Eu já tive essa discussão há bastante tempo, especialmente antes da OTA 1.5. A permanência em faixa melhorou demais nessa OTA, mas está longe de ser como demonstrado no vídeo. Em curvas em faixas mais estreitas o carro “se joga” em cima das faixas e o alerta de saída de faixas fica louco. Quando passa por estreitamento/alargamento de faixas (quando abre ou fecha terceira faixa) ele simplesmente tenta ocupar todo o espaço, chegando a fazer força excessiva.
Enfim. No vídeo dele o ADAS parece muito superior.
Claro que numa rodovia como a dos bandeirantes, com faixas largas e bem pintadas o ADAS funciona bem pra cacete, mas numa marginal da vida a realidade é outra.
Moro em SC, as ruas aqui não são das melhores. Mas veremos, com o tempo saberemos se tem algo realmente diferente. Não anunciaram nada sobre isso específicamente.
Viajo com frequência para o interior de SP pela bandeirantes que tem faixas bem pintadas, mas o carro se mantém muito bem centralizado e faz as curvas suaves como no vídeo, não me lembro a última vez que viajei com o piloto automático desligado.
A verdade é que esse modelo novo vai roubar vendas dos 2 Dolphins pelo menos para novos clientes. O primeiro motivo e mais banal é o design novo. A pessoa que vai comprar seu primeiro BYD vai olhar o GS e ver que falta muita coisa que so tem no Plus e nesse novo modelo. Aí vai olhar o preço, os 10k a mais contra o GS valem muito a pena pela motorização e itens de serie. OU seja, GS encalhando. Ai a pessoa vai comparar com o Plus que tem poucas coisas a mais para custar 25k a mais.
Em alguns cenários do vídeo, como o momento que praticamente nem tem faixa, o carro simplesmente não lê elas, o que é compreensível.
Em cenários de faixas mais estreitas é onde ele “se joga” em cima da faixa e fica reclamando que o carro está saindo da faixa. Mesma coisa quando tem abertura/fechamento de terceira faixa.
Repito. Na Bandeirantes, ou na Carvalho Pinto, funciona bem até demais. Mas essas rodovias são excessão e não a regra Brasil a fora.
Realmente. É o tipo de coisa que só vai poder ser afirmada ou não quando esse carro estiver nas ruas e sendo testado.
O meu chute é que a DiLink dele, seja lá qual for, tem mais capacidade do que a DiLink 3. E também tem um software diferente também, muitos detalhes entregam isso nas apresentações de funções da multimídia.
Concordo e acredito que a estratégia da BYD é derrubar o preço do GS (atual) para desovar todo o estoque e competir com o EX2. Lançar um novo GS com a cara do SE, sem alguns itens e colocar no mesmo preço do GS atual. Infelizmente o Plus praticamente já morreu, pois não teve mais atualizações ou melhorias e não existe qualquer notícia/anuncio de algum modelo para entrar no lugar do Plus (espero que eu esteja enganado e anunciem algo nos próximos meses).
Pelo que li vai ter um GS mais capado que esse SE e um Plus com mais coisa que o SE, como Teto Solar, Geladeira banco passageiro elétrico, essas coisas…
Ai acho que o GS fica em 159 e o plus talvez fique por 179 ou até 175…
Sua lógica não está incorreta mas, se fizessem isso estariam literalmente colocando o SE acima do Plus nesse quesito e o ADAS é um dos maiores argumentos de venda do Plus.
Mas explicando melhor meu ponto, não acho que a central seja muito mais capaz, a diferença pode sim ser marginal. Mas o que eu acho é que, sendo uma versão mais nova da DiLink, é possível que o software desse carro tenha recebido mais atenção que o software do D+ que, convenhamos, não têm recebido lá tanta atenção desde o lançamento no Brasil.
Em resumo. A capacidade pode e DEVE ser uma combinação de hardware+software aprimorados.
Conforme esse carro for chegando às ruas vamos começar a ter informações mais precisas sobre hardware e também software. Por hora, só dá pra especular que esse carro tenha a DiLink 5 à partir de uma atualização disponibilizada no Telegram dos russos para um Dolphin que parece ser da mesma geração dele, se isso se confirmar ele passaria a ter a mesma central do Tan, salvo engano.
Minha aposta é que o GS ano que vem morre e o SE vira o modelo “basico” e o Plus vem no novo modelo com os itens a mais.
De toda forma, minha espera acabou por um carro substituto do Plus, agora é esperar o Yuan cair em promoção na casa dos 230k e ir pro banco arranjar um sócio pra comprar….
Acho dificil, o Yuan nunca decolou no Brasil, apesar de ser o mais vendido da marca no mundo.
Quando lançaram o Yuan originalmente, tbm era 270. Como o governo Chines cortou a guerra de preços em casa, as montadoras estão fazendo essa loucura agora nos clientes emergentes. Tudo vai depender das vendas iniciais dele agora. Se não vender, o precinho vai pra “normalidade” na casa dos 235. Até porque ele melhorou muito mas ainda perde pro Seal que custa menos.
Sim, é um bom indicativo da arquitetura, embora não seja um limitante real, dado que alguns BMW chegam nessa potência com 400v. Mas em se tratando de BYD é mais provável mesmo que isso indique que a arquitetura seja de 800v.
É, a coisa pegou mesmo, Mini disputando com HB20 e Mobi a liderança do mercado, já deixou Kwid pra trás. A decisão do governo de SP sobre instalação em condomínios e a guerra no Irã definitivamente catapultaram o mundo BEV, já é mainstream.
A pergunta que me pespassou, será que já é hora de nos preocuparmos com a capacidade da infraestrutura de energia elétrica do Brasil?