Vi que esse assunto está espalhado em outros tópicos como um que trata de um problema do carro que parou.
Ai resolvi criar um tópico especifico para facilitar a análise de quem quiser comprar.
Eu também não sei qual o melhor e seria difícil comprar vários para testar, então pesquisei na internet e achei um site que testou vários modelos (não no BYD, mas em carros em geral).
Esse site fez a lista do que comprar e o que não comprar. Esses baratinhos do ML diz o site que não é recomendado:
O que eles recomendam é o OBDLink MX+ que no Aliexpress é mais de 700 conto.
Olhando por alto ele tem senha para acessar, se diz hacker proof, ele desliga sozinho quando carro está inativo para não gastar bateria, diz que pega mais dados e suporta mais apps, etc.
Os feedbacks no site da Amazon (que acho mais detalhados, centralizados no mesmo anuncio e mais confiáveis do que no Aliexpress) são muito bons. Tem mais de 12 mil pessoas recomendando.
Minha sugestão seria de um tipo mini, aquele mais curto, que é praticamente o soquete e a tampa. Usaria ele mais em dias mais quentes ou viagens longas, e procuraria não deixar ligado de noite ou por qualquer período maior (já teve relato de acionamento de alarme com ele aqui). O mini assim ocupa menos espaço para guardar, e diminui a chance de a perna bater nele quando estiver acoplado. Só não sei se o mini tem as mesmas funcionalidades que o obd maior, alguém sabe?
Pessoal, apenas para compartilhar uma experiência que tive em outro automóvel a combustão. Tenho um mini rastreador preto que ajuda bastante. Por comodidade, comprei outro um pouco menor, azul. Assim que chegou, pluguei no veículo e o mesmo entrou em modo de segurança. Só consegui voltar a situação anterior, após desligar o negativo da bateria por alguns segundos. Não tive coragem de plugar novamente. O software que utilizo é o Car Scanner.
Mandei uma dúvida para o vendedor desse OBDLink MX+ na loja oficial do aliexpress…
Ele disse que o software oficial deles não é preparado para EVs, mas se como no Car Scanner ele consegue mostrar dados de EVs, iria mostrar como nos outros OBDs.
Ou seja: não vai ter nada a mais em relação da dados porque isso é o software que extrai e organiza para mostrar. E o deles ainda é focado em carro a combustão.
O que teria a mais no OBDLink MX+ seria só qualidade do hardware mas ai acho que nem vale muito a pena. Um mais simples e bom vai fazer algo parecido.
No futuro se evoluirem o software desses OBDs tradicionais as vezes vale olhar de novo.
Nao testei com o meu iphone, mas com o android da empresa.
No caso do android, tbm nao conecta diretamente, precisa antes instalar o car scanner e através dele fazer a conexão com o OBD2. Aí o software vai comandar o bluetooth para fazer a conexão.
Saiu atualização do ABRP, agora é compatível com o Yuan (e provavelmente também com o Dolphin). Quem tem OBD podia testar e falar pra gente se ta funcionando mesmo!
Eu tinha um grandão, de mais de 10 anos, usava com TorquePro, ele conectou imediatamente ao CarScanner e o dashboard mostrou tudo do Dolphin.
Aí resolvi comprar esse menor, acho que é o mesmo, recebi ontem. Não conectou com o CarScanner via BT clássico, só via BLE. Ele “enxergou” o Dolphin, mas o dashboard não deu nenhuma leitura, e o alarme do carro disparou depois que tranquei. Posso/devo ter feito algo errado, mas confesso que estou com preguiça pra ir atrás, e o baixo preço dele não oferece motivação, write-off e vou usar meu velhinho mesmo (aliás, velhão).
Ainda não tem no mercado, até hoje, amanhã pode ser que aparece, scanner especifico para carro elétrico. A grande maioria das informações são da central, da injeçao… etc, de motores à combustão. Se alguém descobrir poste aqui!
Só para registro, depois de um tempo com ele conectado direto disparou o alarme - depois de passar a noite conectado, mas voltou ao normal após eu desconectar
@luizsantos neste mesmo tópico mais acima já fiz uns prints com todos os itens mostrados pelo Car Scanner. Ele mostra as células com maior e menor tensão, mas não os valores individuais de cada célula.