Carro completamente danificado por roedores - Reclame aqui

Bom dia, pessoal.

Recebi esse link e vou disponibilizar para discussão. Não tenho nenhum conhecimento sobre o caso, além do relatado aqui.

https://www.reclameaqui.com.br/byd-do-brasil/fragilidade-pos-vendas-problema-bateria_5Gs92EhbHb6clQHr/?fbclid=IwAR2AnMVhr2ZDnx0FM7CzBozm4g0kHXIodLa3rcK5xZV_mtgOkI-vik28cdw

2 curtidas

Eles querem cobrar 213k para trocar a bateria? Isso é 120% a 140% do valor do carro, cfe o modelo. É isso mesmo?

Palo jeito, vamos ter que comprar o acessório abaixo e achar um lugar pra deixar no carro:

Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada!
R$25,73 1%de desconto | Armadilha do mouse inteligente reutilizável, ratos e rato assassino, coletor de roedores, controle de pragas, ratoeira, vivo

Uma coisa que percebi vendo vídeos de gente desmontando essas baterias blade da BYD (https://www.youtube.com/watch?v=HPTefsqNGI4&t=570s, atto3/yuan plus) é que, ao contrário do que a empresa afirma, as células individuais não podem ser facilmente trocadas já que ficam coladas na estrutura e envoltas pelo sistema de arrefecimento.

Acho isso problemático, dada a atenção que é dada à arquitetura blade. A verdade é que beira a mentira dizer que as células podem ser trocadas individualmente.

Esse carro deve ter passado por cima de uma pilha de queijo. Ja ouvi dizer que rato rói até a roupa do rei, mas bateria de tração de carro eletrico? Ratinho mais safado, dar um prejuízo de 213 mil reais.

O Rato Roeu o Revestimento Rígido? caso interesse para acompanhar…

Sobre o adesivo, tem várias técnicas para remoção, precisaríamos de mais informações da montadora/autorizada se trocam celulas individuais ou não.

1 curtida

Isso é problema para seguro, não para garantia

1 curtida

Já aconteceu com um carro a combustão que tive de roerem os cabos de vela, prejuízo pequeno.

Eu acho possível dano por roedores. O que acho estranho é pt na bateria por conta disso. Com certeza a células estão perfeitas dentro do pack. Isso não faz sentido nenhum

Ainda sobre a questão da substituição da bateria, encontrei essa referência em chinês, com legendas em inglês, que indica o que falei anteriormente: a bateria blade não foi construída para permitir troca individual de células, infelizmente.

https://twitter.com/CharlesWBoy/status/1685668052120346631

1 curtida

será que todas são assim? Eles sempre foram afirmativos no quesito reparabilidade. A garantia de 8 anos, aqui no Brasil com os 60% de autonomia garantida, é um certo alívio, mas esses danos extraordinários devem ser cobertos por seguro. Imagino que ainda não temos as oficinas de reparação do mercado paralelo, mas que logo elas começarão a aparecer. Onde tem orçamento caro em concessionário teremos gente fazendo mais barato no mercado paralelo.
Exemplo são as baterias dos prius, que “não tinham reparo” e hoje tem um monte de oficina e fornecedor.

O yuan plus (atto 3) do vídeo lá em cima usa a mesma plataforma do dolphin. É inclusive a mesma bateria do dolphin plus. Então é uma conclusão razoável que as baterias sejam estruturadas da mesma forma.

Vou um pouco além no argumento. Em um projeto mecânico, se uma peça é estrutural e transmite esforços, como a BYD diz que as células blade são, geralmente ela não é removível porque peças removíveis exigem encaixes, que são pontos de falhas e folgas. Claro existem exceções.

Assim, não digo que seja impossível remover a célula, mas provavelmente é difícil devido à função estrutural que ela cumpre.

1 curtida

assisti aqui a desmontagem da bateria do Yuan, o cara fazendo na garagem de casa.
É uma abordagem que temos agora, bateria colada, difícil conserto, só reposição do pack inteiro. Se for essa a abordagem da BYD aí só seguro para garantir baterias. Por mais que o preço caia em 8 anos ainda serão caras.

sinceramente foi um banho de água fria essa conclusão da baixa reparabilidade do pack de bateria. Espero mesmo que internamente eles tenham os procedimentos para o conserto ou que apreçam os paralelos

No vídeo do Yuan ele não desmontou o pack, ele queria usar a bateria para offgrid.

Achei outro do Han que tirou a chapa metálica e dá para ver o adesivo.

Muito pouco provável que a BYD ou concessionárias façam a troca individual de celulas Blade, mas para uma oficina paralela me pareceu viável.

2 curtidas

O problema é que tirando a placa, você simplesmente destrói o sistema de arrefecimento da bateria e a solidez estrutural dela como um todo…

Aí tem que remover a tampa com cuidado e depois reaplicar o adesivo.

Mas essas soluções paralelas implicam em perda de garantia, então na prática é importante ter seguro que cubra qualquer dano na bateria.

No vídeo ele fala que queria desmontar para fazer aquela fiação de outra forma, mas reclama que estava tudo colado

As soluções paralelas serão necessárias. Vai ter muita gente sem garantia daqui uns anos, indústria da reparação dos carros pequena monta. Esse dos ratos por exemplo, ou vai ser um doador de peças, o chamado carro de prateleira, ou terá sua bateria reformada de forma independente e voltará a rodar.
Quem acompanha o canal do Rich Rebuilds desde o começo lembrará disso acontecendo com teslas nos EUA.

Sim, sim, já temos oficinas especializadas em baterias. Só devem aumentar com o tempo.

Ficaram duas dúvidas….

Como um rato entrou em um local blindado??
Me parece história… Eu ia querer ver a bateria para ter certeza

Existe algum seguro que cobre bateria hoje?

1 curtida