Queria tirar uma duvida e ao mesmo tempo tentar esclarecer caso mais alguém tenha essa duvida.
No manual DP+ tem informando que a pressão correta dos Pneus seria 36 PSI, aí vem o problema, essa pressão é a ideal independente do formato do pneu?
Por exemplo:
205 50 R17 = 36 PSI
205 55 R17 = 36 PSI?
Não queria confiar numa IA para ter essa resposta, queria saber da experiência de vocês, eu tive um problema com os Pneus Hankook ovulados, postarei em outro momento sobre.
Minha opinião, esqueça o termo “ideal” e pense na coisa mais como um ponto de equilíbrio homeostático. A influência da temperatura externa, da maneira de acelerar e frear, é enorme e leva a variações de algumas libras ao longo do dia. Até o horário de calibrar (por exemplo colocar 36 com pneu quente ao meio-dia num dia quente vs. colocar 36 pela manhã em um dia frio) tem influência enorme, e pode levar a grandes mudanças quando o clima muda.
Isso, aliado ao fato de pressão ser força dividido por área, me levaria a não me preocupar com pressão maior ou menor que 36 psi. Talvez seja mais importante observar o viés de calibração a maior adotado por vários membros aqui (calibrar a 36 com o pneu frio ou calibrar algumas psi a maior) para diminuir a chance de manchões e rasgos em nossas ruas esburacadas.
Também penso da mesma forma… Complementando o aludido, por experiência própria com meu Mini, o que eu acrescentaria talvez seria o fato de que a quantidade de libras influência diretamente na autonomia do veículo. Quando eu coloco 39 ou 40 libras com o pneu em temperatura na casa dos 24°C a autonomia do meu veículo, rodando na noite de BH (geralmente as noites por aqui são frias), consigo render com uma bateria =~310km chegando em casa com 10 a 12% de bateria ainda. Com 36 libras, com os pneus na mesma temperatura, minha autonomia varia bastante pra baixo ficando na casa dos 25km a cada 10% de bateria. É importante salientar também que BH é uma Cidade de ruas extremamente inclinadas. Sempre rodo com carplay ativo, ouvindo música no spotify e ar condicionado torando - mesmo no frio -.
Abrindo um parentêse: neste mesmo tema, não sei por qual motivo, mas há variação na autonomia quando carrego no lento e depois no rápido. A autonomia melhora significativamente.
Todas as vezes que furei e/ou rasguei algum pneu, as libras dos pneus estavam no padrão indicado pelo fabricante, ou seja, eu havia calibrado 36 libras. Nunca tive qualquer problema de furar ou rasgar pneu com a calibragem acima de 36 libras.
Tem mais uma outra coisa contra o ‘ideal’, que só reparei depois do Plus - 1o carro com sensor de pressão que tive (os anteriores tinham TPMS indireto): como as bombas de ar comprimido dos postos são descalibradas!!
A penúltima vez que enchi (posto Shell da Panamericana) a pressão no Dolphin ficava mais de 3 psi acima da registrada na bomba.
A última vez que enchi (posto Shell da São Gualter) a pressão no Dolphin ficava 2 psi abaixo da registrada na bomba.
Estas variações multidirecionais mostram que não dá confiar em bombas de postos (mesmos nos de alta qualidade como os dois mencionados), e que não dá para “corrigir” numa só direção. No posto, eu calibro, vejo a diferença com o sensor, e recalibro até o sensor marcar o que quero: o pessoal do posto não deve entender esse cara que calibra, aí enfia a cabeça dentro da cabine para ver o que está no painel, e volta a reajustar a pressão na bomba e recalibrar o pneu - umas 3 ou 4 vezes para cada pneu, além de me acharem louco não devem gostar pois acabo demorando muito mais para encher os 4…
É isso aí… a ANP podia incluir checklist da calibração da bomba de ar em suas - raríssimas infelizmente - inspeções de postos de gasolina…
Eu confio nos sensores do Dolphin, são consistentes e coincidem com os números da minha bomba portátil Baseus.
No meu Dolphin MINI, uso essa bomba portátil Asmax T10 que comprei no AliExpress. Vi modelos mais baratos da Baseus e Xiaomi, mas nos comparativos ela sempre se saiu melhor, e acabei comprando. Calibra os pneus rapidinho, e a precisão dela, comparada aos sensores do carro, tem só 0,2 de diferença, deve ser o ar que escapa ao desconectar.
Comprei pra calibrar os pneus frios em casa e me livrar de vez do posto. Aqui estou calibrando a 38, porque no meu carro antigo eu notava uma melhora na autonomia comparado aos 36 recomendados mas, honestamente, nem fiz o comparativo no carro atual.