Onde posso comprar carregador Bidirecional V2H, que permite carregar o carro e tambem se precisar através do carregador alimentar a casa inteira.
Sei que o pessoal usa o V2L que é para ligar pequenos aparelhos, tipo uma estencão, mas o V2H ja permite retornar alimentação do carro para casa toda.
Olá Junior.
Desconheço a compatibilidade do Dolphin com carregadores bidirecionais V2H. Que eu saiba, somente o Leaf tem esse recurso.
Geralmente pra usar VTOH vc tem que comprar um EVSE que tenha essa funcionalidade e alterar a instalação elétrica da sua casa.
verifique se o dolphin tem potencia no vtol pra alimentar seus circuito bidirecionalmente pois ele vai estar adicionando um power source a mais no seu quadro e vc vai ter que ter algo como um switch para as fases
não é supertrivial
algo nessa linha… e a alteração do circuito de entrada com um switch multifasico
Obrigado pela atenção. Mas veja que existem Wallbox com esse sistema bidirecional V2H, que retorna a energia do carro de volta para a casa como o WALLBOX QUASAR 2 da foto, o sistema V2G ja devolve a energia para a Concessionária dai precisa daquela mudança que se faz quando instala paca solar, falo como leigo mas que ta lemdo os artigos na net. Mas o ponto que vejo é que o pessoal ta usando o sistema V2L que alimenta pouca coisa mas ja da pra perceber que o carro cumpri a função bem de Backup de bateria para a casa. Vamos ver se surgem mais informações aqui que nos ajudem a aproveitar essa tecnologia para sustentar a energia da casa com o carro. Nao achei onde comprar o QUASAR 2 para testar aui em casa, se alguém souber.
O Dolphin usa o padrão CCS2 que não é compatível com V2H. O Leaf usa o CHAdeMo que tem um protocolo específico para V2H, permitindo o carro “conversar” com o carregador. O que alguns fabricantes de carregadores chamam de “V2H” é simplesmente um V2L chaveado, que é muito mais rudimentar, uma adaptação. Mais um termo técnico usado erroneamente pelo marketing que cria confusão… Tirando esses detalhes técnicos, o Dolphin não foi especificado para alimentar a casa toda. O Dolphin Standard fornece 2200W e o Plus 3300W no V2L.
Um detalhe adicional é observar se o V2L está configurado corretamente. O meu veio 100V e 50Hz, precisei ir na concessionária para ajustar em 220V 60Hz.
O que da pra alimentar com 3300w,? Eu poderia ligar a tomada vinda do conector V2L e ligar numa tomada da casa para distribuir na rede desligamdo o relogio e o inversor da geração de energia da placa solar e ligar somente na casa uma geladeira e algumas lâmpadas, isso em caso de queda da rede elétrica?
Em teoria 3300w daria uns 27 amperes em 120V , teoricamente 1 reffrigerador 2 a 3 amperes, tvs 1a, roteadro, 1a, carregadores de celular, computador 2a ou 3a, com isso que listei aqui dos 27a voce teria ja utilizado uns 12 amperes aqui e ainda sobraria, tem que tomar cuidado com os motores como refrigerador pelo pico que ele tem quando é ligado, ligar em conjunto com o qquadro de enrgia para utilizar com as tomadas tem que tomar cuidado em ter um chaveamento, pois npode ter problemas quando voltar a energia, aqui em casa eu desligo os dijuntores do padrão de entrada, e só depois desta confirmaçao irei ligar o consumo de enrgia do carro, coloquei uma tomada de 20a ao lado do meu quadro e ligo o que sai do carro nesta entrada (fiz algo simples) para utilizar em momentos de necessidade, nesta tomada uso poucas tomadas e algumas lampadas, tenho o cuidado de nao ligar Ar condicionado, chuveiro, torneiras eletricas, microndas tudo que consome muita energia, somente o basico para nao ficar no escuro, isso pelos meus calculos com tudo isso ligado simultaneamente o tempo todo, voce conseguiria ter um PowerBank por umas 10 horas com MUITA sobra na pior das hipoteses umas 18 horas
Achei essa tabela, se estiver correta da pra saber o que ligar, pelo meno dormir com ar condicionado parece que da.
Aparelho de som | 200 |
---|---|
Aquecedor de ambiente | 1.500 |
Aspirador de pó | 1.000 |
Aquecedor central de água | 5.000 |
Balcão frigorífico | 900 |
Batedeira | 450 |
Boiler 40 litros | 900 |
Boiler 80 litros | 1.200 |
Cafeteira | 300 |
Computador | 350 |
Condicionador de ar | 1.600 |
Chuveiro elétrico | 5.000 |
Enceradeira | 350 |
Exaustor | 300 |
Ferro elétrico Comum | 750 |
Ferro elétrico Regulável | 1.500 |
Forno elétrico | 5.000 |
Forno de microondas | 1.300 |
Freezer acima de 200 litros | 150 |
Freezer até 200 litros | 120 |
Freezer balcão | 140 |
Fritadeira | 1.200 |
Grill | 1.200 |
Impressora jato de tinta | 50 |
Impressora laser | 400 |
Liquidificador | 400 |
Máquina de lavar louça | 2.700 |
Máquina de lavar roupa | 1.500 |
Motor 3 cv/hp | 2.200 |
Motor 4 cv/hp | 2.960 |
Motor 5 cv/hp | 3.700 |
Motor 7,5 cv/hp | 5.550 |
Comum | 200 |
Refrigerador Duplex ou freezer | 350 |
Secador de cabelo | 1.300 |
Secadora de roupa | 3.500 |
Televisor | 200 |
Torneira elétrica | 3.500 |
Ventilador | 100 |
Tem que tomar cuidado principalmente com os motores eletricos, “nao Inverter”, pois eles tem um pico de partida que é alto , por exemplo meu refrigerador não é inverter e consome 3a, o pico de partida dele toda vez que religa é de 6x a aperagem normal de consumo com ele estabilizado, importante entender isso, antes de sair ligando motores eletricos
Obrigado, Seria top se tivesse a função, seria excelente.
Junior, não é trivial mesmo, como já foi dito aqui. Vou contar o q vou fazer para ficar simples. Se ficar sem energia por algumas horas não preciso de grandes backups. Se ficar sem energia por dias, eu me viro com tudo MENOS a geladeira, como aconteceu no mes passado. Eu tive q correr atrás de gelo todo dia para não perder o que tinha lá. Como tenho aquecedor solar, não fiquei sem água quente. Então estou considerando 2 alternativas:
- usar o Golfinho como alimentação das geladeiras com um transformador comum e NÃO ligar na rede toda da casa, só nas geladeiras com uma extensão longa. Muito simples e fácil. Sem grandes riscos, custos nem nada, dá prá ligar os roteadores e carregar computadores e celulares de quebra. Fico com internet, celular e sem TV (o que é bom).
- Alterar o meu sistema solar para off-grid. Prefiro fazer isso do que usar a bateria do carro para alimentar a casa porque se a falta de energia durar vários dias eu fico sem carga no carro para dirigir.
O adaptador chegou ontem, então a solução 1 já está ok. Agora estou cotando a solução 2.
Faltou energia ontem em casa. Liguei na extensão o roteador Wifi, dois notebooks, uma lampada, geladeira e a TV. Durante as 4 horas do apagão o Golfinho gastou 2% de energia. Fiz uma projeção e a bateria daria para alimentar esses equipamentos por 7 dias ininterruptos.
usar o Golfinho como alimentação das geladeiras com um transformador comum
Não entendi a necessidade do transformador, dá para ligar direto.
Agora estou cotando a solução 2.
Pensei no off-grid também, mas ainda acho as baterias muito caras. Se importaria de passar depois o custo do seu sistema off-grid ?
Mas eu teria que puchar a extensão para ligar esse tanto de aparelho, eu poderia ligar a extensão na rede da casa e desligar o padrao para se caso voltar energia nao dar problema. Da pra fazer assim?
eu poderia ligar a extensão na rede da casa e desligar o padrao para se caso voltar energia nao dar problema.
A princípio sim, foi a minha primeira opção quando faltou energia em casa. Mas descobri que o V2L é extremamente sensível. Tava quase tudo desligado na casa e mesmo assim não funcionou. Quando liguei a extensão e fui colocando equipamento por equipamento foi tudo certo até ligar uma régua com tomadas da sala. O V2L desligou na hora. Ai removi a tv da régua, liguei direto no V2L e voltou a funcionar. Não tive tempo pra identificar o que causou o corte, não foi carga em excesso, tinha pouca coisa ligada. No quadro tem DPS e DR.
Minha sugestão é você ir testado com calma pra ver se tudo funciona ligado no V2L.
Julio, eu recebi a peça ontem e ainda não testei, mas entendo q o carro vai fornecer 220V e tudo na minha casa é 110V. Por isso o transformador. Assim q receber as cotações eu compartilho contigo.
Muito possivelmente se você não foi ainda a concessionária solicitar a parametrização do seu para 120v ou 220 a 60hz, seu carro certamente esta fornecendo 100v a 50hz que é como ele sai de fabrica, para mudar você precisa ir em uma concessionaria e solicitar a mudança
Preciso de ajuda pois fiquei um pouco confuso. Caso eu conecte o adaptador de carregamento portatil direto em uma tomada da residência ( onde geralmente eu faria o carregamento do veículo) e de alguma forma que ainda não descobri como configure o sistema do veículo para Vtol (li que é pelo aplicativo ou pela porta de conexao de comunicacao eletronica) , ainda desativando o disjuntor geral da residencia para que quando a energia retorne não gere curto entre as fases, não funcionaria? Eu não conseguiria energizar o circuito onde se encontra a tomada?
E esse equipamento? Eu preciso dele?