Garantia do wallbox? Creio que não. No manual não fala nada sobre o tipo de cabo nem nada do tipo, apenas as proteções necessárias.
Pessoal, vou fazer a instalação do meu, a distância do meu padrão até a vaga da garagem no prédio é 32 metros. É uma boa comprar o cabo com 16 mm para ter maior segurança? Posso comprar um rolo desse cabo de 100 metros? Cortar ele em três partes e identificar as pontas sem nenhum problema? Disjuntor no lugar de 40, tem problema se comprar de 63? Vocês tem pra indicar algum disjuntor, protetor de surto e protetor de fulga?
Cabo 16mm Flexível Preto 750v Rolo Com 100 Metros Sil - Preto no Mercado Livre. Entra aqui: Mercado Livre
Pra essa distância 10mm da e sobra.
Sobre usar o mesmo rolo, eu fiz isso para as fases (terra eu usei de outra cor), mas somente porque minha instalação é 127v entre fase e neutro, se sua instalação for 220v entre fase e neutro, não faça isso pois pode gerar confusão no futuro.
Usar um disjuntor de 63 não faz o menor sentido, a função do disjuntor é impedir uma corrente muito superior à esperada. Geralmente se usa um de 40 para carga de 32 pra não desarmar caso oscile pra 33-34, por exemplo, mas 63 é o dobro da corrente, esse disjuntor não ofereceria proteção alguma e serviria apenas como um interruptor.
Eu gosto demais e recomendo os produtor da clamper, você pode inclusive comprar o quadro pronto dos mais básicos até o mais completo com medidor smart e tal. Quando fui montar o meu, o quadro ficou praticamente o mesmo valor de comprar tudo separado. Cabos eu usei da Lamesa.
Disjuntor deve ser compatível com a corrente maxima do cabo e do equipamento, se você colocar maior ele não vai desarmar por sobrecorrente e portanto não vai funcionar como deveria, nunca se deve simplesmente aumentar a capacidade de um disjuntor sem analise da instalação. E ainda tem a questão de dimensionar o cabo para evitar queda de tensão e aquecimento.
Melhor colocar cabo HEPR de qualidade do que ficar aumentando muito a bitola de cabo PVC (comprei a pouco tempo cabos para instalação de inversores e o HEPR já tem praticamente o mesmo preço do PVC, em alguns casos é até mais barato). Cuidado com os chamados cabos desbitolados, tem gente que resolve colocar cabo maior para evitar problema em vez de comprar cabo de qualidade, tem diversos videos de teste de cabos onde é possível ver que tem cabo com problema não só em dimensionamento como em qualidade de isolante.
Aqui tem informações sobre dimensionamento e links de calculadoras - Dimensionamento de Condutores para Circuitos Elétricos - Fórum Veiculos e Mobilidade Elétrica
O uso de 25% a mais do que a carga maxima tem a ver com normas que definem isso para cargas de uso continuo por isso dimensionar para 40A um circuito que vai ter 32A constante. Isso também tem a ver com a variação de temperatura ambiente que afeta a corrente de desarme dos disjuntores - https://www.forumve.com/forum/viewtopic.php?p=4223#p4223
Disjuntor, DPS, IDR são equipamentos de proteção existem diversas marcas boas e falsificações e equipamentos de baixa qualidade, tente comprar de lojas/vendedores confiáveis.
No link que vc passou o cabo de 16mm2 de PVC custa 17/m no rolo. o de 10mm2 HEPR custa menos de 9/m avulso na dimensional (então deve sair mais barato ainda comprar rolo).
Sem considerar perdas por distancia o cabo HEPR de 10mm2 suporta 66A em modo B1/3fios
Cabo PVC 10mm2 na mesma configuração suporta só 50A e o 16mm2 suporta 68A Tabela 02 | Área Técnica | Corfio - Fios e cabos elétricos
Confirme a distancia que você tem e coloque nas tabelas para verificar qual a bitola que realmente precisa sem grandes perdas de tensão e depois tente dar preferencia pelo HEPR para os 40A necessários para um wallbox de 32A.
Sobre as cores, recomendo que siga as normas para NEUTRO (AZUL) e TERRA (VERDE), apesar de tecnicamente/eletricamente a cor do cabo não fazer diferença ajudam para identificação e evitar erros e pelo valor que vc queria gastar (pelo link que mandou) e o que pode pagar comprando o HEPR ainda vai economizar.
Não pode. De acordo com a NBR 5410, se um dos cabos for o neutro, tem que ser azul-claro. E o terra tem que ser verde ou verde com amarelo.
Pessoal, vou comprar o Byd Song Plus ou Premium, vendedor da BYD me falou que não faz diferença usar o carregador portátil ou o wallbox, vocês concordam? Não devo comprar? Segundo ele o tempo de carga vai permanecer o mesmo, se realmente for? O que muda na minha instalação para o carregador portal? Minha distância da caixa de passagem até minha vaga de garagem são 33 metros
O tempo de recarga depende da potência, não do tipo do carregador. Eu tenho usado um portátil de 7kw desde que meu wallbox de 7kw pifou, o tempo de carga segue o mesmo.
Se comprar um portátil de mesma capacidade do wallbox, não muda nada na instalação. Todas as proteções devem ser instaladas da mesma forma.
Da uma lida no tópico que tem todas as informações que precisa quanto a cabeamento, proteções e afins já respondidas.
Mas se o vendedor estiver falando dos carregadores que a BYD costuma dar para te convencer a aceitar o portátil ao invés do Wallbox, aí está errado. O portátil que a BYD dá tem 3,5kW, enquanto o wallbox que eles dão tem 7kW.
Exatamente essa ideia deles
Qual seria vantagem então de comprar o Wallbox no lugar do carregador portátil?
Alguns diriam que nenhuma. Eu ainda acho o wallbox uma solução mais interessante pra se ter em uma instalação fixa. Geralmente tem cabo maior, já fica ali pronto pra uso sempre, o portátil acaba não sendo tão prático pra mim.
Um portátil de boa qualidade dificilmente vai trazer problemas e, dependendo do caso, pode ser até superior ao wallbox fornecido pela BYD. O meu, da Taysla, por exemplo oferece ajuste de corrente e medidor de consumo.
No caso de híbrido, provavelmente 3.5kw já vai dar e sobrar devido à bateria menor. E tu ainda ganha a possibilidade de carregar ele contigo.
O que acha desse quadro pronto?
Olha o que eu encontrei! Quadro Distribuição Para Instalação De Wallbox Personalizado no Mercado Livre. Entra aqui: Mercado Livre
Da uma relida nesse mesmo tópico.
Galera. Me surgiu uma dúvida e li muitas páginas do fórum, mas fiquei com dúvidas.
Portanto pergunto:
Mudei do meu AP pra uma casa. Nela, meu quadro de energia tem DR e DPS. Um disjuntor de 32 enviando 3 cabos pp de 6mm pra garagem. Nesse caso, ainda preciso de outro quadro de proteção pro wallbox? Eu já tendo no quadro geral, não já seria o suficiente?
Precisa. A norma pede um quadro dedicado, redundante, para o wallbox. Também é provável que esse IDR seja AC e não A.
Você vai precisar trocar esse disjuntor e cabos, ou limitar a potência de carga.
No caso, posso aproveitar a ligação, passando o fio até o wallbox, que já está vindo do quadro, mas apenas colocando o quadro auxiliar?
Se o circuito é de 32A, você pode não conseguir utilizar o wallbox em 32A o tempo todo pelas questões térmicas, vai acabar desarmando e dependendo da qualidade dos fios pode dar problema. Como o @dawtaylor falou para manter a conexão você precisa “limitar a potência de carga” que nesse caso provavelmente deveria ser limitada a uns 26A (se o cabo for de boa qualidade, em boas condições e a distancia não for muito grande).
Se não quer ter dor de cabeça o ideal é trocar (ou pelo menos analisar com cuidado) a fiação e disjuntor para ligar corretamente o novo quadro a partir de um circuito de 40A que vai permitir utilizar potencia de 7kW / 32A sem desarme térmico.
Olha meu quadro.
Preciso então o disjuntor que vai pra garagem para um de 40, e antes de ligar o wallbox, colocar o quadro com o dps e etc.
Confere?
Basicamente isso. Troca esse de 32a por um de 40a no quadro, e instala o quadro com disjuntor, idr tipo A e DPS pro wallbox.
Sobre o cabo. Apesar de ser 6mm, não dá pra afirmar se dá pra usar esse mesmo cabo. Precisaria saber a distância, a ocupação do conduíte, etc.
Particularmente, eu não gosto de cabo PP dentro de conduíte, não sei se é o caso aí. Por ter uma camada de proteção externa, o cabo PP pode ter mais problemas para dissipar calor dentro de um conduíte que pode estar sendo compartilhado. Se o cabo já estiver externo, talvez dê pra utilizar, mas ainda me atentaria à qualidade do cabo.
Os cabos saem do quadro e vão direto pra garagem. São cabos PP.
A distância, é em torno de 15 metros apenas.
O conduite, vai apenas os cabos que ligaria o próprio wallbox.
esse quadro, já seria suficiente, confere?