Galera, sempre tenho o costume de realizar esse procedimento de deixar baixar a bateria pra menos de 10% e carregar até 100% entre 3 e 6 meses, mas pelas indicações teria que ser em carga lenta.
Como proibiram o carregador no meu predio, tenho que carregar na empresa, porem não tenho tempo suficiente pra dar a carga completa no tempo que eu fico la.
Alguem sabe informar se realizando num eletro posto de carga rapida tambem funciona pra calibrar? O problema seria a questão de esquentar a bateria demais, ou por não calibrar de fato pois não daria tempo do BMS detectar as variações de tensão?
A questão é a seguinte: a bateria é formada por vários packs, e a BMS central vê cada célula individualmente, mesmo não estando fisicamente ligada a ela, na recarga, o sistema tenta realizar o balanceamento, que é geralmente passivo (resistores queimando excesso de carga). Esse processo acontece no topo da carga, quando as células que chegam antes em ~3,6 V são “freada” para as outras alcançarem. O que acontece na carga rápida?; essa “freada” não é suficiente e algumas células chegam a tensão final bem antes que outras, deixando a bateria desbalanceada, já que quando uma célula chega a carga máxima, a carga total é finalizada. Eu recomendo o seguinte: Recarregue na carga rápida ate 80% e quando chegar ao trabalho coloque na carga lenta ate 100%, se não der tempo, carregue ate 90% na rápida e o restante na lenta. Com isso voce vai conseguir que o balanceamento passivo funcione..
Então, mesmo em carregadores de carga rápida o BMS do carro baixa a potência de entrada quando acima de 80% e mais ainda próximo dos 100%. Portanto, é tecnicamente possível o BMS controlar quanto entra de corrente para evitar saturação dos circuitos/bateria e realizar uma calibração adequada. Mas isso é apenas uma possibilidade, não sabemos como o algoritmo e componentes do BMS se comportam nessa situação.
Não acho legal fazer carga rápida, desligar e conectar outro de carga lenta. Ao fazer isso, a recarga deixou de ser uma carga de 10 a 100% ininterrupta como recomendado. Lembrando, a calibração é principalmente para zerar a integração de corrente, para o carro medir com mais precisão quanto de energia a bateria armazena (equalizar a tensão o BMS sempre faz ao chegar em 100%, basta plugar um leitor ODB para comprovar).
Por isso a recomendação de carga lenta e no intervalo de porcentagem que tem uma variação de tensão que permite um calculo mais preciso. Se tiver tempo, da uma lida nesse tópico abaixo. É meio grande mas tem muita informação sobre bateria LFP e o motivo da calibração ser necessária para esse tipo de química.
A maneira mais segura é fazer uma calibração by the book, seguindo o manual. Assim, sugiro que consiga algum lugar para deixar o carro a cada 6 meses e fazer uma carga lenta ininterrupta de 10% a 100%.
Não é o assunto principal mas, espero que a decisão de SP que garante o direito ao carregador em condomínios se espalhe para todo o Brasil. Imagino que tu ainda vai ter problema por um tempo, dado que não deve estar em SP, mas é um começo.
Não sou um grande entendedor disso então sintam se livres pra me corrigir se estiver falando besteira… mas o balanceamento passivo é o mais comum porque é mais barato e bem menos eficiente do que o ativo.
Eu acredito(fonte:vozes da minha cabeça) que o balanceamento da bateria da BYD deve ser ativo(passando carga das células mais carregadas para as menos carregadas e eventualmente desconectando o carregamento das células já carregadas).
Nunca tive esse problema, mas acredito que até uns 30kw ainda seja considerado carga lenta(dependendo do tamanho da bateria do carro). eu tenho um dolphin plus, se o seu for um dolphin mini que tem a bateria menor, talvez 30kw ja não seja mais considerado lento. Então se você conseguir ir em um carregador dessa potencia, ainda daria pra fazer uma calibração.