Como fiz a instalação elétrica do Wallbox

Julio colaborando a capacidade de condução do cabo HEPR é igual, mas a sua durabilidade é maior, pois seu material termocondutor da a ele maior durabilidade, pois ele ira esquentar e esfriar muitas vezes gerando assim um desgaste e endurecimento de seu isolamento, para fugir um pouco disso é só colocar um cabo de 10mm HEPR este ira durar para a vida toda rssr e certamwnte não ira esquentar, se a distancia for pequena até uns 3 a 5 metros fica barato

3 curtidas

Hoje fiz a medição de temperatura dos cabos de 6mm durante o carregamento do carro. A temperarura variou entre 56 e 60 graus. Ta no limite mas dentro dos 70 graus que o cabo permite.

1 curtida

Olá pessoal, sou novo no grupo, vou receber meu carro amanhã. Vim aqui pois instalei meu carregador ontem e observei hoje que o carregador mesmo sem uso (em stand by) a luz ‘warning’ fica piscando direto sem parar na cor AZUL. Pesquisei alguns vídeos na internet e vi que o de outras pessoas não faz isso. Não cheguei a testar o carregador pois como falei, só vou receber o carro amanhã. Tentei resetar ele e mesmo após o reset a luz volta a piscar azul (warning). Procurei manual, mas o do site da BYD é de outro modelo (o meu é igual ao do tópico). Por acaso alguem tem algum manual dele com o significa dos erro através desses LEDs?

1 curtida

Alessandro, dá uma lida nas mensagens a partir de 3 de setembro neste mesmo topico👆🏻

1 curtida

Galera, acompanhando aqui, acho q estou com algum problema e pergunto se alguém teria alguma luz.

Fiz a instalação no meu prédio, com engenheiro elétrico e usando 3 fios de 6mm.

Meu carregamento nunca passa de 5.6kw, e hoje percebi q ele parou de carregar por 2 vezes.

Aconteceu com alguém algo parecido? Ou, algo que possam me ajudar no q pode ser?

Percebo meu quadro de proteção o disjuntor um pouco quente, mas nada que fique pegando fogo.

Minha instalação eh essa.

Acho importante colocar os 2 DPS, um pra fase e um pro neutro.

Agora sobre só chegar em 5,6mw, pode ser porque você só está recebendo 204v

1 curtida

Quando não está carregando, fica em 210 por aí. Quando coloco pra carregar, já vi cair pra 188. Achei muito!

Pode ser algo nos fios?

Tem um DPS ligado e um wattimetro que também tem a função de desarmar.

Segue a foto dele:

Eh wifi e funciona muito bem.

So estou com a pulga atrás da orelha de ele simplesmente parar de carregar. Meu wallbox ficou com o led verde piscando, comecei a carregar com 11% e foi até 26%. Quando percebi, estava sem carregar e o led piscando.

Coloquei pra carregar de novo, tendo inclusive aproximar o cartão de novo, foi até 44% e parou de novo.

Um ponto que você mencionou sobre o cabo de 6mm, você colocou conforme solicitado no manual ? Cabo 6mm HEPR ele esquenta menos e possui maior condutividade de energia, aqui em casa usei o cabo descrito no manual

1 curtida

Não sei se ele usou esse cabo.

Eu fiz a instalação bem antes do carro chegar. Deixei tudo preparado só pra ligar o wallbox depois.

Mas eu já sabia q tinha q ser de 6mm.

Esse cabo q falou, como ele eh?

Tambem fiz a minha bem antes, quando o carro foi faturado ja fui na concessionaria retirei o allBox, entrei no site da BYD baixei o manual de instalação e funcionamento do Wallbox, nele constava a relação e especificação completa dos itens para instalação, comprei tudo ela internet. chamei o eletricista e ele fez a instalação

Quando não está carregando, fica em 210 por aí. Quando coloco pra carregar, já vi cair pra 188. Achei muito! Pode ser algo nos fios?

Quantos metros tem esse segmento com cabos 6mm²? Você pode medir na outra ponta (na origem) onde os cabos são ligados e ver se tem queda de tensão também. Aí consegue identificar se esses cabos novos estão causando a perda.

1 curtida

Eu não fiz como vc. Eu busquei informações de técnicos q postavam vídeos no YT.

Pelo q lembro, ele fez a instalação com fios de 6mm, uma derivação do cabo que sobe para meu apartamento saindo do meu relógio, e passou o cabo até a garagem.

Se não estou enganado, foram fios PU ou PP. Uma coisa assim.

O fato de a voltagem estar em 198, 190, pode ter influenciado em algo?

@Valeriano qual a distancia em metros utilizada do wallbox até o quadro?

A bitola a ser usada depende muito da distância e temperatura que ficara exposta, se pega sol
¨6mm eu diria que é pra no máximo 20metros. Acima disso precisa ser de 10mm

Como você disse que fica em prédio, muito provavelmente sua fiação foi mal dimensionada.
Cainda assim a tensão de operação, e consequentemente o wallbox não vai conseguir entregar toda potência

Palavra de engenheiro

4 curtidas

Apenas completando, o mais provável é o que o @renato comentou, fiação mal dimensionada. Mas como o cabo PP 3 vias 10mm² é muito caro, acho que vale a pena medir a tensão com carga (enquanto vc carrega o carro) tanto no Wallbox quanto no relógio e ver se a queda se dá somente no Wallbox. Porque se o problema for na fiação do relógio você vai jogar dinheiro fora na troca do cabo e não vai resolver o problema.

Ah, como você comentou que o Wallbox parou de carregar duas vezes, pode ser mal contato em alguma emenda ou parafuso no quadro de disjuntores solto.

3 curtidas

Não sei se tem influência, mas o cabo não está correto, mesmo que uma distância curta para usar 6mm deveria ser HEPR ou um cabo normal de 10mm

A distância é de aproximadamente 20 a 25 metros.

Eh garagem coberta, dentro daquele eletroduto galvanizado utilizando para passagem sobrepostas de cabeamento.

Os fios que saem do meu medidor para o apartamento, é um cabo 6mm semi-rigido com a espessura mais grossa.

O engenheiro elétrico, fez uma derivação através desse fio que sobe para o apartamento, descendo o outro PP de 6mm até a minha vaga.

Eu o questionei sobre o problema e ele me disse que primeiro tem que verificar qual é o fio de alimentação do medidor e a corrente do Disjuntor Geral.

No geral, ele disse que para amperagem de 32, teria que ser um cabo PP 3X6MM.

Em uma situação, um disjuntor caiu. Não o geral do meu ap, mas apenas o disjuntor que vai pro wallbox.

Mas o que está ocorrendo com frequência, é simplesmente o wallbox parar de mandar energia pro carro. O led “operation” fica piscando, da mesma forma que fica quando plugamos o carregador no carro e ele fica esperando aproximar o cartão pra poder entrar em operação.

Julio, tem entre 20/25 metros.

Uma coisa que você pode verificar é como foi feita a conexão do cabo de 6mm no aparelho. O ideal é utilizar um terminal tipo argola deste tipo: terminal argola 6mm. Assim você conecta o cabo no terminal com pressão, e o terminal no aparelho também com pressão, utilizando o parafuso dele.

Se esta conexão estiver frágil, pode estar aquecendo e causando desligamento por proteção do próprio aparelho.

Outra coisa, no meu manual (carregador Zhida) tem algumas situações em que o led vermelho pisca identificando onde está o problema. Chegou a piscar esse led vermelho no seu? Abaixo a tabela do manual.

1 curtida

O Valeriano citou Derivação da fiação que vai para o apartamento, não seria melhor ver como foi realizado essa derivação?
Quais fios vão para o apartamento 10mm? 6mm?
Será que foi feito apenas uma emenda nessa derivação?
Uma foto do serviço dessa derivação deve ajudar também.