Carregadores v2h bidirecional

Marcos, segue minha experiência como vtol:

1. Você precisa de um adaptador específico. Desconheço algum carregador portátil que faça esse “caminho inverso”,
    mas teoricamente pode existir. O meu adaptador VTOL comprei no Aliexpress.

2. O carro reconhece automaticamente o adaptador quando pluga no carro, não precisa fazer nada no veículo.

3. Tem que ver como veio configurado a saída no seu carro. Essa configuração é no seu carro, não no adaptador. O meu Dolphin veio com 100V a 50Hz. Tive que ir na concessionária pra eles configurarem 220V e 60Hz. Vc pode ligar um multimetro na saída do adaptador para medir a tensão.

4. Na minha casa não funcionou ligando diretamente no quadro. Ele cai assim que conecto. Quando precisei usar tive que fazer uma extensão e ligar alguns equipamentos específicos, como geladeira, roteador e TV. Ainda não investiguei a causa da queda, talvez na sua casa funcione no quadro, lembrando que tem limitação de potência de saída.

1 curtida

Obrigado pela ajuda! Eu já separei alguns modelos. Localizei depois de fazer a pergunta. Acho que o melhor é o adaptador ligado a uma extensão com régua ou algo do gênero e fazer como você fez. Talvez no seu quadro não esteja fechando o circuito quando desliga o disjuntor, mas não sou proficiente no tema. Se alguém precisar posto os links.

Vi que existe outro tópico mais especifico em que vocês conversam sobre a parametrização e etc em adaptador V2L, inclusive com discussão a respeito da frequência diferente da usada no Brasil atualmente.

1 curtida

Falando sobre o V2L, por acaso você @julio encontrou algum de melhor qualidade com preço bom? Tem de R$ 100 até 200, na descrição achei um que vai até 16 amperes, achou algum melhor?

O V2L é só um conector com fios, bem simples. Difícil dizer se tem algum melhor.

Um que achei interessante é o que tem várias tomadas, dá pra distribuir a carga.

Pessoal! Estou pegando um Dolphin Gs e o pessoal da concessionária BYD Saga Cuiabá está dizendo que não estão programando a Porta V2h para 110v 60 hertz. Ficando apenas com a configuração de fábrica. O que posso fazer nesse caso ?

Isso toma apenas 1 minuto de programação no scanner, absurdo que não façam, reclame na BYD e no ReclameAqui.

1 curtida

As concessionarias em SP estao configurando normal, é uma funcinalidade do carro que não esta de acordo com o Brasil, eles tem obrigação de configurar corretamente para o País que no caso seria 120v 60htz ou 220v 60htz
varias pessoas qaui já solicitaram e foram atendidas pela concessionaria gratuitamente, o processo todo dura 5 minutos

1 curtida

O que eles alegaram?

Lorota … dizendo que as concessionária que estão fazendo é por conta e risco. Vou abrir o chamado na nacional e vou avisando aqui.

Só um ponto a seu favor, no manual esta descrito que existe a funcionalidade e como voce deve utilizar, você foi utilizar e esta fora dos padrões do Brasil, então se configura como um defeito e você tem todo direito de solicitar a correção dentro da garantia, é uma funcionalidade, descrita no manual que não funciona entao voce tem o direito de reclamar

1 curtida

Opa Julio, bom dia… sei que sua mensagem é meio antiga mas aqui em casa acontecia igual… descobri depois de um tempo que era o Neutro retornando para a rede. Meu cavalo la de entrada o disjuntor só cortava as fases e o neutro não passava por ele, resolvi meu problema colocando um disjuntor no neutro e desligando ele sempre que preciso utilizar. Agora eu consigo utilizar praticamente toda a casa mas normalmente deixo TV, Internet, geladeira e algumas lampadas LEDs. Normalmente meu processo esta sendo:

1. Desligar as fases e o neutro no cavalo de entrada.
  2. Desligar o Streambox do Sistema Solar e o Inversor.
  3. Desligar o geral do meu quadro.
  4. Ligar os dois disjuntores invertidos que utiilizo para alimentar o barramento do quadro.
  5. Conectar uma extensão macho - macho NBR do carro a uma tomada que faz parte desse disjuntor.
  6. Ai vou ligando os circuitos conforme a necessidade

unico porem como minha casa 90% dos equipamentos são 110v, eu havia configurado o carro em 110v e ai não consigo utilizar os circuitos 220x ( 2 fases ) dessa maneira, mas para extrema necessidade como esse ultimo FDS me virei bem por 4 dias.

Um abraço

1 curtida

@TerminaT Não sei se chegou a verificar no seu caso, mas deixo uma contribuição para o pessoal também:

O neutro se recomenda seccionar com disjuntor multipolar para garantir a simultaneidade com a(s) fase(s). Disjuntor unipolar pode provocar o problema de neutro interrompido.

Vi também em algum lugar que o uso do v2h é recomendado para ligar equipamentos diretamente, evitando energizar circuitos fixos inteiros devido aos muitos detalhes que você já observou, como por exemplo, a geração de usina fotovoltaica e entrada da concessionaria de energia. Esquecer qualquer um desses passos aí pode dar prejuízos.

Olá.
Eu tenho um projeto para o período de férias.
Vou usar um chaveador automático de 4 polos que vende no aliexpress e fazer a seguinte configuração:

Entrada A (Rede)
R: Fase 1 (+127V)
S: Fase 2 (-127V)
T: Terra (Vindo do padrão de entrada)
N: Neutro (Vindo do padrão de entrada)

Entrada B (“Gerador”)
R: Fase vindo do V2L (+127V)
S: Fase vindo do V2L (+127V) - o mesmo fio acima conectando em R e S
T: Terra do V2L (pino central vindo do V2L)
N: Neutro do V2L (pino com tensão 0V, vindo do V2L)

Farei isso no quadro de distribuição que alimenta só o interior da casa.

Neste caso os circuitos que demandam 220V ficarão com tensão 0V (o que é um efeito desejado, tendo em vista que as únicas coisas que estão em 220v tem alta potência- ex. Chuveiros, etc.)

Para não sobrecarregar quando chavear para o v2l, eu comprei e instalei aquelas proteções com temporizadores com tempos diferentes - com isso a TV vai levar 30seg, a geladeira vai levar 3min e o freezer 8min para entrar).

Para conectar ao v2l, vou usar uma tomada de 20A e usar um daqueles conectores para transformador (conector H, mas com 3 pinos).

Alguma critica para este projeto?

Link/foto da chave comutadora:
Acabei de encontrar isso no AliExpress:
R$133,85 | Seletor bonde da transferência automática do poder duplo, interruptores ininterrupto, fase monofásica, trilho do ruído, ATS, picovolt, 2P, 4P, 100A, C.A., 110V, 220V

Olá. No post acima eu falei de usar um chaveador multipolar com essa finalidade.

Será que atende ao que você disse.

Uma informação extra: posicionando a comutadora no quadro elétrico que alimenta só a parte interna da casa, eu acabo isolando a bomba da piscina, o sistema de geração de energia solar ongrid e o circuito da rede de alimentação da distribuidora, não precisando desligar nenhum outro disjuntor.