BYD + Shell - novos detalhes

Bem, bem legal todos os itens anunciados sexta feira.
Essa parceria BYD + Shell foi anunciada no lançamento do Mini. Mas agora temos alguns detalhes a mais.

Vai ter um app BYD Recharge feito pela Tupinambá (só de ser Shell / Tupinambá já deve ser pago, mas acho que carregador rápido faz sentido pagar mesmo e incentivar ter mais).
E os carregadores DC que a BYD está trazendo parece que são muito bons:

3 curtidas

Rapaz!! Que noticia!! Se tudo que for prometido aí se concretizar então acabarão as desculpas contra veiculos elétricos. Estou já pensando em.quando vou poder instalar esse carregador Grid Zero na minha residência!!

Não rs… esses carregadores DC ai igual o grid zero não são para residência. Isso é carregador para estrada, onde precisamos de carregador rápido e as vezes o local não tem tanta disponibilidade de energia.
Então ele junta a entrega da rede + bateria.
Não é para residência e carregador DC para residência além de caro é ruim. Na sua residência você precisa carregar na menor velocidade possível sem atrapalhar seu dia a dia.
Aquele carregador AC de 7kwh da BYD está perfeito para residência.

2 curtidas

É uma boa notícia, mas pensando no crescimento do negócio de EV passa obrigatoriamente pela infra de pontos de recarga, acho que demorou pra BYD se mexer, logo com o boom de vendas iriam surgir reclamações e criticas de todos os lados, e não acho que só esse medida resolve o problema, tem algumas materias falando sobre o caso dos EVs na Europa e falam que precisam de pontos de recarga na casa dos milhões, claro que lá o mercado nem compara com o nosso mas não estamos nem engatinhando quando o assunto é infra pra EV.

Camarada, 7kw é perfeito frente a total impossibilidade atual de ter uma alternativa mais rápida com o elétrico. Esse avanço na tecnologia de baterias e carregadores para suprir a demanda de elétricos pode sim levar carregadores DC para residências.
No dia que você puder carregar o veículo em 40 minutos na sua casa, ao invés das, hoje, aceitaveis 6 horas, então 7 Kw deixará de ser perfeito.

1 curtida

Para mim 7kw AC é perfeito também. Sempre deixa o carro a 100% entre 5 e 7 da manhã.

Colocar DC para mim iria:

  1. Custar um dinheiro que nunca dará retorno financeiro . Se tiver uma emergência, procuro um DC público por perto e pago os 3 reais por kWh. Não preciso pagar milhares de reais (ou dezenas de milhares) para ter um só pra mim.

  2. Diminuir a vida útil da bateria por conta da carga mais forte do DC;

  3. Diminuir a vida da bateria (mais ainda), pois o carro passaria mais tempo com soc a 100%.

No dia que puder carregar o veículo por 40 minutos em casa, continuarei carregando a 7kW por 6 horas. :laughing:

2 curtidas

É isso :wink:
Quando eu não entendia nada de eletrico queria ter um carregador de 11 ou 22kwh em casa porque sabia que o DC custava 100, 200, 300 mil reais.

Depois vi que nem o 11 ou 22kwh seria tão bom ter em casa porque não ia ganhar tempo em nada já que carrego a noite. Mas ia ficar forçando a bateria no dia a dia mais do que o necessário.

Então DC pra mim ou é urgência ou viagem que acabo fazendo uma ou duas vezes no ano.

A noticia é excelente para reforçar os pontos de carregamento na estrada e cidades que estivermos visitando ou de passagem.

2 curtidas

É possível e viável ter um carregador AC de até 21 KW em casa.
Algum tempo atrás quando fiz o projeto da minha casa, já pensando em carregador pra carro, deixei uma pré instalação com 3 fases 220V de 10mm2 porque era o que eu tinha de informação.
Quando comprei o dolphin e recebi o wallbox de 7kW uso somente uma fase+neutro, e a instalação ficou bem sobredimensionada (folgada).
Ter um carregador maior do que isso, por exemplo 60 kW DC, tem que ter um investimento e um projeto bem feito no quadro de alimentação da sua residência, que acho não é tão trivial.
Na verdade, o que eu não imaginei e que agora se mostrou interessante é a possibilidade de colocar outro wallbox de 7kW para um futuro segundo carro EV ou PHEV na mesma instalação, quem sabe…

1 curtida

É possível. Ser viável depende do estado.
Para lugares que a fase é 220V é fácil.
Para quem tem fase de 110V precisa de um transformador e ai começa a não compensar.

Sobre ter dois carregadores de 7kWh em casa, não sei se compensa. Tenho dois eletricos e na prática só carrego um deles 1x por semana e o outros 2x. É só carregar um em dias diferentes. São 7 dias na semana, só preciso carregar em 3 deles.

Mas sobre o assunto do tópico ainda falta mais informações de onde vão ser instalados os carregadores da BYD na parceria com a Shell.
Acho que Sudeste para a Bahia tem pouco ou nenhum carregador. Com a BYD tendo fabrica na Bahia aposto que vão acertar esse trecho.

2 curtidas

Pois é, ACHO que as capitais tem pontos de carregamento rápido suficiente pra agora, falta melhorar as opções de bons postos (tem muitos dos já instalados que ficam fora de funcionamento por mts dias) entre essas cidades, e na sequência entre cidades do interior. E aí, claro, aumentar quantidade geral pra menos chance de fila nisso tudo.

Outra notícia relacionada, em paralelo à colocação de pontos elétricos a Shell pretende fechar 1.000 postos de combustível.:

Vai ser um caminho com seus percalços. Ex. Um Shell Recharge próximo de casa está parado há quase 2 meses depois que um pico de energia queimou a placa e a Enel não quer pagar os 6 mil por uma nova…

1 curtida

Hoje, com as dificuldades atuais em ter um carregador DC em residências, é fácil falar em preferir a única alternativa atualmente viável. Se algum dia essas dificuldades forem superadas e ele for comercialmente acessível então veremos se a preferência continua.

Porque alguém iria preferir carregar em 40 min todos dos dias e reduzir a vida útil da bateria? DC não é para casa onde a pessoa pode dormir e deixar o carro carregando em AC.

2 curtidas

Eu iniciei o tópico “7kw ou 11kw?” neste forum, justamente com uma dúvida se deveria instalar trifásico (pronto para um 11kW ou mesmo 22kW) ou não. As discussões me levaram a concluir que o bifásico 7kW era a melhor opção, e assim foi minha instalação. Não me arrependo nem 1 mm, pelo contrário, estou super feliz e satisfeito.

Se nem colocar trifásico eu coloquei, mesmo podendo, por que um dia vou querer colocar DC? Na na ni na não :slight_smile:

2 curtidas

A questão é que vocês analisam possibilidades futuras, carregador dc para residências, a partir do estado atual da infraestrutura residencial como se essa infraestrutura também não fosse evoluir com o tempo. Quando eu falo na viabilidade dessa possibilidade eu imagino o combo todo evoluindo em conjunto. Tínhamos um mercado promissor de veiculos eletricos a cinco anos atrás? Com certeza não, mas olha o quanto isso mudou!! Nenhum avanço significativo ocorrerá nesses próximos 5, 10 anos? Duvido muito!! Mas tudo bem se vocês preferirem um futuro uma tecnologia, imagino naquele momento, ultrapassada de carregamento quando novas e inovadoras formas de carregamento surgirem e se tornarem viáveis para o grande público. Paz!!

Quando falei que precisa da infra e nesse caso mais DC do que AC me refiro nas estradas e postos, residencial 7kw AC esta muito bom quem puder instalar uma de 11 ou 22 vai depender principalmente da capacidade do carro carregar nessa potência. O EV como proposta urbana nas limitações que existe hoje é espetacular, chega em casa carrega de noite, mas o produto nao ira se limitar a isso e virão as criticas quando comparado as limitações do combustão e/ou hibrido na utilização para viagens principalmente.

Para viagens tendo o DC de 60kwh já atende bem. Se for mais do que isso, melhor ainda, mas nem todo carro carrega a mais do que isso.
Mas em uma viagem você andar 300 e poucos km, parar para almoçar e andar mais 300 e poucos km pra mim já é uma bom trecho em um dia.
No meu uso eu nem pararia de novo para rodar outros 300 km. Eu iria é descansar hehe.

Brasília está bem precário em relação a carregadores. Poucos locais e com poucas unidades. E aqui tem muito elétrico na rua. Quem mora em residência é tranquilo mas para quem mora em Condomínio ainda é um desafio enorme que precisa ser mudado o mais rápido possível.

2 curtidas

Situação na região metropolitana de BH é a seguinte: 2 postos Shell (um a 50KWH e outro a 130KWH) e um posto BR que está tentando fazer funcionar um DC de 50KWH faz meses e nada… Ainda estamos engatinhando. Já estou feliz em ver que entre BH e RJ, onde hoje a única alternativa de recarga rápida é a ccs da Audi em Juíz de Fora, que cobra 3,15 reais o KW, ganhará 4 carregadores rápidos em Barbacena. Dois no Roselanche (faltando pouco para inaugurar) e dois na Cabana da Mantiqueira. Hoje parei no Cabana e conversei com o dono de lá. A estratégia dele é cobrar pelo carregamento DC mas continuar liberando o carregamento AC de 11KWH hoje existente. Se tiver pressa, paga pelo carregamento rápido, senão, de graça a 11KWH. Parei lá para almoçar, demorei 50 minutos e carreguei o carro com quase 10KW extras sem custo… (só o do almoço kkkk).

1 curtida

Hoje tenho 2 elétricos e possuo dois carregadores de 7KWH na garagem. Não precisaria de dois mas já que os tinha disponíveis, instalei ambos em posições estratégicas nas minhas vagas aqui no condomínio. Em breve 7KWH em condominio será um luxo pois com o aumento de vizinhos com carros elétricos, a disponibilidade de energia total do condomínio será gerenciada entre os carregadores que estarão conectados simultaneamente… se vc tem 10 carros sendo carregados na mesma noite, a energia disponibilizada será rateada entre os 10 carregadores, ou seja, dependendo da energia disponível, seu carregamento será abaixo de 7KWH se tiver que compartilhar com outros… algo parecido com isso daqui: https://static.weg.net/medias/downloadcenter/hfc/h57/WEG-WEMOB-folheto-50129799-pt.pdf