uma peixeira. Só saiu uma fumacinha. Ficou feliz com esse tipo de bateria embaixo dos meus pés.

3 curtidas


Também bati o meu Dolphin. Como aqui em Natal/RN a concessionária ainda está em construção, perguntei a gerente via wpp se eles tinham alguma empresa parceira para fazer esses serviços de funilaria ou se eu poderia fazer por fora sem que interferisse na garantia. Ela me informou que poderia fazer por fora, desde que quem fizesse o serviço tivesse cuidado ao desmontar e montar a porta para efetuar o reparo. O tio da minha esposa trabalha no ramo de funilaria e pintura há aproximadamente 30 anos e cobrou muito barato pelo serviço. A pergunta é: será que há muita diferença nos cuidados para funilaria de carros a combustão e eletrificados? Achei a resposta da gerente um pouco vazia. Vocês acham que vale a pena fazer por fora, ou deveria insistir pra que ela enviasse o local “oficial” onde a concessionária está fazendo esse tipo de serviço?

Tem algum advogado para confirmar?
Faz no tio de sua esposa, e pede uma nota fiscal do serviço e do material, tira foto antes e depois do serviço e guarda tudo.

Duas questões.
1 - Ha sim profissionais muito bons e as vezes mais experientes que em concessionárias, o valor cobrado pelo serviço “oficial” costuma ser carissimo comparado com a qualidade media geral, as duas principais diferenças é que na concessionaria o serviço costuma ser mais garantido se tiver problema e também pela propria estrutura de curso, informações e apoio técnico a quem esta fazendo o trabalho em teoria da maiores condicoes de entregar um bom trabalho, oque nao parece ser todo o caso dessa loja ai proximo ja que estao ainda se instalando e criando estrutur.
2 - Quanto a recomendação do gerente da loja, consiga que ele envie essas orientacoes por email ou no minimo no whatsapp, se calce no que puder nessa situação, se possivel envolva o SAC da BYD diretamente, e procure orientação de um advogado que ja tenha atuado nesse tipo de caso, eu faria isso.

Talvez não tenha sido tão claro quanto ao posicionamento da gerente. Eu perguntei onde era feito o serviço da concessionária uma vez que mesma ainda estava em construção e perguntei sobre a possibilidade de fazer o serviço por fora. Caso fizesse, se poderia interferir na garantia. Ela não respondeu onde era feito serviço de funilaria pela concessionária e apenas me respondeu que caso o serviço por fora fosse realizado com cautela, não ia interferir na garantia. Me disse também que caso o arranhão não tivesse sido tão grave, indicaria nem fazer. Achei que ela foi educada, mas a resposta um pouco vaga. O serviço por fora seria feito com uma pessoa muito experiente e com muitos anos de mercado, mas que não fez serviço de funilaria em carros elétricos, uma vez que são relativamente novos. Daí a minha indagação: será que o processo de desmontar uma porta e desamassar pra depois pintar seria tão diferente assim num carro a combustão e elétrico? Será que o carro elétrico exige algum cuidado extra ou específico?

Pois é pessoal, infelizmente eu tive um sinistro com o meu Dolphin GS. Irei aproveitar o tópico para trazer o meu relato para vocês, principalmente para aqueles que pensam em adquirir um modelo da montadora, seja o Dolphin ou qualquer outro.

Em resumo, eu sofri uma pequena colisão frontal que danificou o para-choque dianteiro do meu Dolphin GS. Seguindo o protocolo do manual, acionei a BYD pelo aplicativo do proprietário e levaram o meu carro em 13/05/2024, informando que dentro de 5 dias me retornariam com o orçamento preliminar. Nada disso aconteceu! Eu liguei por diversas vezes para a BYD, que sempre me pedia para esperar um pouco mais e não cumpria com a palavra.

Pois bem, uma concessionária diferente do combinado entrou em contato comigo depois de um mês, mais precisamente em 12/06/2024, para dizer que o carro tinha sido deixado lá pela BYD e não tinham qualquer informação do proprietário.

A Oficina desta concessionária teve que buscar nas outras concessionárias da BYD, por meio do chassi do meu carro, qual tinha vendido esse carro e se poderiam compartilhar o meu nome e telefone para entrarem em contato comigo. Enfim, conseguiram e após um mês recebi o contato deles, perplexo ao saber do ocorrido. Chegaram até a me perguntar se eu estava bem e se tinha sido hospitalizado pela demora.

Após o contato da concessionária, eu prontamente consegui agendar uma visita na unidade para ver o carro e analisar o orçamento preliminar, que foi prontamente aprovado e parcialmente pago já em 14/06/2024.

Acreditem ou não, BYD ainda não sabia qual era a concessionária e me retornaram após este fato para dizer que eu deveria aguardar um pouco mais, que já estavam em conversa com a concessionária para envio do orçamento. Mentira pura!

Infelizmente, a situação não melhorou. Se o vacilo de esquecerem o meu carro não fosse suficiente, a BYD não enviou todas as peças que a concessionária solicitou e, mesmo tendo recebido um estimativa de 15 dias úteis para chegadas das peças contados a partir de 14/06/2024, até a presente data as peças não chegaram em sua totalidade.

Ou seja, passaram mais de 3 meses e nem as peças chegaram ainda. Quando chegarem, ainda será preciso aguardar mais um período para o devido reparo pela concessionária.

São mentiras, desorganização, falta de estrutura pois não possuem estoque de peças… não dá!

Caso tenham curiosidade, segue link do meu relato no Reclame Aqui: https://www.reclameaqui.com.br/byd-do-brasil/aguardando-reparo-ha-3-meses-100-dias_Lt8wN0akb9zyZkSx/

Continuarei postando aqui, conforme tenha novidades do caso. Boa semana a todos!

6 curtidas

Caro amigo, pela minha experiência, acredito que tudo varia de concessionária para concessionária. Percebi que muitos relatos são de casos algo parecidos com o seu, mas posso deixar aqui minha experiência.
Meu carro um song plus teve um sinistro. Um motoqueiro dos infernos achou que meu carro era transparente e tentou atravessar pela porta traseira direita. Fiquei com a porta traseira direita amassada e a do carona levemente amassada embaixo. A estrutura do carro não foi danificada. Acionei o seguro e em 13 dias a oficina, de um conceituado conglomerado de concessionárias( dinisa ) já estava com as 2 portas do song. Isso mesmo…o seguro autorizou trocar as duas portas, e em 8 dias o conserto ficou pronto. Então, tudo me leva a crer que a desorganização deve ser de alguns lugares que estão mal preparados.
A dinisa é dona de concessionárias como Jeep, Renault, Citroen, Peugeot, Byd e outras. Todas na mesma avenida, é um grupo bem grande e organizado, muito bem gerenciado. E impecável no atendimento. Por isso acho que deve ser organização e preparo.

2 curtidas

Olá @nilsoncr!

Obrigado por compartilhar o seu relato.

Eu concordo com você que muitas vezes o problema pode ser por conta da desorganização da concessionária, mas este não foi o meu caso.

Pelo contrário, a equipe da oficina da concessionária foi bem transparente comigo, e todas as vezes que eu entrei em contato para pedir uma atualização, eles me retornaram imediatamente. Ainda, essa concessionária que o meu carro ficou foi a Dahruj da Vila Leopoldina, grupo este que também possui concessionárias da Fiat e Jeep integradas, como a que você relatou.

O meu problema iniciou com a BYD mesmo, que não soube para qual concessionária o meu carro foi deixado, e tampouco avisou a concessionária. Eu desconfio muito que tenha sido por imperícia da pessoa que atendeu a minha solicitação, pois outros atendentes da central da BYD deram algumas infos diferentes ao longo processo. De qualquer forma, se este for o caso, é falta de treinamento adequado por parte da BYD.

O segundo problema ficou com a importação das peças, quando somente parte das peças chegou, faltando apenas o farol. Poxa, um farol levar mais de 2 meses para importar, enquanto o carro inteiro é importado, passa por trâmites alfandegários, inspeção do ibama e tudo isso em 1 mês, realmente há uma falha grave aí.

Quem aqui já teve a oportunidade de trabalhar com gestão de projetos sabe que existem diversas ferramentas que auxiliam nessas situações, inclusive controles que mostram quais são os casos mais críticos e que estão com uma longa espera. Por que a BYD não implementa essas ferramentas?

Para finalizar, se esses dois problemas maiores não fossem suficientes, eu não admito mentiras no atendimento, e isso foi dito na maior cara de pau. É uma falta de respeito tremenda.

Enfim, apesar de todos esses problemas, o carro é excelente e eu pretendo continuar com ele. Só espero não passar por isso novamente e vamos todos torcer para que a situação melhore quando a BYD finalmente conseguir deixar em pleno funcionamento a sua fábrica em Camaçari.

Abs

1 curtida

Um adendo que pode ser interessante, e preocupante, o meu carro foi levado pelo guincho que a BYD enviou.

O guincho era particular, não era especializado em transporte de veículos elétricos, tampouco o motorista do guincho sabia como acionar o neutro do carro.

Mesmo seguindo o protocolo, não me foi oferecido o carro reserva. Este, assim como os problemas relacionados com a revisão em que exigem carta de gratuidade como alguns colegas do fórum relataram, me deixam seriamente em dúvida sobre as promessas da BYD…

Enfim, a montadora tem muito a melhorar!!!

Quanto aos pneus, a Chao Yang é a marca chinesa que fabrica os pneus da Continental.