Carregadores v2h bidirecional

Onde posso comprar carregador Bidirecional V2H, que permite carregar o carro e tambem se precisar através do carregador alimentar a casa inteira.
Sei que o pessoal usa o V2L que é para ligar pequenos aparelhos, tipo uma estencão, mas o V2H ja permite retornar alimentação do carro para casa toda.

Olá Junior.

Desconheço a compatibilidade do Dolphin com carregadores bidirecionais V2H. Que eu saiba, somente o Leaf tem esse recurso.

Geralmente pra usar VTOH vc tem que comprar um EVSE que tenha essa funcionalidade e alterar a instalação elétrica da sua casa.

verifique se o dolphin tem potencia no vtol pra alimentar seus circuito bidirecionalmente pois ele vai estar adicionando um power source a mais no seu quadro e vc vai ter que ter algo como um switch para as fases

não é supertrivial

algo nessa linha… e a alteração do circuito de entrada com um switch multifasico

https://www.indra.co.uk/products/

Obrigado pela atenção. Mas veja que existem Wallbox com esse sistema bidirecional V2H, que retorna a energia do carro de volta para a casa como o WALLBOX QUASAR 2 da foto, o sistema V2G ja devolve a energia para a Concessionária dai precisa daquela mudança que se faz quando instala paca solar, falo como leigo mas que ta lemdo os artigos na net. Mas o ponto que vejo é que o pessoal ta usando o sistema V2L que alimenta pouca coisa mas ja da pra perceber que o carro cumpri a função bem de Backup de bateria para a casa. Vamos ver se surgem mais informações aqui que nos ajudem a aproveitar essa tecnologia para sustentar a energia da casa com o carro. Nao achei onde comprar o QUASAR 2 para testar aui em casa, se alguém souber.

O Dolphin usa o padrão CCS2 que não é compatível com V2H. O Leaf usa o CHAdeMo que tem um protocolo específico para V2H, permitindo o carro “conversar” com o carregador. O que alguns fabricantes de carregadores chamam de “V2H” é simplesmente um V2L chaveado, que é muito mais rudimentar, uma adaptação. Mais um termo técnico usado erroneamente pelo marketing que cria confusão… Tirando esses detalhes técnicos, o Dolphin não foi especificado para alimentar a casa toda. O Dolphin Standard fornece 2200W e o Plus 3300W no V2L.

Um detalhe adicional é observar se o V2L está configurado corretamente. O meu veio 100V e 50Hz, precisei ir na concessionária para ajustar em 220V 60Hz.

1 curtida

O que da pra alimentar com 3300w,? Eu poderia ligar a tomada vinda do conector V2L e ligar numa tomada da casa para distribuir na rede desligamdo o relogio e o inversor da geração de energia da placa solar e ligar somente na casa uma geladeira e algumas lâmpadas, isso em caso de queda da rede elétrica?

Em teoria 3300w daria uns 27 amperes em 120V , teoricamente 1 reffrigerador 2 a 3 amperes, tvs 1a, roteadro, 1a, carregadores de celular, computador 2a ou 3a, com isso que listei aqui dos 27a voce teria ja utilizado uns 12 amperes aqui e ainda sobraria, tem que tomar cuidado com os motores como refrigerador pelo pico que ele tem quando é ligado, ligar em conjunto com o qquadro de enrgia para utilizar com as tomadas tem que tomar cuidado em ter um chaveamento, pois npode ter problemas quando voltar a energia, aqui em casa eu desligo os dijuntores do padrão de entrada, e só depois desta confirmaçao irei ligar o consumo de enrgia do carro, coloquei uma tomada de 20a ao lado do meu quadro e ligo o que sai do carro nesta entrada (fiz algo simples) para utilizar em momentos de necessidade, nesta tomada uso poucas tomadas e algumas lampadas, tenho o cuidado de nao ligar Ar condicionado, chuveiro, torneiras eletricas, microndas tudo que consome muita energia, somente o basico para nao ficar no escuro, isso pelos meus calculos com tudo isso ligado simultaneamente o tempo todo, voce conseguiria ter um PowerBank por umas 10 horas com MUITA sobra na pior das hipoteses umas 18 horas

2 curtidas

Achei essa tabela, se estiver correta da pra saber o que ligar, pelo meno dormir com ar condicionado parece que da.

Aparelho de som 200
Aquecedor de ambiente 1.500
Aspirador de pó 1.000
Aquecedor central de água 5.000
Balcão frigorífico 900
Batedeira 450
Boiler 40 litros 900
Boiler 80 litros 1.200
Cafeteira 300
Computador 350
Condicionador de ar 1.600
Chuveiro elétrico 5.000
Enceradeira 350
Exaustor 300
Ferro elétrico Comum 750
Ferro elétrico Regulável 1.500
Forno elétrico 5.000
Forno de microondas 1.300
Freezer acima de 200 litros 150
Freezer até 200 litros 120
Freezer balcão 140
Fritadeira 1.200
Grill 1.200
Impressora jato de tinta 50
Impressora laser 400
Liquidificador 400
Máquina de lavar louça 2.700
Máquina de lavar roupa 1.500
Motor 3 cv/hp 2.200
Motor 4 cv/hp 2.960
Motor 5 cv/hp 3.700
Motor 7,5 cv/hp 5.550
Comum 200
Refrigerador Duplex ou freezer 350
Secador de cabelo 1.300
Secadora de roupa 3.500
Televisor 200
Torneira elétrica 3.500
Ventilador 100

Tem que tomar cuidado principalmente com os motores eletricos, “nao Inverter”, pois eles tem um pico de partida que é alto , por exemplo meu refrigerador não é inverter e consome 3a, o pico de partida dele toda vez que religa é de 6x a aperagem normal de consumo com ele estabilizado, importante entender isso, antes de sair ligando motores eletricos

1 curtida

Obrigado, Seria top se tivesse a função, seria excelente.

Junior, não é trivial mesmo, como já foi dito aqui. Vou contar o q vou fazer para ficar simples. Se ficar sem energia por algumas horas não preciso de grandes backups. Se ficar sem energia por dias, eu me viro com tudo MENOS a geladeira, como aconteceu no mes passado. Eu tive q correr atrás de gelo todo dia para não perder o que tinha lá. Como tenho aquecedor solar, não fiquei sem água quente. Então estou considerando 2 alternativas:

  1. usar o Golfinho como alimentação das geladeiras com um transformador comum e NÃO ligar na rede toda da casa, só nas geladeiras com uma extensão longa. Muito simples e fácil. Sem grandes riscos, custos nem nada, dá prá ligar os roteadores e carregar computadores e celulares de quebra. Fico com internet, celular e sem TV (o que é bom).
  2. Alterar o meu sistema solar para off-grid. Prefiro fazer isso do que usar a bateria do carro para alimentar a casa porque se a falta de energia durar vários dias eu fico sem carga no carro para dirigir.
    O adaptador chegou ontem, então a solução 1 já está ok. Agora estou cotando a solução 2.

Faltou energia ontem em casa. Liguei na extensão o roteador Wifi, dois notebooks, uma lampada, geladeira e a TV. Durante as 4 horas do apagão o Golfinho gastou 2% de energia. Fiz uma projeção e a bateria daria para alimentar esses equipamentos por 7 dias ininterruptos.

usar o Golfinho como alimentação das geladeiras com um transformador comum

Não entendi a necessidade do transformador, dá para ligar direto.

Agora estou cotando a solução 2.

Pensei no off-grid também, mas ainda acho as baterias muito caras. Se importaria de passar depois o custo do seu sistema off-grid ?

Mas eu teria que puchar a extensão para ligar esse tanto de aparelho, eu poderia ligar a extensão na rede da casa e desligar o padrao para se caso voltar energia nao dar problema. Da pra fazer assim?

eu poderia ligar a extensão na rede da casa e desligar o padrao para se caso voltar energia nao dar problema.

A princípio sim, foi a minha primeira opção quando faltou energia em casa. Mas descobri que o V2L é extremamente sensível. Tava quase tudo desligado na casa e mesmo assim não funcionou. Quando liguei a extensão e fui colocando equipamento por equipamento foi tudo certo até ligar uma régua com tomadas da sala. O V2L desligou na hora. Ai removi a tv da régua, liguei direto no V2L e voltou a funcionar. Não tive tempo pra identificar o que causou o corte, não foi carga em excesso, tinha pouca coisa ligada. No quadro tem DPS e DR.

Minha sugestão é você ir testado com calma pra ver se tudo funciona ligado no V2L.

1 curtida

Julio, eu recebi a peça ontem e ainda não testei, mas entendo q o carro vai fornecer 220V e tudo na minha casa é 110V. Por isso o transformador. Assim q receber as cotações eu compartilho contigo.

Muito possivelmente se você não foi ainda a concessionária solicitar a parametrização do seu para 120v ou 220 a 60hz, seu carro certamente esta fornecendo 100v a 50hz que é como ele sai de fabrica, para mudar você precisa ir em uma concessionaria e solicitar a mudança

1 curtida

Como disse o @Marcelo.Andrade, é só ir na concessionária e pedir pra deixar 110V.

1 curtida

Preciso de ajuda pois fiquei um pouco confuso. Caso eu conecte o adaptador de carregamento portatil direto em uma tomada da residência ( onde geralmente eu faria o carregamento do veículo) e de alguma forma que ainda não descobri como configure o sistema do veículo para Vtol (li que é pelo aplicativo ou pela porta de conexao de comunicacao eletronica) , ainda desativando o disjuntor geral da residencia para que quando a energia retorne não gere curto entre as fases, não funcionaria? Eu não conseguiria energizar o circuito onde se encontra a tomada?

E esse equipamento? Eu preciso dele?