Bombeiros: Instalação Wallbox em condomínio

Recentemente mudei de endereço de uma casa para um apto (moro em João Pessoa - PB) e estou prestes a instalar o wallbox no prédio, já tive o aval da construtora, da empresa credenciada/homologada pela BYD, porém me surgiu a dúvida em relação aos bombeiros, alguém já passou por situação parecida que possa compartilhar experiência?

Até onde sei, os bombeiros não regulamentaram a instalação de wallboxes, é coisa nova pra eles. Tinha uns projetos absurdos de ter que ter uma distância enorme entre cada um, com paredes físicas, tudo por conta de conceitos antiquados e temores baseados nas primeiras baterias de lítio-manganês-cobalto, que uma vez em chamas, são extremamente difíceis de apagar. Também suponho que essas normas são de vigência estadual, porque os bombeiros são vinculados às polícias militares que são estaduais.

Tirando o temor de um carro elétrico pegar fogo, a instalação em si é mais segura que a de um chuveiro elétrico que consome mais ou menos a mesma potência.

Agora, você precisa de autorização dos bombeiros pra instalar um wallbox? Duvido, tem um monte de shopping com wallbox por aí.

Passei por situação parecida … resumindo , instale logo … contrate uma empresa e peça o ART da obra seguindo as normas da ABNT . Existe uma consulta pública dos bombeiros de SP (provavelmente financiado pelo lobby do petróleo ) onde há um temor e exigência absurdo para o tema . Corra e aproveite , este país é uma ciranda jurídica e tudo pode acontecer . Abs

Caros, há um outro tópico aqui no Fórum sobre a Consulta Pública absurda do Corpo de Bombeiros de SP, com muito mais conteúdo que este - sugiro não continuar conversas sobre isso neste post e, se houver interesse, ir para este outro post:

Lembrando que a Consulta Pública do Corpo de Bombeiros de SP termina nesta terça-feira (06/08/24), portanto TODOS do Fórum (independente de qual Estado esteja) devem se manifestar enviando email até 05/08/24 (segunda-feira) para dspciconsultapublica@policiamilitar.sp.gov.br demonstrando descontentamento do texto proposto - de forma educada mas efetiva!!!

Mais informações veja no outro Post.