- Durabilidade da bateria. Provavelmente sua bateria vai durar muito mais que uns 8 anos. Quando se fala em durabilidade de uma bateria de carro elétrico, significa manter 80% de capacidade de carga de uma nova. Se isso está OK pra você. Nem se preocupe com isso. Se você tiver a preocupação séria de manter a vida da bateria (digamos… uns 95% da capacidade de uma nova daqui 8 anos não seria mau…), então você tem que evitar temperaturas altas no interior das células. Ah, mas a bomba de calor vai tratar de retirar o calor que vai se formando nas células! Verdade, mas LOCALMENTE, no interior de cada célula, vai se formando calor no processo de carga e descarga. Puntualmente, pode esquentar consideravelmente. ANTES do calor poder ser conduzido até o sistema de refrigeração. E é essa a principal causa que vai matar sua bateria com o tempo.
Resumidamente, para prolongar a vida útil da sua bateria, você precisa carregar e descarregar na menor taxa possível, para dar tempo do calor chegar até o sistema de refrigeração que fica ao longo da bateria. Isso significa, durante a condução do veículo, acelerar e desacelerar na menor taxa possível, ou seja, pisar leve e evitar frear bruscamente, o que nem sempre é possível, conforme as situações no trânsito. O que é possível, dependendo de cada usuário, é carregar MUITO lentamente, sempre que possível, assim, você vai ter “desgaste” de vida útil ao dirigir, mas não ao recarregar.
Não dá pra ter certeza qual o nível de corrente de recarga vai ser significativamente danoso pra sua bateria, possivelmente 7 kW é relativamente tranquilo, quando a gente dirige, mesmo com o pé leve, atinge facilmente 20 kW ao acelerar e frear. Mas note que isso é inevitável e SOMENTE no período em que estamos dirigindo. Como normalmente eu POSSO deixar o carro carregando por muito tempo, escolho carregar a 1 ou 2 kW (tenho um carregador portátil que permite isso).
Se o carregador de 11 kW permite usar uma potência assim, bem baixa, eu acho que poderia JUSTIFICAR O CUSTO ADICIONAL de adquirir e instalar um. A 1 kW, se a temperatura ambiente estiver fresca, nem chega a acionar a ventoinha da bomba de calor. A 7 kW, aciona com relativa frequência, então, você pode imaginar que gera LOCALMENTE na célula um calor bem mais considerável. Agora, eu acho que seja bom evitar carregadores acima de 30 kW sempre que possível. Lógico que durante uma viagem, o ideal é que carregue rapidamente a 88 kW, mas no dia-a-dia, uso só na cidade então tenho a possiblidade de deixar carregando lentamente.
O Júlio discorda, mas é justamente o fato do calor matar a vida útil da bateria é que se deve evitar carregar acima de 80%, mesmo na bateria LFP. É só olhar os gráficos de voltagem da célula x SoC. A maioria das células LFP tem um valor nominal de 3.2V. Isso significa que essa é a voltagem padrão, durante o uso, espera-se obter pelo menos 3.2V de uma bateria com carga, fica numa região da curva relativamente linear entre 20% e 80%. Mas ao descarregar profundamente (SoC zero), vai chegar perto de 2V e ao carregar completamente (SoC 100%), vai chegar até a uns 3.6V, dependendo do fabricante. Acima de 80%, entra numa região exponencial em que se precisa aumentar MUITO a voltagem para se obter um aumento de carga relevante. E essa voltagem acima dessa região linear é o que reduz a vida útil de TODAS as baterias de lítio, INCLUSIVE das LFP.
Tem um gráfico SoC x voltagem no link abaixo:
Para falar em linguagem simples, na região exponencial (nos extremos da curva de carga) precisa “forçar” mais pra conseguir ganhar uma carga adicional, durante a carga (SoC perto de 100%) ou durante a descarga (SoC perto de 0%). Digamos que a bateria “não gosta” de ser tratada dessa maneira, vai perder vida útil.
Em outras palavras, pra carregar um pouco mais perto dos 100%, você vai ter que aumentar consideravelmente a voltagem da célula e esse processo gera… CALOR! E isso vale pra QUALQUER bateria de lítio, inclusive as LFP!
Carregar rápido mata a bateria porque gera calor e carregar por bastante tempo também, porque gera calor. Curiosamente isso significa que o ideal são cargas a baixa corrente ou as mais curtas possível, se estiver gerando calor relevante. Pode ser melhor carregar várias vezes por curtos períodos do que deixar carregando bastante, por muito tempo.
Ah, mas o fabricante fala pra carregar a 100%! Se coloque no lugar do engenheiro e do departamento de marketing que tem que pensar em tornar o carro fácil o bastante de usar pra qualquer pessoa, SEM ter que dar toda a explicação acima! Você sabe que mesmo carregando até 100% todo dia, a bateria ainda vai ter 80% da capacidade de uma nova após 8 anos! Além disso, é necessário dar 100% de carga de vez em quando para recalibrar o controlador de carga (BMS). Então você vai recomendar que se carregue a 100%! Não dá pra vender um produto complicado pra 90% da população. Pensem bem, se tivesse que saber de toda a teoria por trás, a maioria não ia querer ter um carro elétrico!
Agora, sabendo de toda essa questão do calor, você pode OPTAR por evitar os extremos da curva de carga.
E EVITE A TODO CUSTO deixar a carga cair abaixo de 10%. Você vai evitar perrengues e proteger MUITO a bateria. Parece que deixar a voltagem cair bastante é MUITO, MUITO pior do que carregar a 100%.
Ah, mas a LFP tem efeito memória… Esqueça isso. O BMS não se baseia exclusivamente na voltagem pra medir a capacidade da bateria. Ele integra a corrente que entra e sai dela o tempo todo. Basta carregar a 100% ocasionalmente que ele vai estar calibradinho. E mesmo que não carregar, a estimativa de carga no painel vai ser boa o bastante, desde que você não arrisque demais rodar com uma carga muito baixa. Regra de ouro: evite a todo custo deixar a carga cair abaixo de 30% numa viagem, porque você não sabe com certeza absoluta quando vai achar um carregador rápido, funcionando e que não esteja ocupado! E, aproveite para calibrar o BMS antes da viagem, carregando a 100%!
Novamente, a questão é polêmica e essa é apenas minha opinião, respeito muito a opinião de todos que não concordarem, não tenho a intenção de tornar este fórum desagradável iniciando discussões intermináveis. Só achei importante expor minhas razões.