Como fiz a instalação elétrica do Wallbox

Equipamentos antigos que não tem isolamento correto, ligações erradas entre neutro e terra depois do IDR.

Equipamentos com ligação errada de carcaça. Já viu gente levando choque em carcaça de maquina de lavar, geladeira etc ? São casos tipicos de fuga de corrente que acontecem pelo corpo da pessoa por um problema no equipamento e que nunca deveriam existir.

Falhas de conexões (falta de cuidado ao ligar cabos deixando um fiozinho solto e encostando em alguma coisa)

DPS ativando depois do IDR é equivalente a uma fuga, por isso que normalmente o DPS fica ANTES do IDR.

Basicamente tudo isso são problemas que devem ser resolvidos, o IDR vai mostrar que existem coisas erradas, dependendo da instalação pode dar um bom trabalho para resolver.

1 curtida

boa noite vc poderia me mandar alguma foto de como ficou a sua instalação monofásica de 220v no meu zap 61981700225

aqui onde moro, também é trifasico 220v (127v entre fase e neutro), o unico meio de carregar o dolphin plus a 11kw seria com o 380v ?. Ligando um carregador trifase 220v, ele carregaria superior aos 6kw ?. Ou apenas é viavel os 11kw com uso de autotranformador ?

Apenas com 380V… não sei dizer se é com todos os carregadores, mas imagino que sim ja que o carregador nada mais é que um “bypass” de proteção entre a rede e o carro. No meu caso ligando no trifasico 220V o carregador ignorou 2 fases e carregou com 1 fase + neutro(127V) - 32A ~ 3.5Kw/h.
Minha expectativa era que ele carregasse pelo menos a 7kw com duas fases de 127V(220V), mas não foi o que aconteceu.

Com o transformador trifasico elevando a tensão deu certo carregar em 11kw/h

Obs: o carregador trifasico são 5 pinos (F+F+F+N+T).

Sobre o uso do trifasico 127/220V vai depender de carro e carregador. O carregador ENEL X por exemplo nem ativa a contatora quando a tensão entre fase e neutro é de 110-127. Ele precisa de 220V na tensão entre F1 e Neutro para ativar a contatora.

Dessa forma o uso mais comum de quem tem essa instalação é ligar uma FASE da rede na F1/L1 do carregador e outa fase da rede no N do carregador. Isso vai fazer o carregador e o carro receberem 220V de tensão entre L1/N o que permite carregar em 7kW.

Para quem o carregamento de 7kW atende é bem melhor que colocar um transformador que acaba gerando mais perdas de energia.

Considerando que muitos carros tem OBC trifasico limitado em 16A / fase se eles aceitarem carregar em trifasico 127/220V isso daria somente uns 5.5kW o que seria pior que utilizar duas fases para obter os 7kW. Alem disso se ligar um carro que só aceite monofasico daria uma carga de 3.5kW portanto considero que não vale a pena pensar em utilizar trifasico 127/220V para carga de forma geral, a menos que seja uma condição muito especifica e que se vá utilizar veiculos que suportem essa configuração o melhor é deixar o carregador com 7kW (duas fases de 127V = 220V e em 32A)

Consigo transformar meu wallbox em carregador portátil para levar ele para minha casa de praia? Colocando uma tomada industrial ao inves de deixá-lo fixo em um lugar só…

Consegue sim. Tu prepara a infra dos 2 imóveis e chega lá e é só conectar.

Agora, a portabilidade do wallbox não é lá muito grande. Vai ocupar um bom espaço no porta malas, e também vai ficar “solto” em um dos imóveis.

Talvez valha mais a pena comprar um portátil de 7kw pra carregar de um lado pro outro.

Estou fazendo a instalação elétrica do Wallbox de 7KW da BYD e no manual não especifica que a saída do quadro para o wallbox necessariamente precisa de cabo PP 3 vias de 6mm. Vocês sabem se posso utilizar cabo de 6mm normal de pvc , da saída do quadro até a entrada do wallbox ?

Acredito que não, não tenho certeza, mas independente de poder ou não, essa é aquela situação em que vale a pena gastar um pouco mais agora e colocar um bom cabo PP, que é mais seguro e preferido pelas normas técnicas, e esquecer disso pra sempre.

Os vários relatos aqui de colegas que economizaram muito e de diversas maneiras em suas instalações, e depois tiveram bastante dor de cabeça com problemas como derretimento, superaquecimento, perda de potência, desligamento, se lidos, empurram o leitor a concluir pela instalação de cabos PP.

Isso pra não falar da BYD negando a garantia do wallbox por um detalhe completamente irrelevante.

Na dúvida, melhor seguir o manual pra evitar problemas futuros.

Acredito que não tenha necessidade de ser cabo PP se não for ficar exposto, inclusive acho que o PP é mais difícil de dissipar o calor por ele deixar os 3 fios juntos. Se for passar em conduite, dá pra usar 3 fios flexíveis de 6mm “individuais” desde que fique dentro da temperatura. Mas ai já não sei te dizer porque depende de outras coisas, como distância, se ele vai passar por uma parede que pega sol, se tem outros condutores junto, etc…