Calibragem correta dos Pneus

Tem mais uma outra coisa contra o ‘ideal’, que só reparei depois do Plus - 1o carro com sensor de pressão que tive (os anteriores tinham TPMS indireto): como as bombas de ar comprimido dos postos são descalibradas!!

• A penúltima vez que enchi (posto Shell da Panamericana) a pressão no Dolphin ficava mais de 3 psi acima da registrada na bomba.
  • A última vez que enchi (posto Shell da São Gualter) a pressão no Dolphin ficava 2 psi abaixo da registrada na bomba.

Estas variações multidirecionais mostram que não dá confiar em bombas de postos (mesmos nos de alta qualidade como os dois mencionados), e que não dá para “corrigir” numa só direção. No posto, eu calibro, vejo a diferença com o sensor, e recalibro até o sensor marcar o que quero: o pessoal do posto não deve entender esse cara que calibra, aí enfia a cabeça dentro da cabine para ver o que está no painel, e volta a reajustar a pressão na bomba e recalibrar o pneu - umas 3 ou 4 vezes para cada pneu, além de me acharem louco não devem gostar pois acabo demorando muito mais para encher os 4…

É isso aí… a ANP podia incluir checklist da calibração da bomba de ar em suas - raríssimas infelizmente - inspeções de postos de gasolina…

Eu confio nos sensores do Dolphin, são consistentes e coincidem com os números da minha bomba portátil Baseus.